Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/692
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação ambiental e desenvolvimento : registros, repercussões e desafios do Workshop Carazinho Divisor de Águas - 2002
???metadata.dc.creator???: Zuglianello, Beatriz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mühl, Eldon Henrique
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo analisa os resultados de uma experiência pedagógica em educação ambiental realizada no ano de 2002 em uma escola de Carazinho/RS, envolvendo basicamente os recursos hídricos do município. A constatação sobre o pouco conhecimento que a população, de modo geral, e os estudantes, de modo especial, tinham sobre os mananciais e suas condições de preservação ou contaminação foi a causa inicial do projeto, que se denominou "Workshop Carazinho Divisor de Águas: um duplo compromisso". Com o propósito de socializar informações em relação às águas, a escola buscou parcerias junto à comunidade para a realização deste workshop, do qual resultou um importante diagnóstico sobre a situação das mesmas e a definição e realização de várias iniciativas destinadas a minorar os problemas de poluição e desenvolver uma consciência ecológica entre estudantes e a população geral do município. As iniciativas e proposições definidas no workshop foram socializadas, de modo especial, por meio das publicações do jornal Diário da Manhã-Carazinho/RS. Em razão disso, o presente trabalho foca sua análise nas reportagens veiculadas por este jornal no período de 2006 a 2010, buscando averiguar em que aspectos as proposições definidas no workshop se tornaram efetivas e que resultados produziram na concepção da população sobre os desafios ecológicos acerca da malha hídrica do município de Carazinho-RS. Os dados obtidos indicam algumas conquistas importantes na construção de uma consciência ecológica entre alunos e a população, o surgimento de iniciativas de vigilância maior sobre as águas e a implementação de iniciativas por parte de setores públicos e privados que contribuem para a restauração das condições ambientais do contexto
Abstract: This study analyzes the results of a pedagogic experiment on environmental education, carried out in 2002, in a school of the city of Carazinho/RS, involving, basically, hydric resources of the city. The perception of the little knowledge by the population in general and, in special, students on fountainheads and their conditions both of preservation and contamination was the initial cause of the project entitled Workshop Carazinho Water Divisor: a double commitment . With the aim of making public information related to water, the school sought for partnership in the community to do this workshop, from which resulted an important diagnosis on the situation of these resources and the definition, as well as the development of several actions aiming at minimize pollution problems and besides that, to develop ecologic consciousness among students and population of the city. Actions and propositions defined in the workshop were made public, especially through articles in the newspaper Diário da Manhã-Carazinho/RS. Due to this, the present study emphasizes its analysis on the news published in this newspaper within 2006 and 2010, aiming at verifying in which aspects the defined propositions in the workshop became effective and the results produced on the population s concepts on ecologic challenges of hydric mesh of the city of Carazinho/RS. Obtained data indicate some important conquests on the construction of an ecologic consciousness among students and population, the arising of greater vigilance actions on water and the implementation of actions by both public and private sectors which contribute for restoration of environmental conditions of the context
Keywords: Educação ambiental - Carazinho (RS)
Comunidade e escola
Política ambiental
Recursos hídricos - Conservação
Proteção ambiental
Environmental education - Carazinho (RS)
Community and school environmental policy
Water resources - Conservation
Environmental Protection
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/692
Issue Date: 26-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.