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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação e hermenêutica : a mediação do cuidado
???metadata.dc.creator???: Brustolin, Fabrício José 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dalbosco, Claudio Almir
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho consiste na reflexão sobre o conceito de cuidado presente na obra Ser e tempo de Heidegger, visando extrair desdobramentos para o campo pedagógico-educacional. A problemática central gira em torno da questão de saber em que sentido é possível tomar a ação orientada pelo cuidado como condição de possibilidade de uma pedagogia autêntica e que implicações isso traz, de modo especial, para a relação pedagógica entre professor e aluno. Essa problemática conduz à reflexão sobre vários conceitos que constituem uma espécie de circularidade intrínseca à existencialidade humana, como cuidado (Sorge), ser-aí (Dasein), angústia (Angst), falatório (Gerede), decadência (Verfallen). A reflexão concentra-se na obra Ser e Tempo e vale-se de comentadores secundários especialistas no tema. O trabalho desdobra-se em dois grandes momentos. No primeiro, busca extrair da crítica heideggeriana à filosofia transcendental uma avaliação da pedagogia tradicional e a relação dicotômica entre ensino e aprendizagem que dela deriva. No segundo momento é apresentada a discussão sobre o método heideggeriano, tomando-o como referência para pensar uma pesquisa pedagógica que possa romper com o imediatismo empírico, permitindo ao próprio pesquisador questionar-se sobre a formulação inicial ingênua de seu problema de investigação
Abstract: The work consists in a reflection about the content in the work Being and Time from Heidegger, trying to extract deployments to the educational-pedagogic area. The central point is about knowing if it is possible to act oriented by the caution as a possibility of an authentic pedagogy and which implications it brings, specially with the pedagogic relation between teacher and student. This problematic conducts to the reflection on many conceptions which consist in a kind of intrinsic idea in relation to the human existentiality, like caution (Sorge), being there (Dasein), anguish (Angst), chit-chat (Gerede), decay (Verfallen). To keep the discussion alive, the research focuses on the work and avail of secondary commentators specialized on the subject. The work is displayed into two big moments. At first, it tries to extract from the heideggeriana review to the transcended philosophy, an evaluation of the traditional pedagogy, the dichotomy relation between teaching and learning. The work presents, in the second moment, the discussion about the heideggeriano method, having it as a reference to thin k about a pedagogic research that can break with the near empiric, allowing the own researcher discuss about the ingenuous initial formulation of its investigation
Keywords: Heidegger, Martin - 1889-1976
Educação - Estudo e ensino
Hermenêutica
Prática de ensino
Educação - Filosofia
Education
Hermeneutics
Student teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/624
Issue Date: 1-Sep-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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