Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2232
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A transição do modelo assistencialista de atendimento às crianças pequenas para a concepção de escola de educação infantil no Município de Passo Fundo : alguns discursos
???metadata.dc.creator???: Ziger, Magali 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dickel, Adriana
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil, a Educação Infantil (EI) começou a ser pauta de discussões a partir da década de 1970, quando ainda se pensava em espaços para as crianças serem cuidadas enquanto as mães iam trabalhar. Desde então, as mudanças sociais e econômicas geraram novas formas de organização da sociedade. A necessidade de locais adequados às crianças pequenas torna-se cada vez mais evidente, suscitando políticas públicas. A primeira delas foi a garantia à educação desde o nascimento pela Carta Magna de 1988, seguida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1996, até chegar à obrigatoriedade da matrícula de todas as crianças a partir de 4 anos, garantida por lei, em 2013, e em vigor desde 2016. A partir do ano 2000, iniciou-se o processo de transição da assistência social para a educação, passando a ser educacional o objetivo de atendimento de crianças de zero a seis anos. O objetivo deste trabalho é reconhecer quais discursos podem ser percebidos durante a transição da creche, compreendida na perspectiva assistencialista do cuidado com crianças pequenas, para a educação infantil e como a educação infantil tornou-se um elemento-chave das políticas públicas para a educação. Quanto às escolhas metodológicas, a pesquisa tem caráter qualitativo, sendo a produção de dados realizada pela técnica da análise documental. O campo escolhido foi a rede pública de ensino do município de Passo Fundo. A análise dos dados compreende dois níveis: a organização dos dados mediante o recurso a três categorias descritivas - trabalho docente, políticas públicas, contextos e espaços, poder comunitário; e o diálogo entre tais dados e categorias analíticas constitutivas da teoria bakhtiniana do discurso - palavra, cronotopo, forças centrípetas, forças centrífugas. Os resultados obtidos revelam que foi necessário que diversos setores sociais estivessem envolvidos para que a transição fosse efetivada. Dentre eles, destaca-se que houve intervenção dos três poderes constitucionais - o executivo, o legislativo e o judiciário, em suas diferentes esferas (municipal, estadual e federal) -, além da influência de organizações internacionais. Observou-se, ainda, que, de 2000 a 2015, operou-se uma transitoriedade nas concepções de Educação Infantil. No início dos anos 2000 ainda é perceptível uma prevalência dos objetivos assistenciais sobre os objetivos educacionais, algo que não se observa de modo tão diferenciado em 2015, quando é possível perceber uma clareza maior dos objetivos educacionais que regem a Educação Infantil e das responsabilidades do setor de assistência social e do serviço educacional responsável pela primeira etapa da Educação Básica.
Abstract: In Brazil, early childhood education began to be discussed in the 1970s, when there was still thought in places for children to be taken care of while their mothers went to work. Since then, social and economic changes have generated new ways of society organization. The need for places suitable for young children is becoming more and more evident, prompting public policies. The first of them was the guarantee of education from birth, provided by the Carta Magna of 1988, followed by the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira of 1996, until reaching the mandatory enrollment of all children from 4 years of age, guaranteed by law in 2013 and entering into effect in 2016. From the year 2000, the process of transition from social assistance to education began, becoming educational the goal of children's attendance from zero to six years old. The goal of this work is to recognize which discourses can be perceived during the transition from daycare, understood from the assistencialist perspective of caring for young children, to early childhood education in the public school system in the city of Passo Fundo, conceived as the first stage of basic and mandatory education from the age of 4 years. Therefore, the theoretical focus was historical-social, seeking to understand how early childhood education has become a key element of public policies for education. As for the methodological choices, the research has a qualitative character, with the production of data carried out by the technique of document analysis. The analysis of the data produced was divided into two distinct moments. The first called “descriptive categories” aims to present the thematic, namely: 1- teaching work; 2- public policies, contexts and spaces; 3- community power. The second moment, called "analytical categories", aims to understand, in the light of Bakhtinian theory, why the events occurred so that the transition from social assistance to early childhood education actually took place, as it is not just about the education of children from zero to five years old leaving one secretary and being allocated to another, but a whole change of conception that permeates this passage. For this to be accomplished, four concepts by Mikhail Bakhtin were chosen: word, chronotope, centripetal forces and centrifugal forces. The results obtained reveal that it was necessary for several social sectors to be involved for the transition to take place. Among them, it stands out that the three constitutional powers were involved: the executive, the legislative and the judiciary; and in their different spheres (municipal, state and federal), in addition to the influence of international organizations. The inclusion of EI as the first stage of basic education in LDB 9394/96 was the initial step for EI to become part of the formal education system. During the investigated period (2000 to 2015), the EI concept was being modified. In the beginning of the year 2000, it is still noticeable that there is a mixture between educational and care goals. In 2015, it is already possible to see that EI's educational objectives are clearer, thus differentiating what belongs to the social assistance sector and what is the responsibility of the first stage of basic education.
Keywords: Educação e Estado
Análise do discurso
Educação infantil
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ZIGER, Magali. A transição do modelo assistencialista de atendimento às crianças pequenas para a concepção de escola de educação infantil no Município de Passo Fundo : alguns discursos. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2232
Issue Date: 31-Aug-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021MagaliZiger.pdfDissertação de Magali Ziger1.17 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.