Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorQueiróz, Fernanda Pinheiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8753621913432446por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:37Z-
dc.date.available2011-05-24-
dc.date.issued2010-08-12-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/691-
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga o conceito de infância em Jean Jacques Rousseau e o lugar por ela assumido em seu projeto pedagógico de uma educação natural, bem como possíveis contribuições quanto ao papel do educador nessa perspectiva. Rousseau acreditava que a infância era indispensável à constituição do ser humano, em especial por considerá-la o início de todo e qualquer tipo de formação. Ficou conhecido como o "inventor do conceito moderno de infância", pois, mesmo não contando com uma ciência propriamente dita, antecipou, ainda que de forma intuitiva e baseada em observações assistemáticas, a importante ideia de que a infância precisa ser estudada e percebida nela mesma, não somente a partir das referências do mundo adulto. Busca-se, portanto, com este trabalho compreender como o autor caracteriza a infância e os possíveis reflexos pedagógicos derivados de tal caracterização. Desse modo, com base nos objetivos da presente investigação, no primeiro capítulo reconstrói-se a crítica rousseauniana à forma tradicional de conceber a infância em sua época. Já, no segundo capítulo, expõe-se o conceito de infância de Rousseau, partindo de alguns princípios básicos de sua teoria, quais sejam: a criança precisa ser vista e respeitada em seu próprio mundo; o fortalecimento do corpo e refinamento dos sentidos como aspecto essencial para o desenvolvimento saudável da criança; a educação pela natureza como garantia de preservação das peculiaridades da infância, isto é, da alegria, ingenuidade, espontaneidade, simplicidade e bondade natural presentes na criança. Por fim, no terceiro capítulo trata-se do papel do adulto como condutor do processo de desenvolvimento infantil, apontando alcances e limites do fazer pedagógico a partir de uma leitura da figura do educador da infância em Rousseaupor
dc.description.abstractThis research investigates the concept of childhood in Jean Jacques Rousseau, and the place he made in his pedagogical project of a natural education, as well as possible contributions on the role of the teacher in this perspective. Rousseau believed that childhood was indispensable for the constitution of human being, especially considering it the beginning of any type of training. He became known as the "inventor of the modern concept of childhood," since, although not relying on science itself, anticipated, although intuitively, based on unsystematic observations, the important idea that children must be studied and perceived it same and not only referrals from the adult world. Search, therefore, this study was to understand how the author characterizes the childhood and the possible educational consequences from such a characterization. Thus, based on the goals of this research, the first chapter reconstructs the critique of Rousseau the traditional way of conceiving a child in his time. In the second chapter explains the concept of childhood Rousseau, starting from some basic principles of his theory, namely: the child must be seen and respected in their own world, strengthening the body and refinement of the senses as essential for the healthy development of children, their education by nature to guarantee the preservation of the characteristics of childhood, that is, joy, ingenuity, spontaneity, simplicity and natural goodness present in children. Finally, the third chapter, it is the adult role as driver of the development of children, pointing range and limits of making teaching from a reading of the figure of the educator of children in Rousseaueng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010FernandaPinheiroQueiroz.pdf: 552116 bytes, checksum: f05f1564041198e8b6e2660ca8570ce5 (MD5) Previous issue date: 2010-08-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectPsicologia da primeira infânciapor
dc.subjectEducation - Philosophyeng
dc.subjectEducation of childreneng
dc.subjecteducational sociologyeng
dc.subjectpsychology of early childhoodeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO conceito de infância e o papel do educador em Rousseaupor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.