Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2162
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma leitura montessoriana na escola da infância a partir da tríade criança, professor e ambiente
???metadata.dc.creator???: Corrêa, Caroline Hirt 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cenci, Angelo Vitório
???metadata.dc.description.resumo???: Em uma sociedade que valoriza demasiadamente a agilidade, a produtividade e os resultados, o tempo do acontecer da infância, dos seus processos singulares e dos seus encantos pelo/no mundo tendem a ser abafados pela pressa. Frente a essa realidade, a presente dissertação desenvolve-se na Linha de Pesquisa de Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. O seu objetivo, com base nos estudos de Maria Montessori, é aprofundar o tema da infância mediante a tríade criança, professor e ambiente, bem como as implicações da relação entre esses conceitos para um fazer pedagógico que respeite a infância e atente-se ao desenvolvimento integral das crianças. Para tanto, recorre-se à postura hermenêutica na relação com as fontes e materiais de estudo, e visa-se, por esse meio, a apresentação dos conceitos montessorianos. No percurso desenvolvido, além de situar a concepção de infância em Montessori, dentro do contexto de sua obra educacional, apresenta-se a tríade criança, professor e ambiente e procura-se indicar alguns de seus alcances e limitações na atualidade. Diante do exposto, conclui-se que essa tríade indica uma pedagogia das singularidades da infância e reconhece a potência que esse período do desenvolvimento carrega em si. Tal trindade auxilia a ultrapassar os preconceitos que enrijecem a aproximação do adulto e que, muitas vezes, subestimam a inteligência e as capacidades da criança. Constatou-se, portanto, que uma educação sensível, ética e estética, característica da concepção montessoriana, possibilita vislumbrar uma formação integral, bem como reconhecer, respeitar e criar melhores condições para o tempo do desenvolvimento da infância.
Abstract: In a society that overvalues agility, productivity and results, the time of childhood happening, its unique processes and its enchantment for the world tend to be smothered by haste. At this reality, this dissertation develops in Education Fundaments Research Line at Education Pos-graduation Program from Passo Fundo University. It aims, based on Maria Montessori studies, is to deepen the theme of childhood through child, teacher and environment tried, as well as the implications of the relationship between these concepts for a pedagogical practice that respects childhood and pays attention to integral children development. Therefore, it resorts to the hermeneutic stance in relation to the sources and study materials, as well as bibliographical research and the reconstruction of the Montessori concepts. In the developed course, in addition to situating the concept of childhood in Montessori inside the context of her educational work, it presents the child, teacher and environment triad and tries to indicate some of its current reach and limitations. Based on these considerations, it concludes that this triad indicates a pedagogy of childhood singularities and recognizes the potency that this period of development carries itself. This triad assists to exceed the prejudgments that stiffen the adult and that undervalue the child’s intelligence and capacity. Therefore, this study proves that a sensitive, ethics and aesthetic education, particulars from Montessori conception, allows gleam an integral formation, as well as knows, respect and create better conditions to childhood development time.
Keywords: Crianças
Educação
Análise de interação em educação
Educadores
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CORRÊA, Caroline Hirt. Uma leitura montessoriana na escola da infância a partir da tríade criança, professor e ambiente. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2162
Issue Date: 29-Jul-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021CarolineHirtCorrea.pdfDissertação de Caroline Hirt Corrêa686.33 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.