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dc.creatorSilva, Marcelo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3889618197358165por
dc.contributor.advisor1Trentin, Marco Antônio Sandini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746488333257798por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:05:03Z-
dc.date.available2017-05-18-
dc.date.issued2016-08-06-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo da. Electrodynamics in high school: a didactic sequence based on technologies and experimentation. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/578-
dc.description.resumoA pesquisa, que se insere na linha Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, tem como foco principal a investigação sobre a pertinência de uma proposta didática que envolva, além do resgate de conhecimentos prévios, o uso de atividades experimentais, simuladores e outros recursos tecnológicos no estudo de circuitos elétricos. Este trabalho tem como questão central: em que medida sequências didáticas apoiadas em diferentes recursos estratégicos contribuem para a aproximação dos estudantes com a Física? Objetivando assim, desenvolver uma sequência didática que utilize diferentes recursos estratégicos para o estudo de circuitos elétricos, averiguando sua pertinência em termos de despertar nos estudantes o interesse e a motivação para aprender Física. Para atender ao exposto, a presente dissertação de mestrado foi organizada apresentando inicialmente uma reflexão sobre a aprendizagem na perspectiva cognitivista de David Ausubel, Jean Piaget e Lev S. Vygotsky, e, logo depois, apresentam-se os movimentos de concepções alternativas e mudança conceitual. Também aborda, o uso da experimentação como estratégia de ensino, e na continuidade, elucida aspectos inerentes ao uso de tecnologias digitais como elemento apoiador das aulas, dando ênfase na contribuição do uso de simuladores virtuais no ensino de Física. Tal sequência didática foi estruturada em doze encontros, no qual o estudo de eletrodinâmica foi abordado, utilizando-se de vídeo, simuladores, atividades experimentais, entre outras ferramentas didáticas diversificadas. A aplicação da proposta didática ocorreu em uma turma de trinta e um estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, RS. A fim de contribuir para o trabalho de outros professores, as diferentes ferramentas didáticas utilizadas na sequência didática, bem como o material escrito e outros recursos didáticos foram reunidos em um site que constitui o produto educacional desta dissertação, estando disponibilizado na página do programa de Pós-Graduação e podendo ser acessado de forma livre. Por fim, a coleta de dados que tinha como objetivo responder ao questionamento inicial ocorreu por meio de três instrumentos de pesquisa: atividades realizadas nos encontros por meio de registro de diário de bordo do pesquisador, registros das aulas experimentais e entrevista com estudantes após encerramento da sequência didática. Esses três instrumentos possibilitaram inferir que o uso de ferramentas diversificadas e relacionadas a situações vivenciais dos estudantes, inserindo o uso da tecnologia, funciona como um motivador ao estudante para realizar as atividades, bem como, estimular sua participação durante as aulas de física.por
dc.description.abstractThe research, which is part of information, communication, and interaction technologies applied to Sciences and Math teaching, aims to investigate the relevance of a didactic proposal that involves not only rescuing previous knowledge, but also the use of experimental activities, simulators, and other technological resources in the study of electrical circuits. The main question of this study is to what extent do didactic sequences based on different strategic resources contribute to approaching students to Physics?; thus, aiming to develop a didactic sequence that uses different strategic resources for the study of electrical circuits, analyzing their relevance in terms of generating interest and motivation of students to learn Physics. Hence, the present Master s thesis was organized initially presenting a reflection on learning in the cognitive perspective by David Ausubel, Jean Piaget, and Lev S. Vygotsky, and then presenting the movements of alternative conceptions and conceptual change. It also addresses the use of experimentation as a teaching strategy and explains aspects inherent to the use of digital technologies as a support element for classes, highlighting the contribution of the use of virtual simulators in Physics teaching. Such didactic sequence was structured in twelve meetings, which addressed the study of electrodynamics using videos, simulators, and experimental activities, among other different didactic tools. The didactic proposal was applied in a class of thirty-one students of the third year of high school, in a public school of the city of Passo Fundo, RS, Brazil. In order to contribute to the work of other teachers, the different didactic tools used in the didactic sequence, as well as the written material and other didactic resources, were combined in a website that forms the educational product of this thesis, which is available at the website of the Post-graduation program and may be accessed free of charge. Lastly, data collection, which aimed to answer the initial question, was performed through three research instruments: written records made by the researcher of each activity performed, record of experimental classes, and interview with students after the conclusion of the didactic sequence. These three instruments allowed inferring that the use of different tools related to experiential situations of students, and by inserting the use of technology, works as a motivator for students to perform the activities, as well as stimulating their participation during Physics classes.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016Marcelo Silva.pdf: 880784 bytes, checksum: 803c82761ee518438a6d6a8a4b9e8373 (MD5) Previous issue date: 2016-08-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentCiências e Matemáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica (Ensino médio)por
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectEletrodinâmicapor
dc.subjectEducação - Métodos de ensinopor
dc.subjectPhysics (High School)eng
dc.subjectDidacticseng
dc.subjectElectrodynamicseng
dc.subjectEducation - Teaching methodseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO; CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASpor
dc.titleEletrodinâmica no ensino médio : uma sequência didática apoiada nas tecnologias e na experimentaçãopor
dc.title.alternativeElectrodynamics in high school: a didactic sequence based on technologies and experimentationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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