Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrustolin, Fabrício José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2105181990847658por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:29Z-
dc.date.available2009-07-10-
dc.date.issued2008-09-01-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/624-
dc.description.resumoO trabalho consiste na reflexão sobre o conceito de cuidado presente na obra Ser e tempo de Heidegger, visando extrair desdobramentos para o campo pedagógico-educacional. A problemática central gira em torno da questão de saber em que sentido é possível tomar a ação orientada pelo cuidado como condição de possibilidade de uma pedagogia autêntica e que implicações isso traz, de modo especial, para a relação pedagógica entre professor e aluno. Essa problemática conduz à reflexão sobre vários conceitos que constituem uma espécie de circularidade intrínseca à existencialidade humana, como cuidado (Sorge), ser-aí (Dasein), angústia (Angst), falatório (Gerede), decadência (Verfallen). A reflexão concentra-se na obra Ser e Tempo e vale-se de comentadores secundários especialistas no tema. O trabalho desdobra-se em dois grandes momentos. No primeiro, busca extrair da crítica heideggeriana à filosofia transcendental uma avaliação da pedagogia tradicional e a relação dicotômica entre ensino e aprendizagem que dela deriva. No segundo momento é apresentada a discussão sobre o método heideggeriano, tomando-o como referência para pensar uma pesquisa pedagógica que possa romper com o imediatismo empírico, permitindo ao próprio pesquisador questionar-se sobre a formulação inicial ingênua de seu problema de investigaçãopor
dc.description.abstractThe work consists in a reflection about the content in the work Being and Time from Heidegger, trying to extract deployments to the educational-pedagogic area. The central point is about knowing if it is possible to act oriented by the caution as a possibility of an authentic pedagogy and which implications it brings, specially with the pedagogic relation between teacher and student. This problematic conducts to the reflection on many conceptions which consist in a kind of intrinsic idea in relation to the human existentiality, like caution (Sorge), being there (Dasein), anguish (Angst), chit-chat (Gerede), decay (Verfallen). To keep the discussion alive, the research focuses on the work and avail of secondary commentators specialized on the subject. The work is displayed into two big moments. At first, it tries to extract from the heideggeriana review to the transcended philosophy, an evaluation of the traditional pedagogy, the dichotomy relation between teaching and learning. The work presents, in the second moment, the discussion about the heideggeriano method, having it as a reference to thin k about a pedagogic research that can break with the near empiric, allowing the own researcher discuss about the ingenuous initial formulation of its investigationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008FabricioBrustolin.pdf: 1221168 bytes, checksum: 3ae1080dbb8876b8b492eac7540a4ea8 (MD5) Previous issue date: 2008-09-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHeidegger, Martin - 1889-1976por
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHermeneuticseng
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleEducação e hermenêutica : a mediação do cuidadopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2008FabricioBrustolin.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.