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dc.creatorMarques, Franciele Fátima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5394315722153080por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:37Z-
dc.date.available2011-05-24-
dc.date.issued2010-08-20-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/690-
dc.description.resumoA sociedade atual demanda das escolas uma metodologia de trabalho que visa, em sua concepção, o pleno domínio das capacidades intelectuais do educando, bem como, sua formação para uma cidadania consciente, comprometida com a transformação social e a instauração de uma nova ordem mundial. No entanto, o que se vê na grande maioria das escolas é uma prática pedagógica que, em geral, não só nega estes propósitos, como vem cumprindo a disseminação de desejos, de interesses e de ideologias, que acentua os valores de um sistema imediatista, consumista e alienador. Os interesses hoje predominantes apontam para uma preocupação quase exclusiva voltada para a preparação da grande maioria dos alunos para o mercado de trabalho e para a adaptação à sociedade tal como já está estruturada, mediante reprodução do status quo. Isso, na medida em que acomoda estudantes e professores a reproduzir o que já está dado, configura o que denominamos o processo formativo alienador, no qual o livro didático exerce uma função basilar. O trabalho investiga o caráter ideológico e alienador do livro didático na educação escolar. Para análise foram utilizados os livros da área de Linguagem do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental utilizados em Escolas do Sistema Público de Ensino de uma cidade do norte do RS, escolhidos pelos professores e distribuídos pelo Ministério da Educação e Cultura do Governo Federal no período de 2008-2010. Os resultados revelam que os livros utilizados como principal recurso didático e de informação no ensino básico contribuem, em grande parte, para a configuração da alienação e da formação ideológica dos estudantes, à medida que veiculam informações alienadoras e ideologicamente tendenciosas, impedindo a formação consciente e crítica dos mesmos. De outra parte, o livro contribui para a alienação do trabalho docente, levando o professor a reproduzir práticas condicionadoras dele e dos seus alunos. Diante desse quadro, a autora apresenta a educação crítica e a humanização da prática pedagógica como um alternativa para superar a dominação ideológica e a alienação no processo formativo escolarpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010FrancieleFatimaMarques.pdf: 5276940 bytes, checksum: 27961e88f7ccb4e3c3ff26730c540aa0 (MD5) Previous issue date: 2010-08-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectEducational Sociologyeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.subjectTextbookseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.titleO livro didático na educação escolar : da alienação à humanizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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