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dc.creatorMariani, Ana Paula da Silva Zorzi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0921025168425124por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:25Z-
dc.date.available2016-09-02-
dc.date.issued2015-11-27-
dc.identifier.citationMARIANI, Ana Paula da Silva Zorzi. The inclusion of deaf students from the perspective of aesthetic education. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/602-
dc.description.resumoO presente estudo aborda o tema “inclusão” na educação da pessoa surda no panorama atual da educação inclusiva e recai em questões relativas às limitações na comunicação e linguagem desses alunos. Embora a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - tenha sido reconhecida há mais de uma década, sua utilização ainda é inconsistente nas metodologias de escolas do ensino regular. A esse fato deve-se dar relevância, visto que é considerada a primeira língua da pessoa surda. A pesquisa insere-se na linha de pesquisa: Processos Educativos e Linguagem, e compartilha de algumas inquietações a respeito da evolução da escolarização dos alunos com surdez numa escola estadual da rede regular. Para desenvolvê-la, fez-se necessário conhecer: quais as significações que o tema inclusão produz nos estudantes surdos ao participarem de uma oficina de educação estética? Com base nessa problemática, definiu-se como objetivo investigar os significados que o tema inclusão produz entre os estudantes surdos, através de sua participação em uma oficina de educação estética. A educação estética, embasada por Gennari (1997) e Ormezzano (2002, 2007 e 2009), surge para agregar a possibilidade de o estudante trazer à tona seus anseios, percepções e expectativas sobre o momento de inclusão. A pesquisa foi alicerçada, essencialmente, em quatro momentos: o levantamento bibliográfico, seguido pela construção de um projeto que viabilizou o desenrolar da oficina e oportunizou o momento de coleta de dados e, finalmente, a interpretação do conteúdo visual produzido nas atividades estéticas. Nesse processo clarificou-se a conformidade das escolhas pelo método de análise aplicado, a motivação pelo tipo de pesquisa qualitativa, os instrumentos que deram respaldo ao levantamento dos dados e, ainda, o tipo de pesquisa-ação convergente com conceitos do universo fenomenológico, conforme Maurice Merleau-Ponty (2006).A investigação foi realizada numa escola estadual e configurada por meio de uma oficina de educação estética, composta por dez encontros. Os participantes constituem um grupo de três estudantes surdos, suas famílias, uma professora do ensino regular, a professora da classe especial que os estudantes frequentam, além da diretora e supervisora de Educação Especial da escola. A análise dos dados foi realizada com base no método fenomenológico proposto por Giorgi (1985) e Comiotto (1992). A análise possibilitou revelar três essências fenomenológicas e nove dimensões. A primeira essência - as tensões que se revelam na inclusão – revelou as dimensões: as dúvidas, anseios e incertezas que surgem frente a uma nova etapa escolar, os laços de acomodação e os sentimentos de ambiguidade do imaginário dos alunos e a importância de Libras no processo de inclusão do aluno com surdez. A segunda essência - o papel da escola no momento da inclusão do aluno com surdez – revelou a ausência de sistematização de um trabalho preparatório à inclusão, a formação de professores para a aceitação das diferenças e a interação entre família, gestores, AEE e professor da classe comum. Finalmente, a terceira essência – O papel da família na inclusão do (a) filho (a) com surdez – trouxe as seguintes dimensões: os sentimentos de proteção que surgem frente à inclusão, a importância de (re) conhecer no (a) filho (a) a percepção que ele (a) possui de si mesmo e as expectativas criadas em relação à escola. A oficina, além disso, possibilitou conhecer a percepção dos estudantesacerca da inclusão, através de suas próprias significações, palavras e expressõespor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015AnaPaulaZorzi.pdf: 1872876 bytes, checksum: b391350b9be3dfac5461f48f9604ba79 (MD5) Previous issue date: 2015-11-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSurdos -- Educaçãopor
dc.subjectLinguagem de sinaispor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectDeaf - Educationeng
dc.subjectSign languageeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectAestheticseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA inclusão do aluno surdo na perspectiva da educação estéticapor
dc.title.alternativeThe inclusion of deaf students from the perspective of aesthetic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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