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dc.creatorOliveira, Graziela Zaltron de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7319893905450735por
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:35Z-
dc.date.available2011-03-30-
dc.date.issued2010-01-18-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/672-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema as políticas de educação para a infância e as concepções subjacentes à legislação brasileira sobre o tema. O texto trata de esclarecer a concepção de infância que sustenta as políticas educacionais do Brasil voltadas à infância e avaliar os pressupostos pedagógicos traçados pelo Estado no trabalho com a infância. Trata-se de um estudo bibliográfico que aborda a história da infância e problematiza as diferentes concepções presentes nos documentos da legislação vigente, relacionando-as com o conceito filosófico do devir. Os principais referenciais de análise, além dos documentos oficiais e das diretrizes governamentais, são Ariès, Heywood, Corazza, Agamben e Kohan, Os resultados da investigação apontam para a necessidade de uma melhor elaboração da concepção de infância nos documentos que orientam as políticas publicas de educação infantil do país e para o desafio do desenvolvimento de uma política de formação inicial e continuada de professores que extrapole os limites formativos atualmente vigentes, atentando para a necessidade de um conhecimento mais profundo da questão da infância em seus aspectos psicológicos e sócio-culturaispor
dc.description.abstractThis research focus on education policies for children and the concepts underlying the Brazilian legislation on the subject. The text is intended to clarify the concept of childhood which supports the Brazilian educational policies aimed at children and to evaluate the pedagogical role of the State in working with children. It is a bibliographical study that covers the history of childhood and discusses the different approaches found in the current legislation documents, relating them to the philosophical concept of becoming. The main topic for analysis, beyond the official documents and governmental policies are Ariès, Heywood, Corazza, Agamben and Kohan,The research results point to the need for better preparation of the childhood conception in the documents which guide the public policies of early childhood education in the country and the challenge of developing a policy for initial and continuing teacher training so that it exceeds the limits currently in effect, paying attention to the need for a deeper understanding of the issue concerning children in their psychological and sociocultural aspectseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010GrazielaZaltrondeOliveira.pdf: 577801 bytes, checksum: 0447524ec616c8ff3455b7074dc7193e (MD5) Previous issue date: 2010-01-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpor
dc.subjectEducational evaluationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subjectEducation and state - Brazileng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas de educação para a infância : concepções subjacentes à legislaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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