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dc.creatorLauer, Munir José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4833766165455151por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661213429808142por
dc.date.accessioned2022-01-28T13:05:25Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationLAUER, Munir José. Dos pioneiros do MST às políticas educacionais do campo : uma narrativa a partir da ocupação da Fazenda Annoni. 2021. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2161-
dc.description.resumoEsta Tese narra, sob o ponto de vista do sujeito histórico, o processo de influência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na construção/elaboração das políticas educacionais do Campo. Para tanto, investiga, aponta e interpreta os indicativos da presença e da influência do MST, na configuração das atuais políticas educacionais do Campo. Tendo como ponto de partida a ocupação da antiga Fazenda Annoni, em 29 de outubro de 1985, no município de Pontão/ RS, o presente estudo, amparado no método histórico-dialético, evidencia a hipótese que, as políticas de educação do Campo existentes hoje, são frutos prioritários, dos movimentos e processos deflagrados pelo MST, a partir da ocupação da Fazenda Annoni. Situando o contexto investigativo, entre o período de 1985 a 2018, a lógica teórica dessa investigação assenta-se primeiramente no aspecto dos sujeitos e, posteriormente, no da organização coletiva. Esta tese, parte de um cenário micro – dos sujeitos da Fazenda Annoni e das experiências formativas primeiras – e gradativamente avança para um cenário macro – dos processos formativos enquanto pertencente à uma organização social de massas, da educação no/do MST e das políticas educacionais do Campo. Pretende-se desde o início, estabelecer uma linha temporal, cronológica de fatos – dos sujeitos, da organização coletiva, da formação, da educação, e das políticas educacionais do Campo. De caráter qualitativo, a pesquisa caracteriza-se em ser bibliográfica/documental, apresentando traços de uma pesquisa autobiográfica. De modo específico o estudo: descreve quem eram os sujeitos pioneiros que participaram da ocupação da Fazenda Annoni, bem como o processo formativo das lideranças desse fato histórico. É demonstrado como ocorreram as experiências formativas dos agricultores sem-terra no acampamento da Annoni, desde os núcleos de base, passando pela influência da fé cristã, até o processo formativo subjetivo e coletivo de (re)construção da identidade social. Dimensiona-se os conflitos de interesses dos sem-terra durante o processo de desmembramento do acampamento central até o assentamento em definitivo; discorre-se sobre as experiências educativas primeiras, desenvolvidas no acampamento, que resultaram nas escolas atuais; descreve-se o processo de formação da identidade do sem-terra ao Sem Terra; explicita-se a educação no/do Movimento Sem Terra e sua relação direta com as políticas educacionais do Campo. Por fim, aborda-se a política pública e a educação no/do MST. Conclui-se que a Educação do Campo, surge por intermédio direto do MST. E as assertivas para essa afirmativa, são duas. A primeira explicação é totalmente inerente aos processos formativos e educativos promovidos pelo próprio MST em suas ações práticas. Isso condiz tanto com todo o caminho iniciando ainda no primeiro ano de acampamento da Fazenda Annoni, quanto com as experiências primeiras em educação, depois concretizadas nas escolas dos assentamentos país afora. A segunda explicação, menciona da trajetória específica (de organização e de capacitação) do trabalho com educação escolar do MST, numa visão cronológica nacional, perceptível em documentos. Nesse contexto dá-se ênfase a doze políticas e a trinta e três documentos. E é justamente, nesses dois pontos - na gênese das políticas em si e nos documentos – que encontramos os indicativos da presença e da influência do MST, na configuração das atuais políticas educacionais do Campo.por
dc.description.abstractThis Thesis narrates, under the historical subject standpoint, the process of influence of the Landless Rural Workers Movement (MST) in the construction/creation of the educational policies of the Field. Hence, it investigates, indicates, and interprets the signs of the presence and influence of MST on the establishment of current educational policies of the Field. Considering a starting point the occupation of the former Annoni Farm on October 29, 1985, in the city of Pontão, RS, Brazil, the present study, supported by the historical and dialectical method, evidences the hypothesis that the existing educational policies of the Field are priority results of the movements and processes triggered by the MST, since the occupation of the Annoni Farm. Placing the investigative context between 1985 and 2018, the theoretical logic of this investigation is primarily based on the aspect of the subjects and later the collective organization. This thesis starts from a micro scenario of the subjects from the Annoni Farm and primary formative experiences, and gradually advances to a macro scenario of the formative processes while belonging to a social organization of the masses, education in/of MST, and educational policies of the Field. It is intended, from the beginning, to establish a time and chronological line of the facts - of subjects, collective organization, formation, education, and educational policies of the Field. The research is qualitative and characterized as bibliographical/documentary, presenting traces of an autobiographical study. Specifically, the study describes the pioneers who participated in the occupation of the Annoni Farm, as well as the formative process of leadership in this historical fact. The study shows how the formative experiences of landless farmers at the Annoni camp were from the base centers, passing through the influence of the Christian faith, up to the subjective and collective formative process of (re)construction of the social identity. The thesis measures the conflicts of interest of landless farmers during the disruption process of the main camp up to the definite settlement, discusses primary educational experiences developed at the camp that resulted in the current schools, describes the process of identity formation of landless farmers into Landless Farmers, and explains education in/of the Landless Movement and its direct relationship with the educational policies of the Field. Lastly, it addresses the public policy and education in/of MST. It is concluded that Education of the Field is directly mediated by the MST. There are two assertions for this affirmation. The first explanation is completely inherent to the formative and educational processes promoted by the MST in their practices. This agrees with both the entire path started in the first year of the Annoni Farm camp and the primary education experiences later implemented in the schools of settlements across Brazil. The second explanation mentions the specific trajectory (of organization and training) of the school educational work of the MST, in a national chronological view that is noticed in documents. In this context, 12 policies and 33 documents stand out. It is exactly in these two aspects - the creation of policies and the documents - that are found signs of the presence and the influence of MST on the establishment of the current educational policies of the Field.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-01-28T13:05:25Z No. of bitstreams: 1 2021MunirJoseLauer.pdf: 4845609 bytes, checksum: dbe5caf78721c5a7dba4857a0132be60 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-28T13:05:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021MunirJoseLauer.pdf: 4845609 bytes, checksum: dbe5caf78721c5a7dba4857a0132be60 (MD5) Previous issue date: 2021-06-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDos pioneiros do MST às políticas educacionais do campo : uma narrativa a partir da ocupação da Fazenda Annonipor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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