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dc.creatorLorenzet, Deloíze-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0178350468909804por
dc.contributor.advisor1Fávero, Altair Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:39Z-
dc.date.available2012-02-23-
dc.date.issued2011-09-02-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/703-
dc.description.resumoA presente dissertação foi construída partindo das inquietações propiciadas pela nova configuração da educação superior ocorrida nas últimas décadas. Tal configuração está marcada fortemente pelo neoliberalismo e pela globalização que se fez presente por meio de características tais como eficiência, produtividade, competitividade, acuamento estatal, mercantilização e rentabilidade que marcaram o processo de expansão da educação superior no cenário brasileiro. Frente a isso, a presente pesquisa foi pautada pelas seguintes questões: as políticas públicas brasileiras priorizam a concepção pública/estatal ou privado/mercantil? As mudanças na Educação Superior brasileira, ancoradas na flexibilidade, diferenciação e diversificação, contemplam a democratização? Essas articulações beneficiam tendencialmente a esfera econômica e mercadológica ou política e social? A partir desses questionamentos, o objetivo dessa pesquisa é analisar o tensionamento entre o público e o privado nesse processo de expansão da Educação Superior, partindo do pressuposto de que a mesma é um direito social e de que, para além da sua expansão, é imprescindível que haja a sua democratização. A dissertação está organizada em três capítulos: o primeiro, que trata da expansão da Educação Superior brasileira após a década de 1990, além da contextualização, apresenta a descrição e a análise das influências de organizações internacionais sobre as políticas educacionais internas, em diálogo com o que se considera, com base em Boaventura de Sousa Santos, a crise da ideia da universidade; o segundo capítulo faz um comparativo entre os octênios presidenciais de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva e as políticas públicas gestadas por eles para a Educação Superior, tais como o Plano Diretor da Reforma do Estado (MARE), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Plano Nacional de Educação de 2001, o Programa Universidade para Todos (PROUNI), o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e a Conferência Nacional de Educação de 2010; o terceiro capítulo enfoca o tensionamento entre o público e o privado na Educação Superior brasileira, realizando um mapeamento das características de desigualdade e a necessidade de ampliar a democratização, como também uma releitura do investimento do Produto Interno Bruto (PIB) aplicado à Educaçãopor
dc.description.abstractThis dissertation was built starting from the concerns offered by the new setting of higher education in recent decades. Such configuration is strongly marked by neoliberalism and globalization that has been present through characteristics such as efficiency, productivity, competitiveness, state acuamento, commercialization and profitability that marked the expansion of higher education in the Brazilian Scenery. The present research was guided by the following questions: Do Brazilian public policies prioritize public / state or private / commercial conception? Do changes in Brazilian Higher Education grounded in the flexibility, differentiation and diversification include democratization? Do these joints tend to benefit from the economic, market and social or political sphere? From these questions, the objective of this research is to analyze the tension between public and private in the process of expansion of higher education, assuming that it is a social right and that in addition to its expansion is essential to have democratization. Structurally, the dissertation is organized into three chapters: the first deals with the expansion of Brazilian higher education after the 1990s, where besides the context the influence of international organization is described and analyzed how they make our country subservient, as well as focus on the crisis the idea of the university,according to the theorist Boaventura de Sousa Santos, the second chapter makes a comparison between the presidential octênios Fernando Henrique Cardoso and Luiz Inacio Lula da Silva and the policies they gestated for Higher Education, such as Master Plan for State Reform (MARE), the Law of Directives and Bases of National Education, 1996, the National Education Plan 2001, the University for All Program (PROUNI), the Program of Restructuring and Expansion of Federal Universities (MEETING) and the National Conference on Education, 2010, the third chapter focuses on the tension between public and private higher education in Brazil, performing a mapping of the characteristics of inequality and the need to expand democracy, as well the reinterpretation of Gross Domestic Product (GDP) investiment spending on educationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011DeloizeLorenzet.pdf: 877153 bytes, checksum: deaba474ce20faf71930cb078fff6fde (MD5) Previous issue date: 2011-09-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectDemocratização da educaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEducação - Brasilpor
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectDemocratization of educationeng
dc.subjectEducation, Highereng
dc.subjectEducation - Brazileng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA expansão da educação superior brasileira : o tensionamento entre o público e o privadopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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