Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/672
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas de educação para a infância : concepções subjacentes à legislação
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Graziela Zaltron de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como tema as políticas de educação para a infância e as concepções subjacentes à legislação brasileira sobre o tema. O texto trata de esclarecer a concepção de infância que sustenta as políticas educacionais do Brasil voltadas à infância e avaliar os pressupostos pedagógicos traçados pelo Estado no trabalho com a infância. Trata-se de um estudo bibliográfico que aborda a história da infância e problematiza as diferentes concepções presentes nos documentos da legislação vigente, relacionando-as com o conceito filosófico do devir. Os principais referenciais de análise, além dos documentos oficiais e das diretrizes governamentais, são Ariès, Heywood, Corazza, Agamben e Kohan, Os resultados da investigação apontam para a necessidade de uma melhor elaboração da concepção de infância nos documentos que orientam as políticas publicas de educação infantil do país e para o desafio do desenvolvimento de uma política de formação inicial e continuada de professores que extrapole os limites formativos atualmente vigentes, atentando para a necessidade de um conhecimento mais profundo da questão da infância em seus aspectos psicológicos e sócio-culturais
Abstract: This research focus on education policies for children and the concepts underlying the Brazilian legislation on the subject. The text is intended to clarify the concept of childhood which supports the Brazilian educational policies aimed at children and to evaluate the pedagogical role of the State in working with children. It is a bibliographical study that covers the history of childhood and discusses the different approaches found in the current legislation documents, relating them to the philosophical concept of becoming. The main topic for analysis, beyond the official documents and governmental policies are Ariès, Heywood, Corazza, Agamben and Kohan,The research results point to the need for better preparation of the childhood conception in the documents which guide the public policies of early childhood education in the country and the challenge of developing a policy for initial and continuing teacher training so that it exceeds the limits currently in effect, paying attention to the need for a deeper understanding of the issue concerning children in their psychological and sociocultural aspects
Keywords: Avaliação educacional
Educação de crianças
Professores - Formação
Educação e Estado - Brasil
Educational evaluation
Early childhood education
Teacher educators
Education and state - Brazil
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/672
Issue Date: 18-Jan-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.