Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2303
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEspens, Silvana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8076130453907645por
dc.contributor.advisor1Rosa, Cleci Teresinha Werner da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811799682690860por
dc.date.accessioned2022-09-22T23:09:26Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationESPENS, Silvana. Aprendizagem significativa e a prática docente do professor de língua portuguesa. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2303-
dc.description.resumoO presente texto refere-se à dissertação desenvolvida junto à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. A investigação parte da importância de que o professor de Língua Portuguesa desenvolva ações didáticas direcionadas a favorecer a aprendizagem significativa dos estudantes. A problemática identificada vincula-se aos resultados de aprendizagem nem sempre satisfatórios identificados nos testes de larga escala. Dentre as possibilidades aventadas está a de que estratégias de ensino voltadas a promover uma aprendizagem significativa não estejam sendo valorizadas pelos professores em sua ação didática. Desta forma, toma-se a seguinte pergunta como questão central do estudo: com que frequência professores de Língua Portuguesa utilizam em seu fazer pedagógico situações favorecedoras de uma aprendizagem significativa? O objetivo está em analisar a frequência com que estratégias de ensino associadas à aprendizagem significativa são utilizadas por professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental – Anos Finais. Para o desenvolvimento da pesquisa, recorre-se a aplicação de um questionário junto a um grupo de professores que ministram aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Finais. O questionário refere-se a um tradução e adaptação do proposto por Hernández Jacquez e Ríos Zavala (2017) que, por sua vez, está referenciado no Método Ballester e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. O questionário utilizado no estudo envolve o contexto da ação didática de professores de Língua Portuguesa e sua aplicação inicial efetivou-se na forma de estudo piloto, com um grupo de cinco docentes. Esse estudo apontou os ajustes e adequações necessárias para a aplicação do estudo definitivo que ocorreu com um universo de 32 professores da rede pública municipal de Passo Fundo, RS. Os professores convidados a participar atuam no componente curricular de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Finais. A análise dos dados produzidos com a aplicação do questionário, ocorreu por meio de seis categorias dada a priori pelas seis variáveis elencadas por Ballester como integrantes de um ensino voltado a promover aprendizagem significativa. Os resultados apontam que os professores investigados apresentam elevada frequência de utilização em cinco das seis categorias/variáveis (Trabalho Aberto; Motivação; Meio; Criatividade; Adaptação Curricular) e reduzida frequência de uso dos Mapas Conceituais. Tais resultados não corroboram com a hipótese inicial, evidenciando que segundo a fala dos professores, eles “quase sempre” recorrem a estratégias de ensino associadas às variáveis anunciadas pelo Método Ballester, exceto no caso dos Mapas Conceituais. Frente a esses resultados, o estudo aponta novas possibilidades de investigações que permitem conjecturar uma análise mais efetiva da prática dos professores por meio de observações diretas e entrevistas com os docentes.por
dc.description.abstractThe presented text refers to the dissertation developed together with the research line of Educative and Language Process at the Post-Graduation in Education of the University of Passo Fundo. The investigation starts from the importance that the Portuguese language teacher develops didactic actions aimed at favoring the students' meaningful learning. The identified question is linked to the results not Always satisfactory that teachers and the largescale tests point in relation to this curricular content. Within the suggested possibilities is the one that says that teaching strategies aiming to promote a meaningful learning are not being appreciated by teachers in their educational activity. Therefore, the following question is taking as central issue of the study: how often Portuguese teachers use in their teaching favor inspiring situations of a meaningful learning? The objective is in to analyze the frequency which teaching strategies associated to meaningful learning are used by Portuguese teachers of Elementary school – Final Years. For the development of the research, a questionnaire was applied to a group of teachers who teach Portuguese language classes in Elementary School – Final Years. The questionnaire refers to a translation and adaptation of the one proposed by Hernández Jacquez and Ríos Zavala (2017) which, in turn, is referenced in the Ballester Method and in the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel. The questionnaire used in the study involves the context of the didactic action of Portuguese Language teachers and its initial application was carried out in the form of a pilot study, with a group of five teachers. This study pointed out the necessary adjustments and adaptations for the application of the definitive study that took place with a universe of 32 teachers from the municipal public network of Passo Fundo, RS. The teachers invited to participate act in the curricular component of Portuguese at the Elementary School – Final Years. The data analysis producted with the application of the questionnaire, occurred by six categories given a priori by the six variations listed by Ballester as members of a teaching directed to promote the meaningful learning. The results indicate that the examined teachers presented high frequency of using in five of the six categories/variables (Open Work; Motivation; Environment; Creativity; Curricular Adjustments) and, a low frequency using Conceptual Maps. Such results do not support the initial hypothesis of the study, but opens possibilities for new investigations in which is considered a more effective analysis of the practice of teachers through direct observations and interview with them.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-09-22T23:09:26Z No. of bitstreams: 1 2022SilvanaEspens.pdf: 1202270 bytes, checksum: 08197a203067cf2c4c3ae9928aff366f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-22T23:09:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022SilvanaEspens.pdf: 1202270 bytes, checksum: 08197a203067cf2c4c3ae9928aff366f (MD5) Previous issue date: 2022-07-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental)por
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectAprendizagem centrada no alunopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAprendizagem significativa e a prática docente do professor de língua portuguesapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022SilvanaEspens.pdfDissertação Silvana Espens1.17 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.