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DC FieldValueLanguage
dc.creatorQuadros, Neli Helena Bender de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8480180271039010por
dc.contributor.advisor1Longhi, Solange Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3575134540065011por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:31Z-
dc.date.available2009-08-27-
dc.date.issued2008-12-12-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/648-
dc.description.resumoA qualidade da educação, tema de várias discussões hoje, tem se mostrado um grande desafio para o atual momento da educação brasileira, evidenciando, dessa forma, que sua abordagem é uma necessidade. O presente estudo enfoca políticas educacionais expressas no Plano de Desenvolvimento da Educação, mais especificamente aquelas relacionadas ao ensino fundamental. Teve como objetivos conhecer diferentes formas de compreensão do termo qualidade da educação ; discutir o que as políticas educacionais precisam contemplar para oferecer às escolas públicas condições para enfrentarem os desafios relacionados à qualidade da educação; identificar a concepção de qualidade da educação expressa nas políticas do PDE e de que forma elas se propõem a posicionar-se diante das situações relacionadas aos resultados obtidos pelos alunos do ensino fundamental em avaliações nacionais. Além da construção de referências teóricas com base em autores nacionais e nas conferências da Unesco, vale-se de informações obtidas por meio de estudo exploratório junto a famílias com filhos em escolas públicas e concentra-se na análise dos documentos do PDE. As categorias emergentes das referencias teóricas construídas apontam possibilidades e limitações do plano, que propõe ações e estabelece programas com a finalidade de desenvolver a educação brasileira e faz um enfrentamento objetivo, necessário e urgente de inúmeras questões relacionadas à qualidade da educação básica. O estudo destaca alguns cuidados para que esse intuito se concretize, dentre outros, aqueles relacionados à ampliação da jornada escolar, aos aportes financeiros para a educação nas escolas, e a necessidade de políticas voltadas para avaliações nacionais que considerem as desigualdades sociaispor
dc.description.abstractThe quality of education theme of several currentdiscussions current proven as a great challenge for the current time of brasilian education, so that its discussion is a necessity. This study refers to political educationals expressed, in the development Plano de Desenvolvimento da Educação PDE, focused on the basic education. Its approach as objectives: know different ways of understanding of the term quality of education; discuss what educational politicals need to offer the public schools conditions to meet the problems related to the quality of education; identify the conception by quality of education expressed in the politicals of PDE and how they propose to face situations related to the results obtained by school in national evaluations. In addition to the construction of theoretical references, basis national authors and conferences at UNESCO, the information was obtained through explorative study by families with children study at public schools and focused on analysisby PDE. The emerging categories of this analysis pointed possibilities and limitations of the plan. This proposed actions and programmes to developbrasilian education. Makes a confrontation, necessary and urgent about questions related to quality of basic education. The study stand out some care to achieve, among others, especially those related to the extension of school session, intakes to financial education in schools, the fragility of national politicals about evaluations without considering social inequalitieseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008NeliBenderdeQuadros.pdf: 1631946 bytes, checksum: 1f1203871ebb4af78a59b9f23bf7f617 (MD5) Previous issue date: 2008-12-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e estadopor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectFundamental educationeng
dc.subjectEducational evaluationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titlePolíticas públicas voltadas para a qualidade da educação no ensino fundamental : inquietudes e provocações a partir do plano de desenvolvimento da educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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