Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/593
Tipo do documento: Dissertação
Título: Autonomia, autoridade e formação moral em Kant e Piaget
Título(s) alternativo(s): Autonomy , authority and moral formation in Kant and Piaget
Autor: Smaniotto, Daiana Michelle 
Primeiro orientador: Dalbosco, Claudio Almir
Resumo: O presente estudo insere-se no campo da Filosofia de Educação, com o objetivo de discutir o papel do adulto e do grupo no processo de formação do sujeito moral em Kant e Piaget. A problemática da pesquisa centra-se na seguinte questão: o que significa educar para a autonomia e a moralidade nos estudos de Kant e do Jovem Piaget? O tratamento da questão pressupõe a investigação do modo como Kant e Jean Piaget compreenderam o exercício da autoridade nas relações pedagógicas e sociais. Para tanto, realiza-se a pesquisa centrando o estudo sobre passagens das obras Sobre a Pedagogia de Kant, Kant & a Educação de Dalbosco, Sobre a Pedagogia e O Juízo moral na criança de Jean Piaget. Acredita-se que parte significativa das teses de Kant em torno da formação moral infantil se mantém atual, em consonância com as pesquisas experimentais e empíricas da psicologia genética realizadas pelo Jovem Piaget. O aspecto central do texto está no desenvolvimento da autonomia e formação moral infantil, frente à tensão entre heteronomia e autonomia na relação entre crianças e adultos. Para Kant e Piaget a consciência moral infantil não é inata, ou seja, ela resulta do desenvolvimento racional e das relações sociais estabelecidas entre pessoas. Contudo, Kant propõe a relação entre adultos e crianças, enquanto Piaget defende as relações das crianças com seus pares da mesma idade, considerando a existência de sociedades infantis espontâneas . Para Piaget, essas relações infantis desenvolvem-se de forma muito importante na reciprocidade e na cooperação, aspectos fundamentais na formação da moralidade e do próprio pensamento
Palavras-chave: Kant, Immanuel, 1724-1804
Desenvolvimento moral
Piaget, Jean, 1896-1980
Autoridade
Ensino
Kant , Immanuel , 1724-1804
Moral development
Piaget , Jean , 1896-1980
Authority
Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SMANIOTTO, Daiana Michelle. Autonomy , authority and moral formation in Kant and Piaget. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/593
Data de defesa: 14-Ago-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2015DaianaSmaniotto.pdf330,94 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.