Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2227
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Sobre a reciprocidade entre ensinar e pesquisar : uma análise metalinguística do livro Quantum theory de David Bohm
???metadata.dc.creator???: Rosa, Afonso Werner da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dalbosco, Claudio Almir
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Lima, Nathan Willig
???metadata.dc.description.resumo???: David Joseph Bohm foi um físico norte-americano responsável por trabalhos relacionados à Física Teórica, Fundamentos da Mecânica Quântica e, até mesmo, à relação entre o conhecimento humano e a natureza. No presente trabalho desenvolvemos uma análise metalinguística sobre o enunciado didático de David Bohm para a Teoria Quântica expresso por meio do livro didático Quantum Theory (1951), elaborado a partir da experiência docente desenvolvida pelo autor ao longo da década de 1940. Para a análise metalinguística, nos apoiamos na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e, a partir disso, identificamos os elementos discursivos e epistêmicos que permeiam o enunciado de Bohm. Por fim, frente às características identificadas, discutimos a relação entre ensinar e pesquisar ciências. Buscamos, desse modo, caracterizar a reciprocidade como aspecto nuclear da dimensão pedagógico-formativa implicada em tal relação.
Abstract: David Joseph Bohm was an US physicist responsible for works related to Theoretical Physics, Fundamentals of Quantum Mechanics and the relationship between human knowledge and Nature. In the present work we develop a metalinguistic analysis on Bohm’s didactic utterance to Quantum Theory expressed through his textbook Quantum Theory (1951), elaborated from his teaching experience during the 1940s. For the metalinguistic analysis, we rely on Mikhail Bakhtin’s Philosophy of Language and identify the discursive and epistemic elements that permeate Bohm’s utterance. Finally, from the identified characteristics, we problematize the relationship between teaching and researching science, characterizing its core reciprocity of its pedagogical-formative dimension.
Keywords: Aquisição de linguagem
Física - Estudo e ensino
Teoria quântica na literatura
Ciência - Pesquisa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ROSA, Afonso Werner da. Sobre a reciprocidade entre ensinar e pesquisar : uma análise metalinguística do livro Quantum theory de David Bohm. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2227
Issue Date: 12-May-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022AfonsoWernerdaRosa.pdfDissertação de Afonso Werner da Rosa1.05 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.