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dc.creatorStefanello, Flávia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346465861267227por
dc.contributor.advisor1Fávero, Altair Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.date.accessioned2023-01-18T13:02:04Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationSTEFANELLO, Flávia. Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra e o Instituto Educar: a resistência da educação do campo sob o prisma das teorizações e políticas educacionais. 2022. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2363-
dc.description.resumoA pesquisa aborda a compreensão acerca do percurso que constitui a Educação do Campo sob a ótica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e das políticas educacionais que fazem parte deste contexto, tendo como lócus o Instituto Educar, em Pontão-RS. Como base teórica, a referência que norteia a tese é Antonio Gramsci, partindo dos principais conceitos explorados pelo autor e que auxiliam no entendimento das lutas sociais, como a luta pela terra, pela reforma agrária e pela educação. Também compõem esta etapa, as teorizações de Karl Marx que sustentam a teoria gramsciana. O objeto de pesquisa é o processo formativo que ocorre especialmente no Instituto Educar, escola do campo localizada no Assentamento Nossa Senhora Aparecida. Para tanto, o problema de pesquisa concentra-se na seguinte questão: como se manifestam as teorizações e as políticas educacionais que constituem os processos educativos no MST, especialmente no Instituto Educar? A estrutura desta pesquisa inicia com a retomada de alguns conceitos explorados por Gramsci (1976; 1982; 1987; 1988; 1995; 1999; 2001; 2002; 2007) e que estão visivelmente presentes nas lutas sociais. Na sequência, são apresentados os principais eventos relacionados à Educação do Campo e sua íntima ligação com o MST, especificamente no Instituto Educar. As principais políticas educacionais destinadas a este segmento também são debatidas e analisadas no contexto da Educação do Campo. Por fim, a partir de um estudo de campo no Instituto Educar, a tese conta com uma análise hermenêutica das percepções mentais fornecidas pela educadora e militante, Salete Campigotto, a qual aponta elementos que convergem entre si no que diz respeito aos conceitos teorizados por Gramsci e Marx, bem como dialogam com outros pensadores, como Freire, Makarenko, Pistrak e Krupskaya. Também compõem essa etapa, a relação destes elementos com as atuais políticas educacionais do campo e seu atual desmonte. Como resultados da pesquisa aponta-se a relação profícua entre conceitos marxistas e gramscianos, associados à pedagogia socialista soviética, indicando os momentos em que se entrelaçam com as políticas educacionais para a Educação do Campo. Desse modo, tais políticas, através de programas como o PRONERA, tornam-se elementos de resistência dentro do MST, pois em instituições educadoras, como o Instituo Educar, dão subsídios para a continuidade do processo educativo forjando o protagonismo dos sujeitos coletivos do campo, substancialmente no contexto da reforma agrária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental ancorada por um estudo de campo.por
dc.description.abstractThe research approach the understanding of the path that constitutes the Education of the Field from the perspective of the Landless Rural Workers Movement (MST) and the educational policies that are part of this context, having as locus the Educar Institute, in Pontão-RS. As a theoretical basis, the reference that guides the thesis is Antonio Gramsci, starting from the main concepts exploited by the author and that help in understanding social struggles, such as the struggle for land, land reform and education. Also make this stage, Karl Marx's theorizations that support Gramscian theory. The research purpose is the formative process that occurs especially at the Educar Institute, a countryside school located in the Nossa Senhora Aparecida Settlement. For this purpose, the research problem focuses on the following question: How do the theorizations and educational policies that constitute the educational processes in the MST, especially in the Educar Institute? The structure of this research begins with the resumption of some concepts exploited by Gramsci (1976; 1982; 1987; 1988; 1995; 1999; 2001; 2002; 2007) and which are visibly present in social struggles. Following, the main events related to field Education and its intimate connection with the MST, specifically at the Educar Institute. The main educational policies aimed to this segment are as well debated and analyzed in the context of Countryside Education. At last, from a field study at the Educar Institute, the thesis has a hermeneutic analysis of the mental perceptions provided by the educator and militant, Salete Campigotto, which points elements that converge each other with the concepts theorized by Gramsci and Marx, as well as dialogue with other thinkers, such as Freire, Makarenko, Pistrak and Krupskaya. Also comprises this round, the relationship of these elements with the current educational policies of the countryside and their current dissemble. As a result of the research, the fruitful relationship between Marxist and Gramscian concepts, associated with Soviet socialist pedagogy, indicating the moments in which they interweave with educational policies for Countryside Education. Thus, such policies, through programs such as PRONERA, become elements of resistance in the MST, because in educating institutions, such as the Educar Institute, give subsidies for the continuity of the educational process forcing the protagonism of the collective subjects of the countryside, substantially in the context of land reform. It is a qualitative, exploratory, bibliographic and documental research anchored by a field study.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-01-18T13:02:04Z No. of bitstreams: 1 2022FlaviaStefanello.pdf: 1417437 bytes, checksum: 2d9d4828528b2b876c7a66c31bde3c51 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-18T13:02:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022FlaviaStefanello.pdf: 1417437 bytes, checksum: 2d9d4828528b2b876c7a66c31bde3c51 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectTrabalhadores ruraispor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMovimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra e o Instituto Educar: a resistência da educação do campo sob o prisma das teorizações e políticas educacionaispor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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