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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Ensino de ciências, alfabetização científica e sustentabilidade na compreensão de professores que atuam nos anos iniciais no município de Tapera/RS
???metadata.dc.creator???: Maldaner, Lauren Linck Nilson 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Cleci Teresinha Werner da
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Boer, Noemi
???metadata.dc.description.resumo???: Neste estudo, inserido na linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, objetivou-se compreender de que forma o ensino de Ciências, Alfabetização Científica e Sustentabilidade é contemplado no fazer pedagógico de professores que atuam nos Anos Iniciais do município de Tapera/RS. Parte-se da problemática em torno do ensino de Ciências nos Anos Iniciais, particularmente em relação aos objetos do conhecimento contemplados, trazendo-se, como questionamento central, a pergunta: O que revelam os professores dos Anos Iniciais do município de Tapera/RS, sobre o ensino de Ciências, em sua articulação com a Alfabetização Científica e a Sustentabilidade? No quadro teórico, recorre-se a autores contemporâneos vinculados à organização do ensino nesta etapa da Educação Básica, a Alfabetização Científica e a Sustentabilidade. Além disso, dialoga-se com a Base Nacional Comum Curricular e com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas. Os participantes do estudo são professores dos Anos Iniciais da rede municipal de Educação de Tapera/RS e a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer do município. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de: a) questionário disponibilizado na plataforma Google Forms e respondido por 11 dos 19 professores que atuam nos Anos Iniciais no município; b) entrevista semiestruturada com a secretária da Educação, Cultura, Desporto e Lazer do município; e c) narrativas temáticas de 14 dos 19 professores do quadro municipal de docentes que aceitaram participar desta etapa do estudo. Os dados produzidos foram analisados à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), tomando como referência as três categorias estabelecidas a priori, denominadas do seguinte modo: 1) O aprender e o ensinar Ciências; 2) Análise de Conteúdo no ensino de Ciências; 3) Sustentabilidade nas aulas de Ciências. Os resultados obtidos, de acordo com a fala dos professores e da secretária de Educação, permitem inferir que os professores, apesar das dificuldades mencionadas para contemplar conhecimentos de Ciências nos Anos Iniciais, (a) trabalham os conhecimentos dentro de suas possibilidades e daquilo que o município consegue oportunizar; (b) demonstram interesse em aprender e ensinar sobre Ciências; (c) julgam que o conhecimento nesta área é uma possibilidade de formação científica que necessita ser fomentada na escola desde as mais tenras idades; (d) mostram-se preocupados em inserir, na prática pedagógica, conteúdos e ações que oportunizem a alfabetização científica e discussões sobre Sustentabilidade. Sobre esse aspecto, os professores participantes destacam a importância de projetos de ensino interdisciplinares, desenvolvidos na escola e que poderiam potencializar o ensino de Ciências a partir da perspectiva da alfabetização científica e da Sustentabilidade. Por fim, o estudo realça a importância desses conhecimentos nos Anos Iniciais e acena para a necessidade da promoção de cursos de formação continuada no ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Esses aspectos possibilitariam que a Alfabetização Científica e a Sustentabilidade Ambiental se constituam em fio condutor para a abordagem de temas do currículo escolar nessa etapa educativa.
Abstract: In this study, inserted in the line of research Educational Processes and Language of the Postgraduate Program in Education at the University of Passo Fundo, the objective was to understand how the teaching of Science, Scientific Literacy and Sustainability is included in the pedagogical practice of teachers who They work in the Initial Years of the municipality of Tapera/RS. It starts from the problem surrounding the teaching of Science in the Initial Years, particularly in relation to the objects of knowledge covered, bringing up, as a central question, the question: What do the teachers of the Initial Years in the city of Tapera/RS reveal, about Science teaching, in its articulation with Scientific Literacy and Sustainability? In the theoretical framework, contemporary authors linked to the organization of teaching in this stage of Basic Education, Scientific Literacy and Sustainability are used. Furthermore, there is a dialogue with the Common National Curriculum Base and the Goals for Sustainable Development, proposed by the United Nations. The study participants are Early Years teachers from the Tapera/RS municipal education network and the municipality's Secretary of Education, Culture, Sports and Leisure. The methodology adopted is a qualitative approach, based on a descriptive study, of the case study type. Data collection occurred through: a) questionnaire made available on the Google Forms platform and answered by 11 of the 19 teachers who work in the Early Years in the municipality; b) semi-structured interview with the municipality’s Secretary of Education, Culture, Sports and Leisure; and c) thematic narratives from 14 of the 19 teachers from the municipal teaching staff who agreed to participate in this stage of the study. The data produced were analyzed in the light of Content Analysis (BARDIN, 2016), taking as reference the three categories established a priori, named as follows: 1) Learning and teaching Science; 2) Content Analysis in Science teaching; 3) Sustainability in Science classes. The results obtained, according to the speeches of the teachers and the Secretary of Education, allow us to infer that the teachers, despite the difficulties mentioned in contemplating Science knowledge in the Initial Years, (a) work on the knowledge within their possibilities and what the municipality can provide opportunities; (b) demonstrate interest in learning and teaching about Science; (c) believe that knowledge in this area is a possibility for scientific training that needs to be encouraged at school from a young age; (d) are concerned about including, in pedagogical practice, content and actions that provide opportunities for scientific literacy and discussions about Sustainability. Regarding this aspect, the participating teachers highlight the importance of interdisciplinary teaching projects, developed at school and which could enhance Science teaching from the perspective of scientific literacy and Sustainability. Finally, the study highlights the importance of this knowledge in the Early Years and highlights the need to promote continuing training courses in Science teaching in the Early Years. These aspects would enable Scientific Literacy and Environmental Sustainability to become a guiding thread for addressing themes in the school curriculum at this educational stage.
Keywords: Alfabetização
Ensino fundamental
Professores de ensino fundamental - Tapera (RS)
Ciência - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MALDANER, Lauren Linck Nilson. Ensino de ciências, alfabetização científica e sustentabilidade na compreensão de professores que atuam nos anos iniciais no município de Tapera/RS. 2023. 163 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2624
Issue Date: 6-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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