Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2266
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre tensões e proposições: um estado do conhecimento sobre a aprendizagem histórica no Brasil em dissertações e teses (2005-2018)
???metadata.dc.creator???: Mistura, Letícia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Caimi, Flávia Eloisa
???metadata.dc.description.resumo???: Neste estudo, uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, debruça-se analiticamente sobre um corpus composto por 63 dissertações e teses elaboradas em programas brasileiros de pósgraduação stricto sensu. Objetiva-se compreender o desenvolvimento da “aprendizagem histórica”, temática que tem se desenhado expressivamente no interior do campo investigativo do ensino de História. O corpus documental, que contempla um recorte de 13 anos (2005-2018), foi delimitado por meio de buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, empregandose os termos descritores “aprendizagem histórica”, “Educação Histórica”, “construção do conhecimento histórico escolar” e “aprendizagem da História”. No curso da análise deste corpus, perscrutou-se: a) que concepções teóricas de “aprendizagem histórica” orientam os autores dos trabalhos, visualizando-as em um desenho teórico composto por três matrizes que dialogam com autores de diferentes âmbitos: da Filosofia da História (Jörn Rüsen), da History Education inglesa (Peter Lee, Alaric Dickinson, Rosalyn Ashby) e das teorias do desenvolvimento cognitivo, da aprendizagem e da Psicologia Social (Lev Vigotski, Jean Piaget e Serge Moscovici); b) que proposições são feitas à aprendizagem histórica; e, c) que conhecimentos foram produzidos acerca da aprendizagem histórica no Brasil, por meio da articulação entre as concepções de aprendizagem, as problemáticas e as proposições. Construiuse, assim, um inventário da produção acadêmica brasileira sobre “aprendizagem histórica” e um quadro dos desafios a serem enfrentados pelo campo. Tal quadro aponta principalmente para a necessidade de reflexão sobre procedimentos e instrumentos de pesquisa, a avaliação da aprendizagem, a possibilidade de um diálogo mais estreito entre aprendizagem histórica e linguagem e a superação de dicotomias teóricas nos estudos da aprendizagem histórica.
Abstract: In this study, a state of knowledge research, we focus analytically on a corpus of 63 doctoral dissertations and master’s thesis, elaborated in stricto sensu Brazilian postgraduate programs, in order to understand the development of the theme of "historical learning", which has been drawn expressively within the field of investigation of History Teaching. The corpus, which contemplates a 13-year period (2005-2018), was delimited by means of searches in the Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, using the terms "historical learning", "History Education" and "learning of History ". In the course of corpus analysis, it was examined: a) the theoretical conceptions of “historical learning” that guided the researchers, visualizing it in a theoretical drawing composed of three matrices that dialogued with authors of different fields: from the Philosophy of History (Jörn Rüsen), from English History Education (Peter Lee, Alaric Dickinson, Rosalyn Ashby) and the from the Cognitive Development, Learning and Social Psychology Sciences (Lev Vigotski, Jean Piaget and Serge Moscovici); b) what propositions are made to historical learning; and c) what knowledge has been produced about historical learning in Brazil, through the articulation between the conceptions of learning conceptions, problems and propositions. Thus, an inventory of the Brazilian academic production on “historical learning” and an agenda of future research prospects and challenges were built. The agenda points mainly to the need for reflection on research procedures and instruments, on the assessment of learning, on the possibility of a closer dialogue between historical learning and language and the overcoming of theoretical dichotomies in the studies about historical learning.
Keywords: História - Estudo e ensino
Aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MISTURA, Letícia. Entre tensões e proposições: um estado do conhecimento sobre a aprendizagem histórica no Brasil em dissertações e teses (2005-2018). 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2266
Issue Date: 2-Sep-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019LeticiaMistura.pdfDissertação Letícia Mistura1.16 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.