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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O livro internacional para o ensino de língua inglesa à luz do interacionismo sociodiscursivo: Wider World - um estudo de caso
???metadata.dc.creator???: Amarante, Priscila de Queiroz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sturm, Luciane
???metadata.dc.description.resumo???: O livro didático de língua inglesa é um dos principais recursos utilizados pelos professores, para o ensino de língua inglesa em cursos de idioma, com uma grande quantidade e variedade oferecida por editoras nacionais e internacionais. Diante desse contexto, esta pesquisa, inserida na área da linguística aplicada e de natureza qualitativa, teve como objetivo geral analisar o livro Wider World 1, material didático voltado ao público adolescente, a fim de verificar as contribuições desse material para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos aprendizes, considerando os construtos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Além disso, foram estabelecidos três objetivos específicos: 1) analisar o livro 1 do professor (Teacher's Book - TB) da coleção Wider World (Pearson Education, 2019), a fim de compreender as concepções teóricas que embasam a proposta e a dinâmica da coleção como um todo; 2) analisar o livro didático 1 do aluno (Students - Book 1 - SB) para compreender a estrutura do livro 1 e identificar os padrões existentes nas unidades, a fim de definir as categorias de análise, apresentando uma visão geral do material; 3) investigar a presença de gêneros textuais escritos do SB 1 (Pearson Education, 2019) como articuladores das atividades de leitura e de escrita para evidenciar se e como essas atividades têm potencial para promover o desenvolvimento e a ampliação das capacidades de linguagem do aprendiz. Nesse sentido, foi realizado um estudo bibliográfico para dar suporte teórico para a análise. O referencial teórico principal, referente ao ISD, às capacidades de linguagem e aos gêneros textuais foi construído a partir da corrente genebrina de Bronckart (1999; 2006; 2008) Schneuwly e Dolz (2004), Dolz, Pasquier e Bronckart (2017), Machado e Bronckart (2009), Stutz e Cristóvão (2011), Magalhães e Criatovão (2018), entre outros. Os resultados desta investigação apontam que o material analisado se apoia teoricamente na abordagem comunicativa (AC) com vistas ao desenvolvimento das habilidades linguísticas. Contudo, mesmo quanto a esses propósitos, o material transparece fragilidades, podendo se caracterizar como uma proposta tradicional que valoriza o aprendizado de itens gramaticais e de vocabulário. Quanto ao desenvolvimento das capacidades de linguagem, fica claro que o livro não apresenta potencial significativo para que essas pudessem ser desenvolvidas, em diálogo com a AC. Isso se deve ao fato, principalmente, de que os gêneros utilizados nas unidades não trazem evidências de que sejam autênticos. Além disso, as atividades de leitura e de escrita não dialogam entre si. Outro aspecto, é que nas propostas de atividades relacionadas com os gêneros de textos das unidades, o foco não está no sentido; e na maior parte das vezes, elas não buscam a compreensão de leitura e a produção escrita. O texto é usado para dar suporte ao desenvolvimento da temática, e para se ensinar itens linguísticos, na maioria das vezes. Tais aspectos podem dificultar o processo de engajamento do aprendiz com a língua que está aprendendo e não potencializam o desenvolvimento das capacidades de linguagem.
Abstract: The English language textbook is one of the primary resources teachers used to teach English in language courses since national and international publishers offer a vast quantity and variety of textbooks. Considering this context, this research, inserted in applied linguistics area and from a qualitative nature, aims to analyze the book Wider World 1, a didactic material designed to adolescent audiences, and to assess the contributions of this material to the language learners’ development skills, considering the theoretical framework of Sociodiscursive Interactionism (ISD). In addition, three specific goals have been established: 1) analyze the teacher's book 1 (Teacher's Book – TB) of the Wider World collection (Pearson Education, 2019) to comprehend the theoretical concepts that underlie the proposal and dynamics of the collection as a whole; 2) analyze the student’s textbook 1 (Students’ Book 1 - SB) to understand the structure of the book and identify recurring patterns within the units, which will help define the analysis categories, presenting an overview of the material; 3) investigate the presence of written textual genres from SB 1 (Pearson Education, 2019) as tools for reading and writing activities to demonstrate whether and how these activities have the potential to promote the development and expansion of the learner's language capabilities. In order to support the analysis, a bibliographic study was conducted in which the primary theoretical framework referring to the ISD, language capabilities, and textual genres was constructed from Bronckart’s Genevan chain (1999; 2006; 2008) Schneuwly and Dolz (2004), Dolz, Pasquier, and Bronckart (2017), Machado and Bronckart (2009), Stutz and Cristóvão (2011), Magalhães and Criatovão (2018), among others. The results of this investigation indicate that the analyzed material is theoretically based on the communicative approach (CA) for developing linguistic skills. However, despite these intentions, the material shows weaknesses and can be characterized as following a more traditional concept that prioritizes grammatical and vocabulary learning. Concerning the development of language skills, the book does not present significant potential for fostering these skills through a CA. It is mainly due to the lack of authentic evidence in the genres within the units. Besides, reading and writing activities do not interact with each other. Another issue is that the proposals for activities related to the units' text genres do not focus on meaning; and almost the time, they do not seek reading comprehension and written production. Instead, the texts support the theme's development and the development of linguistic elements most of the time. Such aspects can hinder the learner's engagement with their language learning process and do not enhance the development of language skills.
Keywords: Língua inglesa - Estudo e ensino
Livros didáticos
Interacionismo sociodiscursivo
Linguagem e línguas
Gêneros literários
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: AMARANTE, Priscila de Queiroz. O livro internacional para o ensino de língua inglesa à luz do interacionismo sociodiscursivo: Wider World - um estudo de caso. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2534
Issue Date: 14-Aug-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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