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dc.creatorEstormovski, Renata Cecilia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5288825069833281por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661213429808142por
dc.date.accessioned2022-01-31T12:52:18Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationESTORMOVSKI, Renata Cecilia. Celebração do êxito e naturalização da precariedade do trabalho docente na educação básica : crítica a racionalidade neoliberal no Prêmio Educador Nota 10. 2021. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2172-
dc.description.resumoA forma como a educação se constitui na atualidade está em estreita relação com a racionalidade neoliberal que, como parte de suas prescrições, fortalece estratégias que aproximam a escola dos anseios do capital e tornam o trabalho docente uma atividade precarizada. Como se discute ao longo desta dissertação, premiações de professores inserem-se entre essas iniciativas, estabelecendo uma perspectiva particular quanto ao êxito na docência que, ao mesmo tempo em que celebra o sucesso de uma parcela dos professores, naturaliza as limitações impostas ao trabalho da categoria. Na direção de desenvolver essa hipótese, realiza-se uma análise qualitativa e documental acerca do Prêmio Educador Nota 10, em que são utilizados dois métodos complementares: a etnografia de redes e a análise de conteúdo. Intenta-se, a partir do estudo em tela, construir uma argumentação que esclareça o seguinte problema: Como a definição de êxito docente retratada no Prêmio Educador Nota 10 reforça conotações que colaboram com a naturalização da precarização do trabalho docente? Para respondê-lo, delineia-se como o objetivo da pesquisa investigar de que modo o Prêmio Educador Nota 10, por meio de uma definição particular de êxito docente, colabora com o reforço de concepções que naturalizam a precarização do trabalho do professor ao delegar somente à sua esfera de atuação individual o sucesso das práticas educativas. A dissertação divide-se em três seções principais (para além das considerações iniciais e finais). Na primeira, constroem-se os marcos teóricos que amparam a pesquisa, contextualizando as relações entre Estado, terceiro setor e educação na sociedade neoliberal visando compreender como, nesse movimento, o trabalho docente é concebido. Em seguida, discute-se o conteúdo da proposta do Prêmio Educador Nota 10, identificando os elementos apontados por ele como norteadores de uma prática docente exitosa e mapeando a rede política implicada nessa iniciativa. Por fim, analisa-se como a forma com que a premiação reconhece as experiências docentes se relaciona com o modo como a legislação prevê a valorização profissional do professor e a implementa, com implicações que favorecem a precarização do trabalho docente e sua consequente naturalização. Ao final, a hipótese definida para a pesquisa é confirmada, esclarecendo-se que iniciativas como o Prêmio em análise normalizam as desiguais condições nas quais os docentes da educação básica atuam, materializando divergentes perspectivas de valorização profissional e minimizando os efeitos da precariedade em seu trabalho.por
dc.description.abstractThe way in which education is constituted nowadays is closely related to the neoliberal rationality which, as part of its prescriptions, strengthens strategies that bring schools closer to the desires of capital and make teaching work a precarious activity. As discussed throughout this dissertation, teacher awards are included among these initiatives, establishing a particular perspective on success in teaching that, while celebrating the success of a portion of the teachers, naturalizes the limitations imposed on the work of category. In order to develop this hypothesis, a qualitative and documental analysis of the Prêmio Educador Nota 10 is carried out, in which two complementary methods are used: network ethnography and content analysis. Based on this study, the intention is to build an argument that clarifies the following problem: How does the definition of teacher success portrayed in the Prêmio Educador Nota 10 reinforce connotations that contribute to the naturalization of the precariousness of teaching work? To answer it, the objective of the research is to investigate how the Prêmio Educador Nota 10, through a particular definition of teaching success, collaborates with the reinforcement of conceptions that naturalize the precariousness of the teacher's work by delegating only the success of educational practices to their individual sphere of action. The dissertation is divided into three main sections (in addition to initial and final considerations). In the first, the theoretical frameworks that support the research are built, contextualizing the relations between the State, the third sector and education in neoliberal society, aiming to understand how, in this movement, the teaching work is conceived. Then, the content of the Prêmio Educador Nota 10 proposal is discussed, identifying the elements pointed out by him as guidelines for successful teaching practice and mapping the political network involved in this initiative. Finally, it is analyzed how the way in which the award recognizes the teaching experiences is related to the way in which the legislation provides for the professional valuation of the teacher and implements it, with implications that favor the precariousness of teaching work and its consequent naturalization. In the end, the hypothesis defined for the research is confirmed, clarifying that initiatives such as the award under analysis normalize the unequal conditions in which basic education teachers work, materializing divergent perspectives of professional valorization and minimizing the effects of precariousness in their work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-01-31T12:52:18Z No. of bitstreams: 1 2021RenataCeciliaEstormovski.pdf: 2561348 bytes, checksum: 7d49331cf0c0f0bdc5c0475ff03f5fbf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-31T12:52:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021RenataCeciliaEstormovski.pdf: 2561348 bytes, checksum: 7d49331cf0c0f0bdc5c0475ff03f5fbf (MD5) Previous issue date: 2021-08-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEducadores Neoliberalismopor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCelebração do êxito e naturalização da precariedade do trabalho docente na educação básica : crítica a racionalidade neoliberal no Prêmio Educador Nota 10por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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