Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2267
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégias de leitura : conhecimento acionado nas interações discursivas, produzidas por crianças e professora-pesquisadora durante a leitura compartilhada
???metadata.dc.creator???: Severo, Maiara Foli 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dickel, Adriana
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa que deu origem a esta dissertação teve como objetivo analisar as interações discursivas produzidas por estudantes e sua professora, focalizando as estratégias de leitura acionadas/ensinadas como resposta aos problemas que se interpõem à compreensão de um texto durante a atividade de leitura compartilhada. O problema que a orientou está formulado da seguinte forma: em que condições a leitura compartilhada pode proporcionar aos leitores em formação o uso de estratégias de leitura, fundamentais à tomada de decisões com vistas a resolver desafios que os textos provocam? Os princípios teórico-metodológicos que sustentaram a investigação foram formulados com base em Solé (1998), Kleiman (1997; 2008), Smith (1989), Bakhtin(2003), Bakhtin/Volochinov (2010), Colomer (2007), Girotto e Souza (2010) e Abarca e Rico (1998). De abordagem qualitativa, a pesquisa beneficia-se dos princípios metodológicos da pesquisa-ação e da autoscopia. O trabalho de campo ocorreu junto a uma escola da rede privada do município de Passo Fundo/RS, com crianças na faixa etária entre 7e8 anos. Para a produção de dados, foram realizadas videogravações, transcrição do material videogravado e elaboração de protocolo de pesquisa de campo. Durante as sessões de leitura compartilhada, professora-pesquisadora e estudantes portaram a obra A extraordinária Jornada de Edward Tulane, de Kate DiCamillo. A análise das cenas selecionadas permitiu reconhecer que, dentre as estratégias acionadas pelas crianças durante a leitura compartilhada, constavam: elaboração de previsões; formulação de perguntas para resolver desafios;produção de inferências para comprovar ou refutar hipóteses; identificação da ideia principal; retomada de conteúdos já lidos e para checagem de previsões; produção de paráfrases; elaboração de resumos. Observou-se, ainda, que muitas dessas estratégias ocorreram mediante a intervenção da professora, realizada por meio da solicitação de previsões e de retomada do texto e de proposição de perguntas para suscitar dúvidas e desafios. Conclui-se que cabe à docente a gestão da leitura de modo que os espaços de discussão e de escuta sejam garantidos. A compreensão do texto, na leitura compartilhada, constitui-se coletivamente, em um processo intenso de interação em que falantes e ouvintes participam ativamente do diálogo.
Abstract: The research that originated this dissertation aimed to analyze the discursive interactions produced by students and their teacher, focusing on the reading strategies triggered / taught as a response to the problems that stand in the way of understanding a text read during the shared reading activity. The problem that guided the research is formulated as follows: How can shared reading give readers in training the use of reading strategies so that certain decisions can be made to solve the challenges that texts pose?The theoretical and methodological principles that supported it were formulated based on Solé (1998), Kleiman (1997; 2008), Smith (1989), Bakhtin (2003), Bakhtin / Volochinov (2010), Colomer (2007), Girotto and Souza (2010) and Abarca and Rico (1998). From a qualitative approach, research benefits from the methodological principles of action research and autoscopy. The fieldwork was carried out with a private school in the city of Passo Fundo / RS, with children aged 7 to 8 years. For data production, video recordings, transcription of the video file and the elaboration of the field research protocol were performed. During the shared reading sessions, the research-teacher and students published the book The Extraordinary Journey of Edward Tulane by Kate DiCamillo. The analysis of the selected scenes allowed us to recognize that, among the strategies triggered by the children during the shared reading, were: preparation of predictions; formulating questions to solve challenges; production of inferences to substantiate or refute hypotheses; identification of the main idea; resumption of content already read and for checking forecasts; paraphrase production; abstract writing. Many of these strategies need the teacher's intervention, by requesting predictions and resuming the text and predictions, proposing questions to raise doubts and challenges. It is also responsible for the management of reading so that the spaces for discussion and listening are guaranteed. Understanding the text in shared reading is collectively constituted in an intense process of interaction in which speakers and listeners actively participate in the dialogue.
Keywords: Leitura - Desenvolvimento
Leitura - Prática
Ensino fundamental
Prática de ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SEVERO, Maiara Foli. Estratégias de leitura : conhecimento acionado nas interações discursivas, produzidas por crianças e professora-pesquisadora durante a leitura compartilhada. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2267
Issue Date: 23-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019MaiaraFoliSevero.pdfDissertação Maiara Foli Severo1.12 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.