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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas de livros didáticos: empresariamento e instrumentalização da educação escolar
???metadata.dc.creator???: Seemann, Vanessa Eliza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa, vinculada à linha de Políticas Educacionais, focou nas políticas dos livros didáticos no ensino fundamental. Ela teve como objetivos analisar o papel do Estado na construção da política nacional do livro didático; historicizar a política nacional do livro didático até a formulação do Plano Nacional do Livro didático (PNLD); analisar a expansão do setor empresarial no campo da produção e venda de materiais didáticos, bem como analisar a instrumentalização dos materiais didáticos nos processos educativos. Para dar conta desses objetivos a pesquisa foi orientada pelos seguintes questionamentos: Quais as políticas que orientaram a escolha dos livros didáticos no Brasil? Como eles são selecionados para receberem apoio do governo? Quantos recursos são investidos nesses materiais? Como os livros didáticos contribuem ou criam problemas pedagógicos no trabalho docente no âmbito da escola? O que os dados evidenciam sobre a expansão das empresas que produzem livros didáticos? Para dar conta dessas questões utilizou-se uma abordagem metodológica apoiada em três dimensões: (a) na produção bibliográfica de pesquisadores que problematizam o tema dos livros e dos materiais didáticos; (b) nas regulamentações que tratam das políticas dos livros didáticos e, (c), em dados estatísticos relativos à quantidade de livros didáticos produzidos para os diferentes níveis da educação básica e os valores investidos pelos governos. A dissertação está organizada em três capítulos, além das considerações iniciais e finais. O primeiro capítulo, denominado: Políticas educacionais e o livro didático, aborda questões de políticas educacionais relativas ao livro didático no Brasil e ao investimento público na compra e na distribuição desses materiais para as escolas públicas. Também aborda a história do Programa Nacional do Livro Didático no Brasil e os caminhos percorridos por essa política desde o século XIX aos dias atuais. Apresenta, ainda, o percurso dos livros didáticos desde a sua produção até a chegada na escola, indicando o longo percurso que há da avaliação até a impressão e a distribuição dos livros nas redes públicas de ensino da educação básica. Nesse sentido, observa-se um crescimento expressivo das empresas do ramo editorial e os imponentes investimentos públicos nesse programa. No segundo capítulo, denominado: A padronização dos livros didáticos, desenvolve-se uma reflexão em torno do livro didático e de como esse recurso ganhou centralidade na prática educativa. Observou-se que existem riscos de os professores serem meros executores de textos didáticos produzidos por empresas que universalizam o conteúdo para todo o país. Ainda, nesse capítulo, discute-se a prática das editoras junto às escolas públicas e o empresariamento dos livros didáticos no Brasil. No terceiro capítulo, denominado Possibilidades e limites dos livros didáticos na prática docente, aborda-se questões relativas ao uso dos livros didáticos, destacando como esse material ganhou centralidade em muitas escolas e redes de ensino. Elucida-se também como muitos docentes deixaram de ser professores para serem meros executores de textos didáticos. Por fim, destaca-se alguns desafios para um novo posicionamento do livro didático e os desafios que esses materiais têm enfrentado em relação a diversidade das escolas e dos alunos, bem como a à expansão dos recursos tecnológicos. A pesquisa chegou às seguintes conclusões: (a) o livro didático precisa acompanhar as demandas da atualidade, incorporando novas metodologias e tecnologias; (b) é necessário considerar aspectos importantes para a qualidade do ensino como a formação continuada e a valorização dos profissionais da educação; deve-se levar em conta a relevância de elementos como a formação docente, infraestrutura escolar, acesso a recursos tecnológicos e práticas pedagógicas inovadoras na promoção da qualidade educacional. Em suma, os livros didáticos, embora importantes, não devem ser vistos como a única ferramenta no processo educativo.
Abstract: This research, linked to the Educational Policies line, focused on textbook policies in elementary education. Its objectives were to analyze the role of the State in the construction of national textbook policy; historicize the national textbook policy until the formulation of the National Textbook Plan (PNLD); analyze the expansion of the business sector in the field of production and sale of teaching materials, as well as analyze the instrumentalization of teaching materials in educational processes. To achieve these objectives, the research was guided by the following questions: What policies guided the choice of textbooks in Brazil? How are they selected to receive government support? How many resources are invested in these materials? How do textbooks contribute to or create pedagogical problems in teaching work at school? What do the data show about the expansion of companies that produce textbooks? To address these issues, a methodological approach was used based on three dimensions: (a) in the bibliographic production of researchers who problematize the topic of books and teaching materials; (b) in the regulations that deal with textbook policies and, (c), in statistical data relating to the quantity of textbooks produced for different levels of basic education and the amounts invested by governments. The dissertation is organized into three chapters, in addition to initial and final considerations. The first chapter, called: Educational policies and textbooks, addresses educational policy issues relating to textbooks in Brazil and public investment in the purchase and distribution of these materials to public schools. It also addresses the history of the National Textbook Program in Brazil and the paths taken by this policy from the 19th century to the present day. It also presents the course of textbooks from their production to their arrival at school, indicating the long journey from evaluation to printing and distribution of books in public basic education networks. In this sense, there is significant growth in publishing companies and imposing public investments in this program. In the second chapter, called: The standardization of textbooks, a reflection is developed around the textbook and how this resource gained centrality in educational practice. It was observed that there are risks of teachers being mere executors of teaching texts produced by companies that universalize the content throughout the country. Furthermore, in this chapter, the practice of publishers in public schools and the business of textbooks in Brazil is discussed. In the third chapter, called Possibilities and limits of textbooks in teaching practice, issues relating to the use of textbooks are addressed, highlighting how this material has gained centrality in many schools and education networks. It is also elucidated how many teachers stopped being teachers to be mere executors of didactic texts. Finally, we highlight some challenges for a new positioning of textbooks and the challenges that these materials have faced in relation to the diversity of schools and students, as well as the expansion of technological resources. The research reached the following conclusions: (a) the textbook needs to keep up with current demands, incorporating new methodologies and technologies; (b) it is necessary to consider important aspects for the quality of teaching, such as continued training and the appreciation of education professionals; the relevance of elements such as teacher training, school infrastructure, access to technological resources and innovative pedagogical practices in promoting educational quality must be taken into account. In short, textbooks, although important, should not be seen as the only tool in the educational process.
Keywords: Educação e Estado
Prática de ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SEEMANN, Vanessa Eliza. Políticas de livros didáticos: empresariamento e instrumentalização da educação escolar. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2634
Issue Date: 18-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação

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