Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Lisandro Lemos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2047240300453280por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:40Z-
dc.date.available2012-05-08-
dc.date.issued2011-10-17-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/720-
dc.description.resumoAs tecnologias da informação (TIC) vêm se integrando cada vez mais à sociedade nas últimas décadas. Dessa forma, as gerações mais antigas têm enfrentado a necessidade constante de se adaptar ao uso delas nas mais diversas atividades cotidianas. Já as crianças e jovens, em sua grande maioria, já têm contato com as TIC desde muito cedo, desenvolvendo-se com sua presença já completamente integrada a sua realidade. Esse conflito de gerações se reflete diretamente no contexto escolar, uma vez que os alunos levam para a escola suas vivências e visão de mundo, advindos de uma sociedade que proporciona as mais diversas formas de atividades interativas; contudo, muitas vezes, deparam-se com a pouca ou a não utilização dos recursos tecnológicos presentes nas escolas, em função da falta de adaptação, por parte do corpo docente, à utilização e exploração adequada dos recursos oferecidos pelas TIC em sua prática pedagógica. O objetivo central desta pesquisa foi caracterizar o docente como sujeito fundamental na modernização do processo de ensino-aprendizagem, procedendo a uma análise das medidas governamentais já tomadas no sentido de qualificá-lo, bem como aspectos referentes à formação recebida para atuar com informática educativa. Para isso, além de pesquisa teórica, - abordando a forma como tecnologias interferem nos elementos educacionais, conforme Veen e Vraking, entre outros autores, destacam, bem como as características delas devem ser consideradas no processo de ensino, conforme o conceito de conectividade de Siemens e de ciberespaço de Lévy, além do estudo de trabalhos já realizados nesta área por pesquisadoras como Guareschi, Siveris e Marcon - foram realizadas a análise das estruturas curriculares dos cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF), verificando a presença de disciplinas que contemplam a informática educativa, e entrevistas com o público-alvo escolhido - formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da UPF e da Prefeitura Municipal, e alunos de licenciaturas e docentes em momentos distintos de sua carreira profissional. Com base na análise realizada, foi possível determinar a necessidade de reformulação na forma como ocorre a formação universitária de professores, bem como levantar aspectos necessários a serem contemplados em uma metodologia de curso de formação continuada de docentes, no sentido de integrar essas tecnologias cada vez mais na escola convencional, proporcionando a continuidade da renovação e a sua modernizaçãopor
dc.description.abstractInformation technologies (ICTs) are increasingly becoming integrated in society in recent decades. Thus, the older generations have faced the constant need to adapt to use them, in everyday activities. In their turn, children and young in their majority already had contact with the ICTs since very early in life, growing up with its presence completely integrated to their reality. This generation gap reflects on school context, since students bring with them their experiences and worldview, arising out a society that provides many forms of interactive activities, however, many times they face very few or even none use of technological resources already present in school, thus because the lack of teachers adaptation to adequate utilization and exploration of the ITCs resources in their teaching practice. The central objective of this research is to characterize the teacher as the major subject in teaching-learning process modernization, conducting an analysis of government measures already taken to qualify them, as well as aspects related to the training received to work with the use of computers on education. To do this, beyond the theoretical research, - addressing how technologies affect the educational elements, accordance with Veen and Vraking, among others, detach, as well as the characteristics of them should be considered in the teaching process, conforming the concepts of connectivity of Siemens and cyberspace of Lévy, beyond the study of work done by researchers in this area as Guareschi, Siveris and Marcon - were performed the analysis of structures of the teaching degree courses curriculum at Universidade de Passo Fundo university, checking for disciplines that address the educational computing, as well as interviewing the chosen targeted public, in other words, former from Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) at Universidade de Passo Fundo and Prefeitura Municipal (the city hall), as well with students from degree courses and their teachers on diverse moments of their professional career. Based on the analysis was possible to determine the need to reform the way that university formation of teachers occurs, as well as raise aspects needed to be addressed in a methodology of a course in continuing education of teachers, in the sense of the integration of technology into the conventional school, providing continuous renewal and modernization of the sameeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011LisandroLemosMachado.pdf: 4669828 bytes, checksum: 0f3a34df80fd02756ebe77e8d0d7a091 (MD5) Previous issue date: 2011-10-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectPesquisa educacionalpor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectEducation - Researcheng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleInformática educativa : elementos para uma proposta de formação continuada de professorespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.