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dc.creatorSmaniotto, Daiana Michelle-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8212287121323952por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:24Z-
dc.date.available2016-06-02-
dc.date.issued2015-08-14-
dc.identifier.citationSMANIOTTO, Daiana Michelle. Autonomy , authority and moral formation in Kant and Piaget. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/593-
dc.description.resumoO presente estudo insere-se no campo da Filosofia de Educação, com o objetivo de discutir o papel do adulto e do grupo no processo de formação do sujeito moral em Kant e Piaget. A problemática da pesquisa centra-se na seguinte questão: o que significa educar para a autonomia e a moralidade nos estudos de Kant e do Jovem Piaget? O tratamento da questão pressupõe a investigação do modo como Kant e Jean Piaget compreenderam o exercício da autoridade nas relações pedagógicas e sociais. Para tanto, realiza-se a pesquisa centrando o estudo sobre passagens das obras Sobre a Pedagogia de Kant, Kant & a Educação de Dalbosco, Sobre a Pedagogia e O Juízo moral na criança de Jean Piaget. Acredita-se que parte significativa das teses de Kant em torno da formação moral infantil se mantém atual, em consonância com as pesquisas experimentais e empíricas da psicologia genética realizadas pelo Jovem Piaget. O aspecto central do texto está no desenvolvimento da autonomia e formação moral infantil, frente à tensão entre heteronomia e autonomia na relação entre crianças e adultos. Para Kant e Piaget a consciência moral infantil não é inata, ou seja, ela resulta do desenvolvimento racional e das relações sociais estabelecidas entre pessoas. Contudo, Kant propõe a relação entre adultos e crianças, enquanto Piaget defende as relações das crianças com seus pares da mesma idade, considerando a existência de sociedades infantis espontâneas . Para Piaget, essas relações infantis desenvolvem-se de forma muito importante na reciprocidade e na cooperação, aspectos fundamentais na formação da moralidade e do próprio pensamentopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015DaianaSmaniotto.pdf: 338884 bytes, checksum: f88fcae3f6ab93479043cb4e589e1468 (MD5) Previous issue date: 2015-08-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804por
dc.subjectDesenvolvimento moralpor
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980por
dc.subjectAutoridadepor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectKant , Immanuel , 1724-1804eng
dc.subjectMoral developmenteng
dc.subjectPiaget , Jean , 1896-1980eng
dc.subjectAuthorityeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAutonomia, autoridade e formação moral em Kant e Piagetpor
dc.title.alternativeAutonomy , authority and moral formation in Kant and Piageteng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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