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dc.creatorFavero, Suelen-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524559848009562por
dc.contributor.advisor1Darroz, Luiz Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775138857066526por
dc.date.accessioned2022-08-17T22:49:40Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.citationFAVERO, Suelen. Estratégias de leitura para alunos com TDAH: um estudo de caso. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2265-
dc.description.resumoDe origem mental, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade apresenta características de um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade. De acordo com a literatura, é fator de risco para o mau desempenho escolar e pode dificultar o desenvolvimento da compreensão leitora. No que diz respeito ao desenvolvimento da compreensão leitora, Isabel Solé (1998) propõe estratégias de leitura a serem realizadas antes, durante e após o ato de ler. Nesse sentido, a presente investigação buscou investigar de que modo as estratégias de leitura apresentadas por essa autora podem contribuir para a compreensão leitora dos alunos com TDAH. De forma mais específica, pretendeu-se: (a) discorrer sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e sobre as estratégias de leituras preconizadas por Solé (1998); (b) identificar na literatura especializada estudos relacionados; (c) elaborar e implementar uma proposta didática estruturada de acordo com as concepções da autora; e (d) analisar como esses tipos de estratégia podem auxiliar no desenvolvimento da decodificação, compreensão e interpretação de textos por estudantes com o transtorno. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa e do tipo “estudo de caso”, com base na proposta de Trivinõs (1987), junto a um estudante diagnosticado com TDAH. Os dados foram obtidos por meio de questionários respondidos pelo participante após a intervenção ao longo da qual foram utilizados textos verbais e não verbais, dos registros contidos no diário de bordo da pesquisadora e dos vídeos com as gravações dos encontros. A análise dos dados se deu a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e as categorias de análise, definidas a priori, denominaram-se Decodificação, Compreensão e Interpretação. Os resultados obtidos indicam que organizar atividades de leitura de acordo com as estratégias propostas por Solé (1998) favorece e potencializa o desenvolvimento da decodificação, da compreensão e da interpretação de textos por estudantes portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.por
dc.description.abstractFrom mental origin, Attention Deficit Hyperactivity Disorder presents characteristics of a persistent pattern of inattention and/or hyperactivity and impulsivity. According to the literature, it is a risk factor for poor school performance and can hinder the development of reader comprehension. With regard to the development of reader comprehension, Isabel Solé (1998) presents a reading plan to be carried out, during and after the act of reading. In this sense, it presents the investigation sought to investigate how the reading strategies by this author can contribute to the understanding of students with ADHD. More specifically, it is intended to: (a) Discuss Attention Deficit Hyperactivity Disorder and the reading strategies recommended by Solé (1998); (b) identify related studies in the specialized literature; (c) develop and implement a didactic proposal structured according to the author's conceptions; and (d) analyzed how these types of strategies can help in the development of definition, understanding and inter pretation of texts by students with the isorder. For this purpose, a qualitative study was carried out and type “case study of case”, based on the proposal of Trivinõs (1987), with a student with ADHD. They were obtained through an important intervention to the participant, which were the texts used, the records contained after the researcher's logbook and the videos with long data from the meetings. Data analysis was based on Bardin's Content Analysis charts (2016) and as categories of analysis, defined a priori, were called Decoding, Understanding and Interpretation. The results obtained indicate that they organize reading activities according to the proposals proposed by Solé (1998), which favored and potentiated the development of definition, understanding and interpretation of texts by students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-08-17T22:49:40Z No. of bitstreams: 1 2022SuelenFavero.pdf: 1744578 bytes, checksum: 67e046aafed248eb9da94292af8786b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-17T22:49:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022SuelenFavero.pdf: 1744578 bytes, checksum: 67e046aafed248eb9da94292af8786b1 (MD5) Previous issue date: 2022-06-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadepor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstratégias de leitura para alunos com TDAH: um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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