Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFontanella, Silvane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8475487432176583por
dc.contributor.advisor1Fávero, Altair Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:40Z-
dc.date.available2012-04-23-
dc.date.issued2011-03-10-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/712-
dc.description.resumoA presente dissertação, inserida na linha de pesquisa Políticas Educacionais, tem como eixo norteador o tema formação docente. O objetivo principal é a busca incansável pela identidade do pedagogo após a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia. Para isso utilizaremos como recurso metodológico a análise documental, dos documentos finais, dos encontros nacionais da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, destacando de forma sistemática e histórica três categorias: formação docente, curso de pedagogia e Base Comum Nacional. Após, nas próprias DCNs e em alguns documentos anteriores e posteriores à sua publicação, identificamos as convergências e divergências entre a Anfope e as DCNs do curso de pedagogia. Finalizamos a pesquisa com uma análise das principais fontes bibliografias sobre a temática, a fim de mostrar a importância da formação inicial de forma consistente, a busca incansável pela formação continuada e os desafios que o pedagogo enfrentará no mundo do trabalho, sempre usando como base comparativa as DCNs e os documentos da Anfopepor
dc.description.abstractThis work, included in the line of educational policy research, has the theme as a guiding teacher training. The main goal is the relentless search for the identity of the teacher after the imposition of national curricular guidelines for the Education Faculty. For that we use as a methodological document analysis, the final documents of the national meetings of the National Association for the Education of Professional Educators, highlighting the systematic and historic three categories: teacher training, pedagogy course and common national base. Later, in his own DCNs and in some documents before and after its publication, identify the similarities and differences between Anfope DCNs and the pedagogy course. We finished the survey with an analysis of the main sources of literature on the subject in order to show the importance of training consistently, further study by the continuing education and the challenges the teacher faces in the world of work, always using as base the comparative DCNs and documents of Anfopeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011SilvaneFontanella.pdf: 776915 bytes, checksum: 5d80a543f3cdcdc6c4e8a29da4d21d07 (MD5) Previous issue date: 2011-03-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectPolítica e educaçãopor
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subjectPolitics and educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação docente nos documentos da ANFOPE, nas DCNS e na pedagogiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2011SilvaneFontanella.pdf758.71 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.