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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A racionalidade neoliberal regula as políticas educacionais: o empreendedorismo no referencial curricular gaúcho
???metadata.dc.creator???: Santos, Antonio Pereira dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fávero, Altair Alberto
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação, vinculada ao campo de Políticas Educacionais e elaborada junto ao PPGEDU/UPF, realizou-se por meio de um estudo de natureza básica, com o propósito de contribuir com as pesquisas voltadas às políticas curriculares. O objetivo geral buscou compreender como a racionalidade neoliberal regula a política educacional manifesta no Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio. Os objetivos específicos detiveram-se em (i) analisar os documentos curriculares norteadores da Reforma do Ensino Médio, identificando, através de um diagnóstico crítico, as mudanças e os conceitos emergentes que passaram a estruturar o currículo do Ensino Médio; (ii) identificar e compreender de que forma a racionalidade neoliberal se materializa no Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCG), apontando as possíveis consequências desse modelo educacional para a formação dos estudantes; (iii) contribuir, por meio desse processo investigativo, com argumentos políticos, teóricos, pedagógicos e epistemológicos, para que a escola enfrente o determinismo da racionalidade neoliberal que demarca o RCG para o EM. O problema de pesquisa buscou responder à seguinte questão: Considerando o contexto de atuação da Lei 13.415/2017, como a racionalidade neoliberal regula a política educacional manifesta no Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio? Adotou-se a hipótese de que investigar a racionalidade empreendedora que regula as políticas educacionais, sobretudo no RCG, é necessário para a tomada de consciência e para a constituição de estratégias de resistência diante do cenário político, econômico e social que a escola enfrenta. Quanto à metodologia da pesquisa, ancorou-se no método analítico-hermenêutico, pois teve por finalidade interpretar, compreender e apontar como a racionalidade neoliberal difunde-se por meio do empreendedorismo, disseminando na área educacional estratégias de formação para o poderio econômico. Quanto à abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa por buscar a interpretação e análise de categorias, textos e documentos. Em relação aos objetivos, é caracterizada como descritiva-analítica e, quanto aos procedimentos, como uma pesquisa bibliográfica e documental, na medida em que busca na literatura a fundamentação teórica para analisar um documento de política educacional por meio da análise de conteúdo do Referencial Curricular Gaúcho. Para dar conta do propósito da investigação, as fontes bibliográficas da pesquisa (Dardot; Laval, 2016; Laval, 2004; Campos; Soeiro, 2016; Mazzucato, 2014) foram obras fundamentais para pensar o conceito de empreendedorismo como racionalidade neoliberal e como um modelo educativo. A fonte documental principal foi o Referencial Curricular Gaúcho (2021), anteposto por leis, diretrizes, portarias e referenciais que normatizam as políticas curriculares vigentes a partir de 2013. Também, foram inseridos no estudo comentadores que dialogam sobre a temática debatida por meio de artigos publicados em periódicos e capítulos de livros, assim como em publicações recentes referentes à Reforma do Ensino Médio. Entre as conclusões do texto, extrai-se que a racionalidade neoliberal, tendo concebido o conceito de empreendedorismo como um modo de ser e de conceber a vida, emprega os valores da educação e do ensino unicamente para a formação de profissionais direcionados ao mercado de trabalho. Por essa razão, educar para o empreendedorismo, ou disseminar a cultura empreendedora, significa também motivar os estudantes para a iniciativa individual em busca da própria sobrevivência. Diante da problematização levantada, conclui-se que a formação para o empreendedorismo, tal como está posto no RCG-EM, induz a educação no Ensino Médio para a formação de mão-de-obra emergente, de modo a cristalizar a desigualdade social, a desregulação das políticas públicas e o detrimento da formação emancipadora do cidadão. Embora a implementação do Novo Ensino Médio já esteja acontecendo, este trabalho constatou que os projetos educativos são pensados quase sem a participação dos professores e alunos, o que demonstra que os verdadeiros objetivos das mudanças estão longe do contexto e dos problemas concretos que a realidade educacional enfrenta
Abstract: This dissertation is linked to the field of Educational Policies and was written during the studies at PPGEDU/UPF; it was led by a study of a basic nature, for the purpose of contributing to research focused on curricular policies. The general goal aimed to understand how neoliberal rationality regulates educational policy manifested in the Gaúcho Curricular Reference for High School. The specific goals focused on (i) analyzing the curricular documents guiding the High School Reform, identifying, through a critical diagnosis, the changes and emerging concepts that began to structure the high school curriculum; (ii) identify and understand how neoliberal rationality materializes in the Gaúcho Curriculum Reference for High School (GCR), pointing out the possible consequences of this educational model for the training of students; (iii) contribute, through this investigative process, with political, theoretical, pedagogical and epistemological arguments, so that the school faces the determinism of neoliberal rationality that demarcates the GCR from the HS. The research problem aimed to answer the following question: Considering the context of Law 13,415/2017, how does neoliberal rationality regulate the educational policy manifested in the Gaúcho Curriculum Reference for High School? The hypothesis was adopted that investigating the entrepreneurial rationality that regulates educational policies, especially in the GCR, is necessary to raise awareness and create resistance strategies in the face of the political, economic and social situation that the school faces. As for the research methodology, it was based in the analytical-hermeneutic method, as its purpose was to interpret, understand and point out how neoliberal rationality spreads through entrepreneurship, disseminating training strategies for economic power in the educational area. Regarding the approach to the problem, it is a qualitative research as it seeks the interpretation and analysis of categories, texts and documents. In relation to its goals, it is characterized as descriptive-analytical and, in terms of procedures, as a bibliographic and documentary research, as it searches the literature for the theoretical foundation to analyze an educational policy document through the content analysis of the Gaúcho Curriculum Reference. To achieve the purpose of the investigation, the bibliographical sources of the research (Dardot; Laval, 2016; Laval, 2004; Campos; Soeiro, 2016; Mazzucato, 2014) were essentials works to think about the concept of entrepreneurship as a neoliberal rationality and as a model educational. The main documentary source was the Gaúcho Curricular Reference (2021), preceded by laws, guidelines, ordinances and references that standardize the curricular policies in force as of 2013. Commentators who dialogue about the topic debated through articles were also included in the study. published in periodicals and book chapters, as well as in recent publications relating to High School Reform. Among the conclusions of the text, it is drawn that neoliberal rationality, having conceived the concept of entrepreneurship as a way of being and conceiving life, employs the values of education and teaching solely for the training of professionals aimed at the job market . For this reason, educating for entrepreneurship, or disseminating entrepreneurial culture, also means motivating students to take individual initiative in search of their own survival. Given the problematization raised, it is concluded that training for entrepreneurship, as stated in the GCR-HS, induces education in high school for the training of 10 emerging labor, in order to crystallize social inequality, the deregulation of public policies and the detriment of the emancipatory formation of citizens. Although the implementation of the New High School is already taking place, this work found that educational projects are designed almost without the participation of teachers and students; this study demonstrates that the true goals of the changes are distant from the context and concrete problems that the educational reality faces
Keywords: Educação
Educação e Estado
Currículos - Avaliação
Ensino médio
Empreendedorismo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTOS, Antonio Pereira dos. A racionalidade neoliberal regula as políticas educacionais: o empreendedorismo no referencial curricular gaúcho. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2578
Issue Date: 11-Sep-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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