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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Dimensões formativas da phronesis aristotélica
???metadata.dc.creator???: Guisso, Mariana de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cenci, Angelo Vitório
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação visa explorar dimensões formativas da phronesis (prudência) aristotélica, compreendendo esta como uma racionalidade prática que pode ajudar a pensar o meio educacional de forma alargada. A problemática de pesquisa é traduzida na seguinte questão: Qual o sentido formativo da phronesis aristotélica? Seguindo esta linha de pensamento, discorre-se sobre como é possível pensar a phronesis aristotélica como uma racionalidade prudencial e educativa capaz de contribuir potencialmente para uma perspectiva mais ampla de formação humana. Este trabalho baseia-se na metodologia da pesquisa bibliográfica interpretando o conceito aristotélico de phronesis a partir de uma perspectiva hermenêutica e com base em sua Ética a Nicômacos. Em um primeiro momento, são retomados alguns aspectos prévios fundamentais para a compreensão da phronesis aristotélica e para tal são explicitadas as principais características da eudaimonia e da virtude moral. Em um segundo momento é apresentado o conceito de phronesis partindo-se do livro VI da Ética a Nicômacos e seus desmembramentos na teoria moral aristotélica. Por fim, em um terceiro momento, aborda-se a relação entre a racionalidade prudencial e o campo educacional, buscando-se explicitar dimensões formativas da phronesis. Através da presente dissertação pode-se constatar que a phronesis aristotélica possui uma ligação intrínseca com o campo educativo quando são investigadas as suas dimensões formativas. Conclui-se que a phronesis, enquanto racionalidade prudencial que é, orienta a ação humana dentro de um mundo do possível, marcado pela contingência e pela fragilidade do bem como características da condição humana. Enquanto racionalidade prática, a phronesis vincula dimensões formativas do humano na medida em que se articula ao cultivo do bem viver, das virtudes e dos hábitos e, enquanto conhecimento prático, estimula uma relação com os saberes pedagógicos para além de sua dimensão apenas epistêmica.
Abstract: The present dissertation aims to explore the formative dimensions of the Aristotelian phronesis (prudence), understanding as a practical rationality that can help to think about the educational field in a large way. The research problematic is translate in the following question: What is the formative sense of the Aristotelian phronesis? According to this line of thought, we discourse about how it is possible to think the Aristotelian phronesis as a prudential and educational rationality able to potentially contribute with a more large perspective of human formation. This work has as methodology the bibliographic research interpreting the Aristotle's concept of phronesis in a hermeneutic perspective based in the Ética a Nicômacos. In the first moment, we revisit some essentials previous aspects to the Aristotelian phronesis's understanding, and in order to do so, we explain the mains characteristics of Eudaimonia and the moral virtue. In a second moment is present the concept of phronesis from book VI of Ética a Nicômacos and its dismemberment in the Aristotelian moral theory. Finally, in the third moment, we discuss the relation between the prudential rationality and the educational field, sought discourse phronesis formative dimensions. Through the present dissertation, we are able to realize that the Aristotelian phronesis has an intrinsic connection with the educational field when are investigated the formation dimensions. We conclude that the phronesis, as prudential rationality that is, guides the human activity inside a world of the possible, marked for the contingency and the fragility of the good as characteristics of the human condition. While practical rationality, the phronesis links the human formative dimensions according to as articulate the cultivation of the good life, the virtues and the habits and, as practical knowledge, encourage a relation with the pedagogical knowledge to more than just epistemic dimensions.
Keywords: Educação - Filosofia
Prudência
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GUISSO, Mariana de Oliveira. Dimensões formativas da phronesis aristotélica. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2268
Issue Date: 9-Dec-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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