Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBiazus, Marivane de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7054491112657174por
dc.contributor.advisor1Rosa, Cleci Teresinha Werner da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811799682690860por
dc.date.accessioned2022-05-20T18:06:25Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.identifier.citationBIAZUS, Marivane de Oliveira. Estratégias metacognitivas no ensino de física : análise de uma intervenção didática no ensino médio. 2021. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2223-
dc.description.resumoO estudo parte do entendimento de que a Física contemplada nos currículos escolares precisa fornecer condições aos estudantes para melhor compreender e explicar o mundo vivencial, mas que, ao mesmo tempo, deve oportunizar condições para que eles possam continuar aprendendo. Com base nessa premissa, identifica que no contexto do ensino médio alguns estudantes evidenciam dificuldades de compreensão dos conceitos desse componente curricular. Segundo a literatura especializada, tais dificuldades podem ser amenizadas mediante a ativação do pensamento metacognitivo durante a realização das atividades de aprendizagem. Ancoram essa constatação estudos da área de ensino de Física que apontam o uso do pensamento metacognitivo como um dos fatores que diferenciam os alunos que apresentam facilidade dos que relatam enfrentar dificuldades nessa disciplina. Em termos teóricos, a presente investigação é pautada por Rosa (2011) e seu conceito de metacognição, seus componentes e seus elementos, assim como e pelas discussões de Monereo e colaboradores (1994; 2001) sobre o uso de estratégias metacognitivas no contexto escolar. Apoiando-se nesse embasamento teórico, a pesquisa busca avaliar as contribuições de um processo de intervenção didática orientada por estratégias metacognitivas para mobilizar o pensamento metacognitivo dos estudantes, de modo a torná-los mais conscientes de seus conhecimentos e capazes de proceder a ações de autorregulação nas situações de aprendizagem. Como pergunta de pesquisa, coloca-se a seguinte questão: que efeitos são percebidos, nos e pelos estudantes, em termos da utilização do pensamento metacognitivo frente a um processo de intervenção didática em Física guiado por estratégias metacognitivas? Considerando que os estudantes com dificuldade de aprendizagem mencionam não recorrer ao pensamento metacognitivo durante as atividades didáticas, propõe-se uma reorganização das ações do componente curricular Física para que passem a envolver estratégias metacognitivas. A aplicação da proposta, organizada em seis encontros, promovidos em turno alternativo ao das aulas regulares, se restringe a um pequeno grupo de estudantes que relatam ter dificuldades de aprendizagem. Metodologicamente, o estudo está ancorado na perspectiva qualitativa, envolvendo a utilização de questionários pré e pós-teste, bem como a coleta de registros escritos e verbais feitos pelos estudantes durante a intervenção didática e, ao final de cada encontro, pela pesquisadora, que é também professora da turma. Os resultados estão dispostos em duas categorias estabelecidas a priori segundo o referencial teórico: conhecimento do conhecimento e controle executivo e autorregulador. Tais resultados apontam para a viabilidade da proposta, pois identificam que os estudantes procedem à mobilização de seus pensamentos por meio das ações didáticas adotadas durante os encontros. Todavia, isso ocorre de forma distinta para cada integrante do estudo e para cada elemento metacognitivo em análise.por
dc.description.abstractThe research starts with the recognition that some students who attend High School show difficulties in Physics comprehension, which can be eased through the activation of metacognitive thinking during the learning activities. Studies in the area of Physics that point to the use of metacognitive thinking as one of the factors that differentiate the students who show ease from those who have more difficulties in this subject bring up this premise. In theory, the present investigation is guided by the understanding of metacognition, of its components and elements by Rosa (2011) e through the discussions of Monereo and collaborators (1994; 2001) about the use of metacognitive strategies in the scholar context. Viewing that, the research aims to evaluate the contributions of a didactic intervention process oriented by metacognitive strategies to mobilize the metacognitive thinking of the students, in a way to make them more conscious of their knowledge and capable of proceeding action of self-regulation in learning situations. As research quotation is the following: which effects are noticed in the and by the students, in terms of metacognitive thinking, before a process of didactic intervention in Physics guided by metacognitive strategies? Considering the fact that the students with difficulties in learning mention not invoking the metacognitive thinking during the activities, a reorganization of actions of the Physics curricular component is proposed, so they start involving metacognitive strategies. The implementation of the proposal, which is organized in six meetings, promoted in alternative terms to the regular lessons, is restricted to a small group of students who claim to have learning difficulties. Methodologically, the study is anchored in the qualitative perspective, involving pre and post-test questionnaires, such as the collection of written and oral registration made by the students during the didactic intervention and at the end of each meeting by the researcher, who is the group’s teacher. The results point out to the viability of the proposal, since they identify that the students proceed to the mobilization of their thoughts by means of didactic actions adopted during the meetings. However, this occurs in a distinct way to each member of the research and to each metacognitive element in analysis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-05-20T18:06:25Z No. of bitstreams: 1 2021MarivaneOliveiraBiazus.pdf: 8485711 bytes, checksum: a6ba53e801fa6cbd091c4b7dae90f861 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-20T18:06:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021MarivaneOliveiraBiazus.pdf: 8485711 bytes, checksum: a6ba53e801fa6cbd091c4b7dae90f861 (MD5) Previous issue date: 2021-11-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectDidática Física (Ensino médio) - Estudo e ensinopor
dc.subjectAprendizagem por atividadespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstratégias metacognitivas no ensino de física : análise de uma intervenção didática no ensino médiopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021MarivaneOliveiraBiazus.pdfTese de Marivane de Oliveira Biazus5.01 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.