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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Concepções de infância(s) no Brasil, Chile e Bolívia : um olhar através das políticas curriculares para as crianças de 0 a 6 anos
Other Titles: Conceptions of childhood(s) in Brazil, Chile and Bolivia : a look through curriculum policies for children from 0 to 6 years old
???metadata.dc.creator???: Klosinski, Daniele Vanessa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese tem como objetivo geral evidenciar as concepções de infâncias que norteiam e orientam os documentos político-curriculares da educação de crianças de 0 a 6 anos no Brasil, no Chile e na Bolívia. A pesquisa teve como problema central a seguinte pergunta: Que concepções de infâncias norteiam e orientam os documentos político-curriculares para as infâncias de 0 a 6 anos do Brasil, Chile e Bolívia? A investigação utilizou o método da pesquisa comparada, buscando articular as semelhanças e as diferenças entre os elementos que estão delimitados no processo de comparação. A metodologia da pesquisa comparada, neste trabalho, integra-se à pesquisa documental, na medida em que são utilizados os documentos curriculares dos três países estudados para a produção de dados. Buscou-se agregar o método da pesquisa qualitativa para compor a base desta tese, especialmente no que concerne aos conceitos e concepções sobre as infâncias, bem como suas nuances entre currículo e experiência. Essa escolha auxiliou o aprofundamento do seu entendimento e compreensão e, nessa mesma perspectiva, a discorrer sobre as políticas educacionais e a realidade das infâncias em tais países da América Latina. A pesquisa bibliográfica foi fundamental sobretudo para elencar as três dimensões estabelecidas para a comparação e para apontar semelhanças e diferenças nas concepções de infâncias presentes entre os três países estudados. Ao investigar as concepções de infâncias a partir dos documentos políticos e curriculares do Brasil, Chile e Bolívia, partiu-se do entendimento de que o currículo para as infâncias é concebido, nestes documentos, como um conjunto de práticas que busca articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o seu desenvolvimento integral. Na comparação entre os documentos curriculares, ao buscar-se por semelhanças e diferenças, o que encontrou-se foi que eles trazem a especificidade e as singularidades das infâncias de cada país. Nesse sentido, no Chile as infâncias são vistas pelos documentos curriculares como fase da vida onde as crianças têm direitos e oportunidades, são sujeitos de necessidades e que nas suas especificidades carecem de tempo e de espaços para desenvolverem-se. Ainda conforme os documentos curriculares estudados, a concepção das infâncias na Bolívia está voltada para o acolhimento das crianças em suas comunidades, pois desde que nascem são inseridas na cultura dos povos indígenas e campesinos, vivendo o cotidiano de forma natural e influenciadas pelos ensinamentos repassados e vivenciados pelos adultos e ancestrais. Por fim, da análise dos documentos curriculares relativos ao Brasil, extraiu-se uma infância potente, constituída por direitos sociais, cuja compreensão indica que as crianças devem participam ativamente das ações sociais, tendo voz e vez na atuação do meio em que vivem, constituindo-se no período da vida onde constroem relações com seus pares e adultos.
Abstract: La presente tesis tiene como objetivo general destacar las concepciones de infancia que guían y orientan los documentos político-curriculares de la educación de los niños de 0 a 6 años en Brasil, Chile y Bolivia. La investigación tuvo como problema central la siguiente pregunta: ¿Qué concepciones de infancia orientan y guían los documentos político-curriculares para niños de 0 a 6 años en Brasil, Chile y Bolivia? La investigación utilizó el método de investigación comparativa, buscando articular las similitudes y diferencias entre los elementos que se delimitan en el proceso de comparación. La metodología de investigación comparada, en este trabajo, se integra con la investigación documental, en la medida en que se utilizan para la producción de datos los documentos curriculares de los tres países abarcados. Buscamos sumar el método de investigación cualitativo para formar la base de esta tesis, especialmente en lo que se refiere a los conceptos y concepciones sobre la niñez, así como sus matices entre currículo y experiencia. Esta elección ayudó a profundizar su entendimiento y comprensión y, en la misma perspectiva, a discutir las políticas educativas y la realidad de la infancia en América Latina. La investigación bibliográfica fue fundamental sobre todo para enumerar las tres dimensiones establecidas para la comparación y señalar similitudes y diferencias en las concepciones de infancia presentes en los tres países estudiados. Al investigar las concepciones de infancia a partir de los documentos políticos y curriculares de Brasil, Chile y Bolivia, se partió de la comprensión de que el currículo para la infancia es concebido, en estos documentos, como un conjunto de prácticas que buscan articular experiencias y saberes de niños con los conocimientos que forman parte del patrimonio cultural, artístico, ambiental, científico y tecnológico, con el fin de promover su desarrollo integral. En la comparación entre los documentos curriculares, al buscar similitudes y diferencias, se encontró que traen las especificidades y singularidades de las infancias de cada país. En este sentido, en Chile, la niñez es vista por los documentos curriculares como una etapa de la vida donde los niños tienen derechos y oportunidades, son sujetos de necesidades, que en sus especificidades carecen de tiempo y espacios para desarrollarse. También de acuerdo con los documentos curriculares estudiados, la concepción de la niñez en Bolivia está orientada a la acogida de los niños en sus comunidades, ya que desde su nacimiento se insertan en la cultura de los pueblos indígenas y campesinos, viviendo su vida cotidiana de forma natural e influenciados por la enseñanzas transmitidas y experimentadas por adultos y antepasados. Finalmente, del análisis de los documentos curriculares relacionados con Brasil, se extrajo una infancia poderosa, constituida por los derechos sociales, que entienden que los niños deben participar activamente en las acciones sociales, teniendo voz y tiempo en la actuación del medio en el que viven, constituyendo en el período de la vida cuando construyen relaciones con sus pares y adultos.
Keywords: Educação e Estado
Currículos
Política pública
Educação de crianças
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: KLOSINSKI, Daniele Vanessa. Concepções de infância(s) no Brasil, Chile e Bolívia : um olhar através das políticas curriculares para as crianças de 0 a 6 anos. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2253
Issue Date: 16-May-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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