Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2227
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Afonso Werner da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8347517274872775por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.contributor.advisor-co1Lima, Nathan Willig-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9218293771652459por
dc.date.accessioned2022-05-23T18:43:07Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.identifier.citationROSA, Afonso Werner da. Sobre a reciprocidade entre ensinar e pesquisar : uma análise metalinguística do livro Quantum theory de David Bohm. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2227-
dc.description.resumoDavid Joseph Bohm foi um físico norte-americano responsável por trabalhos relacionados à Física Teórica, Fundamentos da Mecânica Quântica e, até mesmo, à relação entre o conhecimento humano e a natureza. No presente trabalho desenvolvemos uma análise metalinguística sobre o enunciado didático de David Bohm para a Teoria Quântica expresso por meio do livro didático Quantum Theory (1951), elaborado a partir da experiência docente desenvolvida pelo autor ao longo da década de 1940. Para a análise metalinguística, nos apoiamos na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e, a partir disso, identificamos os elementos discursivos e epistêmicos que permeiam o enunciado de Bohm. Por fim, frente às características identificadas, discutimos a relação entre ensinar e pesquisar ciências. Buscamos, desse modo, caracterizar a reciprocidade como aspecto nuclear da dimensão pedagógico-formativa implicada em tal relação.por
dc.description.abstractDavid Joseph Bohm was an US physicist responsible for works related to Theoretical Physics, Fundamentals of Quantum Mechanics and the relationship between human knowledge and Nature. In the present work we develop a metalinguistic analysis on Bohm’s didactic utterance to Quantum Theory expressed through his textbook Quantum Theory (1951), elaborated from his teaching experience during the 1940s. For the metalinguistic analysis, we rely on Mikhail Bakhtin’s Philosophy of Language and identify the discursive and epistemic elements that permeate Bohm’s utterance. Finally, from the identified characteristics, we problematize the relationship between teaching and researching science, characterizing its core reciprocity of its pedagogical-formative dimension.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-05-23T18:43:07Z No. of bitstreams: 1 2022AfonsoWernerdaRosa.pdf: 668485 bytes, checksum: dbe673dd0d276144fb2d419dd1b2d5ab (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-23T18:43:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022AfonsoWernerdaRosa.pdf: 668485 bytes, checksum: dbe673dd0d276144fb2d419dd1b2d5ab (MD5) Previous issue date: 2022-05-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAquisição de linguagempor
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopor
dc.subjectTeoria quântica na literaturapor
dc.subjectCiência - Pesquisapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSobre a reciprocidade entre ensinar e pesquisar : uma análise metalinguística do livro Quantum theory de David Bohmpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022AfonsoWernerdaRosa.pdfDissertação de Afonso Werner da Rosa1.05 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.