Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2314
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Escola, experiência educativa e infância como crescimento em John Dewey
???metadata.dc.creator???: Costa, Márcia Ribeiro Pires da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cenci, Angelo Vitório
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Fundamentos da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da UPF/RS e tem como título Escola, experiência educativa e infância como crescimento em John Dewey. O seu objetivo geral consiste em explicitar a relação existente entre os conceitos de crescimento, infância, escola e experiência educativa em Dewey, como contribuição para se pensar a formação humana da criança na escola. Têm-se como objetivos específicos: apresentar aspectos constitutivos da concepção de infância moderna; caracterizar a relação entre escola e educação em Dewey e, por fim, explicitar a relação entre experiência, infância e educação como crescimento em Dewey. A pergunta orientadora da investigação é formulada do seguinte modo: Qual é a relação possível de ser estabelecida entre as noções de escola, experiência educativa e infância em Dewey? Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-hermenêutica, cujo referencial teórico é o pensamento de Dewey, sobretudo as obras Democracia e educação e Experiência e Educação. O percurso argumentativo desenvolvido ao longo da presente dissertação permitiu concluir que a noção de crescimento é condição indispensável para compreender-se a relação entre escola, experiência educativa e infância nesse autor.
Abstract: This dissertation is linked to the research line Fundamentals of Education of the Graduate Program in Education at UPF/RS and is entitled School, educational experience and childhood as growth in John Dewey. Its general objective is to explain the relationship between the concepts of growth, childhood, school and educational experience in Dewey, as a contribution to thinking about the human formation of children at school. The specific objectives are: to present constitutive aspects of the conception of modern childhood; characterize the relationship between school and education in Dewey and, finally, explain the relationship between experience, childhood and education as growth in Dewey. The research's guiding question is formulated as follows: What is the possible relationship to be established between the notions of school, educational experience and childhood in Dewey? This is a bibliographic-hermeneutic research, whose theoretical reference is the thought of Dewey, especially the works Democracy and Education and Experience and Education. The argumentative course developed throughout this dissertation allowed us to conclude that the notion of growth is an indispensable condition for understanding the relationship between school, educational experience and childhood in this author.
Keywords: Infância
Educação
Escolas
Experiência
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEAR
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Citation: COSTA, Márcia Ribeiro Pires da. Escola, experiência educativa e infância como crescimento em John Dewey. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2314
Issue Date: 31-Aug-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022MarciaRibeiroPiresdaCosta.pdfDissertação Márcia Ribeiro Pires da Costa1.05 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.