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Tipo do documento: Dissertação
Título: Frederic Jameson e a educação na lógica cultural do capitalismo tardio
Autor: Fernandes, Helena de Moraes 
Primeiro orientador: Mühl, Eldon Henrique
Primeiro coorientador: Brandão, Edemilson Jorge Ramos
Resumo: A dissertação desenvolve uma análise de parte da obra de Fredric Jameson e tem por objetivo principal contribuir com o campo teórico da educação pela reconstrução da teoria crítica desenvolvida pelo pensador norte-americano. Herdeiro da Escola de Frankfurt, Jameson vem realizando um grande esforço no sentido de detectar as possibilidades de manter-se vivo o potencial crítico e transformador da teoria crítica diante da maior complexidade do contexto atual, desenvolvendo novas categorias de análise, sem perder, no entanto, sua vinculação com o projeto original da Escola de levar a crítica às últimas conseqüências e de denunciar as contradições que o capitalismo continuamente produz. Ocupa-se, de modo especial, em analisar as possibilidades emancipadoras que se mantêm diante do avanço do domínio da indústria cultural (poder midiático) na esfera pública e das conseqüências desse avanço sobre a formação dos indivíduos. A análise das conseqüências educativas do diagnóstico da sociedade atual realizado por Jameson e as perspectivas emancipadoras que ainda se mantém são o tema desta dissertação. Através de uma investigação reconstrutiva e crítica, o trabalho confirma a produtividade da teoria crítica de Jameson para a compreensão do fenômeno formativo no atual contexto do capitalismo avançado e apresenta indicativos que podem potencializar a transformação dos indivíduos e da sociedade.
Abstract: The dissertation develops an analysis of the work of Fredric Jameson and aims to contribute to the main theoretical field of education by the reconstruction of critical theory developed by the American thinker. Heir of the Frankfurt School, Jameson has done a great effort to detect the possibilities of keeping alive the critical and transforming potential of critical theory in the face of the greater complexity of the current context, developing new categories of analysis, without losing, their link with the original project of the Frankfurt School to take the criticism to the latest consequences and to denounce the contradictions that capitalism continually produces. He is, in particular, to examine the emancipatory possibilities that remain considering the breakthrough in the field of cultural industries (mediatic power) in the public sphere and the consequences of this progress on the formation of individuals. The analysis of the educational consequences of the diagnosis of society today held by Jameson, and emancipatory prospects that still remains is the subject of this dissertation. Through a reconstructive and critical research, the work confirms the productivity of Jameson s critical theory to the understanding of the formative phenomenon in the current context of late capitalism and presents indicative that can enhance the transformation of individuals and society.
Palavras-chave: Jameson, Fredric - 1934-
Sociologia educacional
Teoria crítica
Indústria cultural
Educational sociology
Critical theory
Cultural industries
Jameson, Fredric - 1934-
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: 
Instituição: 
Sigla da instituição: 
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/629
Data de defesa: 18-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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