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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O cuidado nos territórios no contexto da pandemia : uma formação viva em ato
???metadata.dc.creator???: Lazaretto, Marina Pitágoras 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bertolin, Júlio Cesar Godoy
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Gonçalves, Carla Beatrice Crivellaro
???metadata.dc.description.resumo???: Em 2020 novos acontecimentos marcaram o mundo, especialmente na área da saúde. Um novo vírus atravessou seus diferentes “cantos” sem pedir licença, materializando-se na pandemia da Covid-19. Tal situação afetou a vida de todas as pessoas em diferentes dimensões. Evidenciando uma crise civilizatória e sanitária, diferentes atores foram convocados e tiveram que construir estratégias emergenciais para dar conta da diversidade de desafios que foram postos pela pandemia. No ensino superior, especialmente nas graduações em saúde, movimentos foram sendo feitos no sentido de convocar as Universidades para o seu compromisso social, particularmente na atuação como comunidades mais vulneráveis. Considerando o contexto imposto, este trabalho busca, de forma geral, compreender o potencial de uma estratégia de enfrentamento da pandemia como movimento inovador e qualificador da formação democrática e integral na área da saúde. A pesquisa apresenta um delineamento qualitativo e tem caráter exploratório. A coleta de dados ocorreu a partir da análise de materiais audiovisuais produzidos durante a execução de um projeto denominado “Projeto Redes de Cuidados Territoriais de Enfrentamento à Covid-19” (PRCT), estruturado a partir de uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo e o Município de Passo Fundo/RS. O projeto pesquisado envolveu estudantes, professores, funcionários, lideranças comunitárias e trabalhadores dos serviços de saúde, tendo como base teórica e pedagógica o quadrilátero da formação em saúde. Os dados passaram por análise qualitativa de discurso para compreensão dos sentidos da experiência vivenciada. As análises evidenciaram que a pandemia da Covid-19 tem sido um acontecimento carregado de ensinamentos, impulsionados pelos próprios desafios impostos por essa realidade. Ainda, considerando os aspectos que norteiam a reorientação da formação em saúde, destacou-se que o contato com o território e com as pessoas que compõem esses cenários, bem a experimentação de uma proposta de formação ancorada em uma pedagogia afetiva e implicada com as questões de vida encontradas fora dos muros da universidade, pode ser uma possibilidade geradora de convites que integrem ensino-serviço-comunidade e gestão. Essa conclusão, indica para a possibilidade de superar e de fazer transbordar as especificidades que ancoram as formações em saúde e fazer do SUS um sistema pleno e civilizador.
Abstract: In 2020, new events marked the world, especially in the area of health. A new virus crossed the “corners” of the world without asking permission, materializing in the Covid-19 pandemic. This situation affected all of our lives in different dimensions. Evidencing a civilizing and health crisis, different actors were summoned and had to build emergency strategies to deal with the diversity of challenges that were required by the pandemic. In high education, especially in health courses, movements were being made to call the Universities to their social commitment, particularly in working with the most vulnerable communities. Considering the context, this work seeks, in general, to understand the potential of a strategy to fight the pandemic as an innovative and qualifying movement for democratic and integral education in the area of health. The research has a qualitative design and is exploratory in nature. Data collection was based on the analysis of audiovisual materials produced during the execution of the project, which were anchored in the perspective of the quadrilateral of health education. The data underwent a qualitative discourse analysis, in order to understand the meanings of the lived experience. The analysis show the Covid-19 pandemic as an event laden with lessons, driven by the challenges imposed. Considering the aspects that guide the reorientation of health education, it is highlighted that the contact with the territory and with the people who make up these scenarios, as well as the formulation of training anchored in the perspective of an affective pedagogy and involved with the issues of life found outside the walls of the university, it is necessary and urgent to formulate invitations that integrate teaching-service-community and management to overcome and overcome the specificities that anchor training in health, and make the SUS a full and civilizing system.
Keywords: Educação
Saúde
Covid-19 (Doença)
Formação profissional
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LAZARETTO, Marina Pitágoras. O cuidado nos territórios no contexto da pandemia : uma formação viva em ato. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2197
Issue Date: 25-Aug-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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