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dc.creatorFelker, Cinthia Caino-
dc.contributor.advisor1Lebedeff, Tatiana Bolivar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0081286250806899por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:28Z-
dc.date.available2009-07-10-
dc.date.issued2008-09-01-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/622-
dc.description.resumoA Educação Terapêutica, implementada na Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, tem sido uma alternativa pedagógica que se preocupa em fazer emergir um sujeito de desejo e capaz de convívio social, buscando na Teoria Psicanalítica o subsídio principal de orientação. De forma mais ampla, as práticas educativas nesse tempo (paradigma) têm se fundamentado pelos ensinamentos da Teoria Histórico-Cultural que propõe, pela ação mediada e pela interação, uma viabilidade de aprendizagem a alunos com comprometimento psíquico. Ambas, tanto a Teoria Psicanalítica como a Teoria Histórico-Cultural, consideram a função da linguagem como exercendo papel principal na constituição de um sujeito, do mesmo modo que a apontam como centro da alteração nas manifestações psicopatológicas (na Psicanálise vertente Lacaniana). O problema que se impôs sugeriu que cada qual dos referenciais teóricos que nos conduzem (professores) nessa atividade educativa compreende a constituição do sujeito (pela linguagem) de formas diferenciadas, ora derivada das relações parentais (Teoria Psicanalítica), ora de trocas sócio-ambientais (Teoria Histórico-Cultural). Ante essa divergência, fez-se necessário rever as (im)possibilidades de conexão desses pressupostos teóricos e, para que se obtivessem resultados que refletissem a realidade do duo teoria-prática na Educação Terapêutica, que objetivou este estudo, foram considerados os discursos de profissionais que desempenharam tal açãopor
dc.description.abstractThe Therapeutic Education, implemented in the Public Net of Teaching in the state of Rio Grande do Sul has been a pedagogical alternative that worries in helping to emerge a subject of desire, capable of social conviviality, having in Psychoanalytic Theory the main subsidy of orientation. In a wider manner, the pedagogic practices during that period of time (paradigm) have been based upon the teachings of the Historical-Cultural Theory that proposes, through the use of mediated action and through interaction, a learning viability for those students who present psychical difficulties. Both the Psychoanalytic and the Historical-Cultural Theories consider language function as exercising a main role in the constitution of a subject, in the same way that it is considered as the center of the alteration in the psychopathologic manifestations (in the Psychoanalysis Lacanian interpretation). The problem that it imposes suggested that each of the theoretical references that drive us (professors) into that educational activity, understands the constitution of the subject (through language) in different manners, sometimes derived from the parental relationships (Psychoanalytic Theory), other times from environmental exchanges (Historical-cultural Theory). In the view of such divergence it is necessary to review the (im)possibilities of connection among those theoretical presuppositions, and, in order to obtained results that reflected the reality of the theory-practice association that guided the present study, it was considered the professionals speeches that carried out such an educational actioneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008CinthiaCainoFelker.pdf: 1628379 bytes, checksum: 613dbf1cee6e687c5339955ae0a6d5d1 (MD5) Previous issue date: 2008-09-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectPsicanálise e educaçãopor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectPsychoanalysis and educationeng
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleEducação terapêutica : do âmbito do sintoma ao prazer de viver e significar - possiblidades pedagógicaspor
dc.typeDissertaçãopor
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