Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2532
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Prisma Espaço Geek: um espaço público disruptivo de aprendizagem criativa para a formação do leitor contemporâneo
???metadata.dc.creator???: D'Arienzo, Maria Augusta 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, Adriano Canabarro
???metadata.dc.description.resumo???: A formação de leitores é um tema emergente nas discussões no campo da educação e recebe ainda mais relevância quando este é refletido no contexto da Capital Estadual e Nacional da Literatura, título recebido por Passo Fundo/RS, por força de lei. Esta tese, que tem como objeto de estudo o Prisma Espaço Geek, instaura um novo momento na formação de leitores contemporâneos. Nesse sentido, o presente estudo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são os desafios e oportunidades de um espaço público disruptivo para a formação do leitor contemporâneo na cultura digital? Para tanto, adota-se como objetivo apresentar as potencialidades e os desafios da criação de um espaço público disruptivo de aprendizagem criativa à formação de leitores contemporâneos, especificamente o Prisma Espaço Geek. A fim de responder à pergunta proposta e atingir os objetivos, a pesquisa foi desenvolvida na forma qualitativa, aplicada e de estudo de caso, e utilizou o método da pesquisa descritiva para explicitar a proposta de formação de leitores desenvolvida mediante as atividades do Prisma Espaço Geek. Para tanto, constituíram-se como aportes teóricos da investigação as contribuições sobre leitura, formação do leitor contemporâneo, aprendizagem criativa e educação disruptiva de Chartier (1998; 2016), Zilberman (2001; 2016), Santaella (2004; 2013; 2016; 2021), Dewey (1979), Bruner (1997; 2000; 2013), Papert (1994), Resnick (2020) e Christensen (2012). Justifica-se a hibridização de referenciais devido à natureza complexa e multifacetada do objeto de estudo. A aplicação e o estudo de caso ocorreram levando em conta o período que vai da criação do projeto ¿PRISMA: Estação Cultural da Gare¿ à sua efetivação e materialização como Prisma Espaço Geek, de 2015 a 2023. O estudo revelou que as narrativas que perpassam a cultura digital e são difundidas pela cultura geek apresentam potencial para atender às imposições dos novos modos de ler e escrever na contemporaneidade. Mostrou, ao mesmo tempo, que a utilização da disrupção educativa oportuniza condições de aprendizagem para mobilizar habilidades e competências necessárias à formação de leitores no contexto da cultura digital. Concluiu-se que a criação de um espaço público disruptivo de aprendizagem criativa em prol da formação de leitores contemporâneos contribui para mostrar que a transgressão de paradigmas estruturais e de mentalidade propiciam o desenvolvimento do pensamento criativo a partir de diferentes linguagens, suportes e abordagens inovadoras. Concluiu-se também, nessa direção, que tal desenvolvimento possibilita a preparação dos sujeitos para vivências em um mundo em constante transformação e que a formação inicial e continuada dos sujeitos que desenvolvem esta proposta apresenta-se como desafio à sua implementação
Abstract: The formation of readers is an emerging theme in debates in the field of education and is even more relevant when it is reflected in the context of the State and National Capital of Literature, a title that Passo Fundo/RS has been granted by law. This thesis, which has Prisma Espaço Geek as its object of study, introduces a new moment in the formation of contemporary readers. In this sense, this study seeks to answer the following research problem: what are the challenges and opportunities of a disruptive public space for developing contemporary readers in the digital culture? To this end, the main goal is to present the potential and challenges of creating a disruptive public space for creative learning to educate contemporary readers, specifically Prisma Espaço Geek. In order to answer the proposed question and achieve the objectives, the research was qualitative, applicable and a case study, and used the descriptive research method to explain the reader development proposal implemented through the activities of Prisma Espaço Geek. To this end, Chartier's (1998; 2016), Zilberman's (2001; 2016), Santaella's (2004; 2013; 2016; 2021), Dewey's (1979), Bruner's (1997; 2000; 2013), Papert's (1994), Resnick's (2020) and Christensen's (2012) contributions to reading, developing contemporary readers, creative learning and disruptive education were used as theoretical contributions to the research. The use of a hybridization of references is justified by the complex and multifaceted nature of the object of study. The application and case study took into account the period from the creation of the "PRISMA: Estação Cultural da Gare" project to its implementation and embodiment as Prisma Espaço Geek, from 2015 to 2023. The study revealed that the narratives that permeate digital culture and are disseminated by geek culture have the potential to meet the demands of the new ways of reading and writing in contemporary times. At the same time, it showed that the use of disruptive education provides learning conditions to mobilize the skills and competences needed to train readers in the context of digital culture. It was concluded that the creation of a disruptive public space for creative learning in order to develop contemporary readers helps to show that the transgression of structural paradigms and mentalities encourages the development of creative thinking using different languages, media and innovative approaches. It was also concluded, in this direction, that such development makes it possible to prepare subjects for experiences in a world in constant transformation and that the initial and continuing formation of the subjects who develop this proposal presents itself as a challenge to its implementation
Keywords: Leitura
Aprendizagem
Tecnologia educacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: D'ARIENZO, Maria Augusta. Prisma Espaço Geek: um espaço público disruptivo de aprendizagem criativa para a formação do leitor contemporâneo. 2023. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2532
Issue Date: 17-Aug-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023MariaAugustaDArienzo.pdfTese Maria Augusta D'Arienzo8.62 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.