Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBatistela, Fernanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5388114438088803por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2022-01-27T19:26:16Z-
dc.date.issued2021-09-06-
dc.identifier.citationBATISTELA, Fernanda. A estratégia metacognitiva procedimental com influências do pensamento computacional: um estudo de caso. 2021. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2158-
dc.description.resumoEste estudo objetiva propor uma Estratégia Metacognitiva Procedimental com Influências do Pensamento Computacional. Procura responder à seguinte questão: como os aprendizes executam o controle estratégico de sua aprendizagem mediante os pensamentos metacognitivo e computacional? Para dar conta desse cenário, produziu-se a Estratégia Metacognitiva Procedimental com influências do Pensamento Computacional (EMPPC), uma metodologia que resulta em um plano de ação para a autonomia na tomada de decisões na busca do controle pleno da aprendizagem. A produção de planos é guiada por questionamentos estratégicos em que se relacionam duas formas de pensar, a saber: o pensamento metacognitivo, em seus componentes de ação - planejamento, regulagem e avaliação - e o pensamento computacional, mediante seus quatro pilares: decomposição, abstração, algoritmo e reconhecimento de padrões. Para viabilizar a produção dessa Estratégia para a pesquisa empírica, observaram-se atividades semanais no campo da programação e da robótica com estudantes do ensino fundamental, no decorrer de três anos e meio. O referencial teórico abarca as vertentes do pensamento construtivista e construcionista, enfatizando-se o processo de aprendizagem que norteia os estudos de Jean Piaget. O recurso tecnológico e pedagógico utilizado para a resolução dos problemas foi a robótica. Foram realizados estudos de caso em dois contextos: um presencial, com objetivo exploratório, e outro virtual, a partir do qual se realizou a busca principal. Utilizando-se de protocolos de observação, entrevistas e questionários com os aprendizes e pesquisadores envolvidos, o estudo revela que o uso deliberado e planificado de um plano de ação guiado pela EMPPC conduz o aprendiz a um domínio estratégico em que o mestre vai progressivamente se tornando mais desnecessário e, portanto, impulsiona o controle pleno da sua aprendizagem. Os resultados mostraram também que há limitações no campo científico, sobretudo relacionando essas duas formas de pensar - metacognitiva e computacional, bem como estratégias pedagógicas que motivem os aprendizes a serem autônomos em seus processos de aprendizagem. Portanto, a execução do controle estratégico da aprendizagem mediante os pensamentos metacognitivo e computacional torna-se um assunto de interesse científico e, ao mesmo tempo, desafiador para novos estudos.por
dc.description.abstractEste estudio tiene el objetivo de proponer una Estrategia Metacognitiva Procedimental con influencias del Pensamiento Computacional. Busca responder a la siguiente pregunta: ¿cómo ejecutan los aprendices el control estratégico de su aprendizaje mediante los pensamientos metacognitivos y computacionales? Para dar cuenta de ese escenario, se desarrolló la Estrategia Metacognitiva Procedimental con influencias del Pensamiento Computacional (EMPPC), una metodología que resulta en un plan de acción para la autonomía en la toma de decisiones, en la búsqueda del control pleno del aprendizaje. La producción de planes es favorecida por cuestionamientos estratégicos en los que se relacionan dos formas de pensar, a saber: el pensamiento metacognitivo, em sus componentes de acción - planificación, regulación, evaluación - y el pensamiento computacional, mediante sus cuatro pilares: descomposición, abstracción, algoritmo y reconocimiento de patrones. Para llevar a cabo la producción de esa Estrategia para la investigación empírica, se observaron actividades semanales en el campo de la programación y de la robótica con estudiantes de la enseñanza fundamental, en el transcurso de tres años y medio. El referencial teórico abarca las vertientes del pensamiento constructivista y construccionista, enfatizando el proceso de aprendizaje que guían los estudios de Jean Piaget. El recurso tecnológico y pedagógico utilizado para la resolución de los problemas fue la robótica. Se llevaron a cabo estudios de caso en dos contextos: uno presencial, con objetivo exploratorio, y otro virtual, desde el cual se realizó la búsqueda principal. Utilizando protocolos de observación, entrevistas y cuestionarios con los aprendices y investigadores involucrados, el estudio revela que el uso deliberado y planificado de un plan de acción guiado por el EMPPC conduce al aprendiz a un dominio estratégico en el que el maestro va, progresivamente, cada vez más innecesario y por lo tanto se impulsa el control pleno de su aprendizaje. Además, los resultados mostraron que hay limitaciones en el campo científico, sobre todo en la relación entre estas dos formas de pensar - metacognitiva y computacional, así como en las estrategias pedagógicas que motivan a los aprendices a ser autónomos en sus procesos de aprendizaje. Por lo tanto, se convierte en un tema de interés científico al mismo tiempo que un desafio para nuevos estudios.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-01-27T19:26:16Z No. of bitstreams: 1 2021FernandaBatistela.pdf: 5212491 bytes, checksum: ccfc8297ddd9dd7ace3865e685dce094 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-27T19:26:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021FernandaBatistela.pdf: 5212491 bytes, checksum: ccfc8297ddd9dd7ace3865e685dce094 (MD5) Previous issue date: 2021-09-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectComputaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA estratégia metacognitiva procedimental com influências do pensamento computacional : um estudo de casopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021FernandaBatistela.pdfTese de Fernanda Batistela5.7 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.