Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2238
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Autopercepção de saúde, bem-estar e satisfação global com a vida de professores do Rio Grande do Sul
???metadata.dc.creator???: Civa, Daniela 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Scortegagna, Helenice de Moura
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Pasqualotti, Adriano
???metadata.dc.description.resumo???: A atuação docente envolve um enorme contingente de responsabilidades e desafios, que muitas vezes estão para além do ato de ensinar. O ambiente de trabalho pode produzir impactos na saúde mental dos professores, e acarretar o adoecimento destes profissionais. Com o surgimento da pandemia, causada pela Covid-19, a situação de isolamento social exigiu alteração da educação presencial para a online, gerando um aumento de trabalho, maior do que o habitual, podendo causar implicações na saúde mental dos professores, e afetar o bem-estar e a autopercepção de saúde destes. Diante destes fatos, essa dissertação teve como objetivo avaliar a autopercepção de saúde, bem-estar e satisfação global com a vida de professores do Rio Grande do Sul. Este estudo foi do tipo transversal, exploratório descritivo, de abordagem quantitativa, realizado no período de novembro de 2020 a maio de 2021. Subprojeto do projeto integrador, do tipo guarda-chuva, intitulado “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Passo Fundo sob o parecer nº 467.889. A amostra foi composta por 371 professores atuantes em diferentes níveis de ensino no estado do Rio Grande do Sul, os quais aceitaram participar voluntariamente do estudo, por meio da assinatura do registro de consentimento livre e esclarecido. A seleção dos participantes foi não probabilística, por conveniência, por meio da técnica de Bola de Neve Virtual. Na ocasião, foi aplicado um questionário online, elaborado no Google Forms. A análise quantitativa foi realizada por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS – v. 23) e Jamovi (software estatístico). O nível de significância adotado para os testes estatísticos foi de 5%. Os resultados estão apresentados em duas produções científicas, que constituem esta dissertação. A primeira intitulada “Repercussão da saúde sobre a satisfação com a vida de professores do Rio Grande do Sul”, na qual o principal resultado mostrou que independente das condições de vida que o professor enfrenta, a sua saúde é primordial. A segunda, com o título “Professores da graduação e uso de medicamentos para ansiedade, inatividade física e a carga horária de trabalho no período de pandemia”, concluindo que independentemente do nível de atividade física e carga horária de trabalho que possuem, não são fatores de risco para o uso de medicação para ansiedade, assim como, a prática de atividade física não se demonstra como fator protetor para o uso de medicalização.
Abstract: The role of the teacher involves a huge contingent of responsibilities and challenges, which are often beyond the act of teaching and all the social ills, are part of this context. The work environment can have an impact on the mental health of teachers, and lead to the illness of these professionals. With the emergence of the pandemic, caused by Covid-19, the situation of total blockade required a change from traditional to online education, generating an increase in work, greater than usual, which can cause implications for the mental health of teachers, and affect their well-being and self-perception of health. In view of these facts, this dissertation aimed to evaluate the self-perception of health, well-being, and overall satisfaction with life among teachers in Rio Grande do Sul. This was a cross-sectional, exploratory descriptive study, with a quantitative approach, carried out from November 2020 to May 2021. Subproject of the integrative project, umbrella type, entitled "Gerontological education as a strategy to promote multigenerational interaction for healthy living and aging", approved by the Research Ethics Committee of the University of Passo Fundo under Opinion No. 467.889. The sample was made up of 371 teachers working at different levels of education in the state of Rio Grande do Sul, who agreed to participate voluntarily in the study by signing the informed consent form. The selection of participants was not probabilistic, by convenience, through the Virtual Snowball technique. At the time, an online questionnaire, developed in Google Forms, was applied. Quantitative analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS - v. 23) and Jamovi (statistical software). The significance level adopted for the statistical tests was 5%. The results are presented in two scientific papers, which constitute this dissertation. The first one entitled "Repercussion of health on life satisfaction of teachers from Rio Grande do Sul", in which the main result showed that regardless of the life conditions that teachers face, their health is primordial. The second, entitled "Professors of graduation and the use of medication for anxiety, physical inactivity and workload in the pandemic period", brought that regardless of the level of physical activity and workload they have, they are not risk factors for the use of medication for anxiety, as well as the practice of physical activity is not shown as a protective factor for the use of medication.
Keywords: Envelhecimento
Qualidade de vida no trabalho
Autopercepção
COVID-19 (Doença)
???metadata.dc.subject.cnpq???: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Citation: CIVA, Daniela. Autopercepção de saúde, bem-estar e satisfação global com a vida de professores do Rio Grande do Sul. 2022. 66 f. Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2238
Issue Date: 3-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022DanielaCiva.pdfDissertação Daniela Civa2.22 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.