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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação terapêutica : do âmbito do sintoma ao prazer de viver e significar - possiblidades pedagógicas
???metadata.dc.creator???: Felker, Cinthia Caino
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lebedeff, Tatiana Bolivar
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Terapêutica, implementada na Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, tem sido uma alternativa pedagógica que se preocupa em fazer emergir um sujeito de desejo e capaz de convívio social, buscando na Teoria Psicanalítica o subsídio principal de orientação. De forma mais ampla, as práticas educativas nesse tempo (paradigma) têm se fundamentado pelos ensinamentos da Teoria Histórico-Cultural que propõe, pela ação mediada e pela interação, uma viabilidade de aprendizagem a alunos com comprometimento psíquico. Ambas, tanto a Teoria Psicanalítica como a Teoria Histórico-Cultural, consideram a função da linguagem como exercendo papel principal na constituição de um sujeito, do mesmo modo que a apontam como centro da alteração nas manifestações psicopatológicas (na Psicanálise vertente Lacaniana). O problema que se impôs sugeriu que cada qual dos referenciais teóricos que nos conduzem (professores) nessa atividade educativa compreende a constituição do sujeito (pela linguagem) de formas diferenciadas, ora derivada das relações parentais (Teoria Psicanalítica), ora de trocas sócio-ambientais (Teoria Histórico-Cultural). Ante essa divergência, fez-se necessário rever as (im)possibilidades de conexão desses pressupostos teóricos e, para que se obtivessem resultados que refletissem a realidade do duo teoria-prática na Educação Terapêutica, que objetivou este estudo, foram considerados os discursos de profissionais que desempenharam tal ação
Abstract: The Therapeutic Education, implemented in the Public Net of Teaching in the state of Rio Grande do Sul has been a pedagogical alternative that worries in helping to emerge a subject of desire, capable of social conviviality, having in Psychoanalytic Theory the main subsidy of orientation. In a wider manner, the pedagogic practices during that period of time (paradigm) have been based upon the teachings of the Historical-Cultural Theory that proposes, through the use of mediated action and through interaction, a learning viability for those students who present psychical difficulties. Both the Psychoanalytic and the Historical-Cultural Theories consider language function as exercising a main role in the constitution of a subject, in the same way that it is considered as the center of the alteration in the psychopathologic manifestations (in the Psychoanalysis Lacanian interpretation). The problem that it imposes suggested that each of the theoretical references that drive us (professors) into that educational activity, understands the constitution of the subject (through language) in different manners, sometimes derived from the parental relationships (Psychoanalytic Theory), other times from environmental exchanges (Historical-cultural Theory). In the view of such divergence it is necessary to review the (im)possibilities of connection among those theoretical presuppositions, and, in order to obtained results that reflected the reality of the theory-practice association that guided the present study, it was considered the professionals speeches that carried out such an educational action
Keywords: Autismo
Educação especial
Prática de ensino
Psicanálise e educação
Autism
Special education
Psychoanalysis and education
Student teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/622
Issue Date: 1-Sep-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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