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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A postura dialógica do Sócrates platônico no Górgias e no Hípias Maios e as perspectivas para uma educação problematizadora / João Gilberto Hubert Novakoski
???metadata.dc.creator???: Novakoski, João Gilberto Hubert 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cenci, Angelo Vitório
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho recorre ao personagem Sócrates dos diálogos platônicos da juventude para, a partir da análise de sua postura, manifesta em tais diálogos, tematizar perspectivas na direção de uma educação problematizadora. Sócrates não foi um professor nem um educador, no sentido estrito do termo, e ele próprio dizia que nada sabia. Essa atitude de não saber ou declaração de ignorância levava-o a examinar constantemente a si próprio e a instigar tal atitude nos outros sujeitos, particularmente nos interlocutores dos diálogos que estabelecia. Para dar conta dessa prática o Sócrates platônico desenvolveu um tipo de metodologia pedagógica por meio de mecanismos como a ironia, o elenchos e a aporia, que davam vida e sentido ao diálogo. Esses mecanismos, necessários para que a prática do diálogo se desenvolvesse, tinham o efeito pedagógico de desinstalar seus interlocutores em relação ao saber por eles defendido. Portanto, o personagem Sócrates não exerce função professoral, mas de sua postura decorre um tipo de pedagogia que provoca o interlocutor a investigar o sentido de seu suposto saber e de sua própria vida (auto-exame). Defende-se que a postura socrática presente nos diálogos da primeira fase de Platão, particularmente no Górgias e no Hípias maior, possui um caráter educativo em razão de ter o objetivo não somente de desinstalar o saber do interlocutor, mas, sobretudo, de provocar o autoexame e, por conseguinte, a autoformação do interlocutor por meio dos mecanismos do elenchos, da ironia e da aporia. Nosso trabalho propõe-se a, a partir da explicitação de questões metodológicas relativas ao Sócrates platônico e da delimitação de dois diálogos da primeira fase de Platão, Górgias e Hípias maior, identificar algumas das características fundamentais de tais obras, explicitar por meio delas a postura dialógica do personagem Sócrates e extrair consequências educativas de tal postura, indicando possibilidades para a pedagogia socrática na direção de uma educação problematizadora
Abstract: The present paper is based on Socrates platonic dialogue analysis to be able to theme and manifest perspectives towards a problematized education. Socrates has not been a professor or educator in the literal meaning of the words, he himself used to say that did not hold a great knowledge about anything. This behavior of attesting he did not know or to declare ignorance about things guided him to analyse himself constantly and to instigate this attitude in others, mainly among the interlocutors of the debates that he used to established. Socrates, in order to be able to deal with this practice, developed a kind of pedagogical methodology, by using the resources such us irony, the elenchus and Aporia, which enriched the meaning of the dialogues. These mechanisms so necessary to the dialogue development, had the pedagogical effect of desinstalling the interlocutors the knowledge idea they used to defend. Therefore, the Socrates character does not function in professor basis, but as an instigating pedagogy to lead the interlocutors to know more and analyse their own existence. We defend the Socratic posture present in the first phase of Platon, particularly in Górgias and Greater Hípias, it has an educational characteristic because it objectives not only desinstalling the interlocutor knowledge but also and mainly to provoke the self-analysis and as a consequence the selfbuilding up through the means of the Elenchus, the irony and Aporia mechanisms. Our work proposes to identify some fundamental characteristics from the exposition of the methodological questions related to platonic Socrates and the delimitation of both dialogues of Platon first phase Górgias and Greater Hipias, expose Socrates dialogue postures and extract educational consequences of its posture, indicating the possibilities to the Socratic pedagogy towards a more Problematized Education
Keywords: Platão
Sócrates
Diálogos
Educação - Filosofia
Professores - Formação
Plato
Socrate
Dialogues
Education - Philosophy
Teacher educators
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/726
Issue Date: 24-Feb-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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