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dc.creatorCiva, Daniela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9619303175326773por
dc.contributor.advisor1Scortegagna, Helenice de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787171593059168por
dc.contributor.advisor-co1Pasqualotti, Adriano-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749725997811807por
dc.date.accessioned2022-06-07T14:20:42Z-
dc.date.issued2022-03-03-
dc.identifier.citationCIVA, Daniela. Autopercepção de saúde, bem-estar e satisfação global com a vida de professores do Rio Grande do Sul. 2022. 66 f. Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022 .por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2238-
dc.description.resumoA atuação docente envolve um enorme contingente de responsabilidades e desafios, que muitas vezes estão para além do ato de ensinar. O ambiente de trabalho pode produzir impactos na saúde mental dos professores, e acarretar o adoecimento destes profissionais. Com o surgimento da pandemia, causada pela Covid-19, a situação de isolamento social exigiu alteração da educação presencial para a online, gerando um aumento de trabalho, maior do que o habitual, podendo causar implicações na saúde mental dos professores, e afetar o bem-estar e a autopercepção de saúde destes. Diante destes fatos, essa dissertação teve como objetivo avaliar a autopercepção de saúde, bem-estar e satisfação global com a vida de professores do Rio Grande do Sul. Este estudo foi do tipo transversal, exploratório descritivo, de abordagem quantitativa, realizado no período de novembro de 2020 a maio de 2021. Subprojeto do projeto integrador, do tipo guarda-chuva, intitulado “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Passo Fundo sob o parecer nº 467.889. A amostra foi composta por 371 professores atuantes em diferentes níveis de ensino no estado do Rio Grande do Sul, os quais aceitaram participar voluntariamente do estudo, por meio da assinatura do registro de consentimento livre e esclarecido. A seleção dos participantes foi não probabilística, por conveniência, por meio da técnica de Bola de Neve Virtual. Na ocasião, foi aplicado um questionário online, elaborado no Google Forms. A análise quantitativa foi realizada por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS – v. 23) e Jamovi (software estatístico). O nível de significância adotado para os testes estatísticos foi de 5%. Os resultados estão apresentados em duas produções científicas, que constituem esta dissertação. A primeira intitulada “Repercussão da saúde sobre a satisfação com a vida de professores do Rio Grande do Sul”, na qual o principal resultado mostrou que independente das condições de vida que o professor enfrenta, a sua saúde é primordial. A segunda, com o título “Professores da graduação e uso de medicamentos para ansiedade, inatividade física e a carga horária de trabalho no período de pandemia”, concluindo que independentemente do nível de atividade física e carga horária de trabalho que possuem, não são fatores de risco para o uso de medicação para ansiedade, assim como, a prática de atividade física não se demonstra como fator protetor para o uso de medicalização.por
dc.description.abstractThe role of the teacher involves a huge contingent of responsibilities and challenges, which are often beyond the act of teaching and all the social ills, are part of this context. The work environment can have an impact on the mental health of teachers, and lead to the illness of these professionals. With the emergence of the pandemic, caused by Covid-19, the situation of total blockade required a change from traditional to online education, generating an increase in work, greater than usual, which can cause implications for the mental health of teachers, and affect their well-being and self-perception of health. In view of these facts, this dissertation aimed to evaluate the self-perception of health, well-being, and overall satisfaction with life among teachers in Rio Grande do Sul. This was a cross-sectional, exploratory descriptive study, with a quantitative approach, carried out from November 2020 to May 2021. Subproject of the integrative project, umbrella type, entitled "Gerontological education as a strategy to promote multigenerational interaction for healthy living and aging", approved by the Research Ethics Committee of the University of Passo Fundo under Opinion No. 467.889. The sample was made up of 371 teachers working at different levels of education in the state of Rio Grande do Sul, who agreed to participate voluntarily in the study by signing the informed consent form. The selection of participants was not probabilistic, by convenience, through the Virtual Snowball technique. At the time, an online questionnaire, developed in Google Forms, was applied. Quantitative analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS - v. 23) and Jamovi (statistical software). The significance level adopted for the statistical tests was 5%. The results are presented in two scientific papers, which constitute this dissertation. The first one entitled "Repercussion of health on life satisfaction of teachers from Rio Grande do Sul", in which the main result showed that regardless of the life conditions that teachers face, their health is primordial. The second, entitled "Professors of graduation and the use of medication for anxiety, physical inactivity and workload in the pandemic period", brought that regardless of the level of physical activity and workload they have, they are not risk factors for the use of medication for anxiety, as well as the practice of physical activity is not shown as a protective factor for the use of medication.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-06-07T14:20:42Z No. of bitstreams: 1 2022DanielaCiva.pdf: 2275679 bytes, checksum: 93966c3e200d847c7d1fd04a75bd3f5a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-07T14:20:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022DanielaCiva.pdf: 2275679 bytes, checksum: 93966c3e200d847c7d1fd04a75bd3f5a (MD5) Previous issue date: 2022-03-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFFpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento Humanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopor
dc.subjectAutopercepçãopor
dc.subjectCOVID-19 (Doença)por
dc.subject.cnpqSAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.titleAutopercepção de saúde, bem-estar e satisfação global com a vida de professores do Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

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