Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/587
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Carla Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8256420953475459por
dc.contributor.advisor1Baggio, André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7416244926373732por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:23Z-
dc.date.available2009-07-02-
dc.date.issued2007-08-31-
dc.identifier.citationCARVALHO, Carla Pinheiro. Educação e trabalho : uma história de correlações. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/587-
dc.description.resumoA pesquisa "Educação e Trabalho: uma história de correlações" objetiva estudar a história humana nos seus pressupostos de trabalho e educação a fim de, através da comparação, demonstrar a importância de ambos para a formação e manutenção de classes sociais diferenciadas em suas estruturas sociais, culturais e econômicas. Também tem como meta contextualizar como, ainda na contemporaneidade, a educação diferenciada em classes possibilita graus de formação e conseqüentes facilidades na busca por empregos promissores a classes de maior destaque econômico. A pesquisa é bibliográfica e realiza, com profundidade, uma análise histórica da Educação e do trabalho no mundo e, especificamente, no Brasil. São analisadas obras de autores com relevantes estudos e análises dos períodos históricos, tais como Sergio Buarque de Holanda, Nelson Werneck Sodré, Pedro Xavier, Maria Luisa Santos Ribeiro, Mariano Fernandez Enguita e Ricardo Antunes. Procura-se refletir sobre os resultados, na vida produtiva, dos discursos utilizados nos diferentes estilos educacionais implementados em escolas com freqüência de alunos diferenciados por classes sociais. São trazidos para análise também dados estatísticos coletados pelo Banco Mundial. A conclusão do trabalho apresenta experiências profissionais da autora como forma de ratificar diversos pontos trabalhados na pesquisa, tais como; a importância da parceria entre instituições de ensino e instituições produtivas para a formação e qualificação constante de profissionais com capacidades competitivas igualitárias e a melhoria das relações de poder nas empresas. A sustentação destes fatores é apresentado com base nos conceitos de cooperação e competição, encontrados na obra de Sergio Buarque de Holanda, teoria que sustenta a possibilidade de ser o profissional competitivo sem a necessidade de eximir-se de características morais necessárias para o bom andamento das relações de trabalho e, conseqüente progresso humanopor
dc.description.abstractThe research "Education and Work: a corelation history" intends to study the human history in its purpose of work and education in order to, through comparison, demonstrate the importance of both for the formation and maintenance of social classes distinguished in its social, cultural and economical structures. It has also as a goal to include how, still in the contemporaneity, the education diferentiated in classes allows formation degrees and consequent facilities in the search of promissing jobs to greater economical distinctive classes. The research is bibliographic and accomplishes, thoroughness, a historical analysis of Education and Work around the world and, specifically, in Brazil. Literary compositions of authors with relevant studies and analysis of historical periods are analysed, such as Sergio Buarque de Holanda, Nelson Werneck Sodré, Pedro Xavier, Maria Luisa Santos Ribeiro, Mariano Fernandez Enguita and Ricardo Antunes. It attempts to ponder over the results, in the productive life, of the speeches used in different educational styles implemented in schools where students distinguished by their social classes attend. Statistic data colected by the World Bank are also brought for analysis. The paper conclusion presents professional exepriences from the author as a manner of validating several topics developed in the research, such as; the importance of the partnership between teaching institutions and institutions productive for the formation and Constant qualification of professionals sharing equal competitive capacity and the improvement of power relations in companies. The sustenance of these factors is presented based on cooperation and competitiveness concepts, found in the work of Sergio Buarque de Holanda, theory which supports the possibility of being the competitive professional without the need of releasing yourself from the necessary moral characteristics for the favourable course of work relations and, consequently human progresseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007CarlaPinheiroCarvalho.pdf: 794095 bytes, checksum: 632e746ca00dc671332e46eedbe4e686 (MD5) Previous issue date: 2007-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectClasses sociaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSocial Classeng
dc.subjectProductioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação e trabalho : uma história de correlaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.