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???metadata.dc.type???: Tese
Title: As capabilities profissionais para o bem público valiosas aos egressos de stricto sensu das Universidades Comunitárias do sul do Brasil
???metadata.dc.creator???: Fortunato, Raquel Paula 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bertolin, Júlio Cesar Godoy
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese busca inicialmente compreender a Capability Approach (Abordagem da Capacitação ou CA), segundo o pensamento seniano e nussbaumiano e a operacionalização desta estrutura de avaliação da qualidade de vida. Com foco no papel benéfico da educação para o desenvolvimento humano e no conhecimento como um bem público, cuja provisão é fundamental para promover o bem-estar dos indivíduos, o trabalho recorre e complementa seu arcabouço teórico com a orientação do Public Good Professional Capabilities Index (Índice de Capacitações Profissionais para o Bem Público ou PCI), de Walker e McLean (2013). Dada as contribuições já existentes na literatura sobre o tema, o objetivo central do estudo é verificar se os egressos de stricto sensu das instituições comunitárias estão comprometidos com o desenvolvimento humano, com os valores democráticos e com a justiça social, como prevê os princípios constitutivos e formativos da universidade que os titulou. Logo, a tese tem como problema de pesquisa investigar se os mestres e doutores egressos das universidades comunitárias reconhecem as capabilities profissionais para o bem público como importantes ou valiosas no seu modo de ser e fazer profissional, e ainda se promovem e expandem estas capacitações com os outros na sociedade. Para tanto, explora o index junto a estes cientistas e professores de nível superior, procurando identificar se agem ou estão propensos a agir para o bem público, a fim de reduzir as desigualdades e as injustiças no mundo, uma vez que é recomendável ou socialmente desejável que estejam comprometidos com as questões públicas da sociedade. Essa identificação deve-se ao fato de tal comprometimento dever ser congruente com os princípios constitutivos da instituição comunitária e também com os elementos centrais da abordagem das capacitações. Coerentes com os propósitos do estudo, construímos um caminho metodológico apropriado à pesquisa qualitativa, guiando-nos pelas proposições de Neuman (2014) e criando uma sequência com dez passos para conduzir a investigação. Com auxílio do método Delphi submetemos o index de Walker e McLean (2013) ao escrutínio crítico de especialistas e adequamos a lista ao contexto do estudo. Ajustado o referido índice, construímos um modelo único e legítimo de avaliação com seis capacitações profissionais ‘pró-bem-público’ à pós-graduação (PG) das Instituições de Ensino Superior (IES) Comunitárias. O modelo foi aplicado junto a três universidades comunitárias e em sete programas de Pós-graduação stricto sensu de distintos campos profissionais. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas realizadas com egressos - mestres e doutores - e foram analisados e interpretados com o auxílio das práticas discursivas e à luz da teoria existente sobre o tema. Os resultados evidenciam que os pós-graduados de stricto sensu reconhecem o conjunto das capacitações profissionais para o bem público como imprescindíveis à constituição e formação de um bom profissional. No entanto, eles também reconhecem que ainda não expandem plenamente estas capacitações e que podem produzir mais bens e serviços relevantes à sociedade, uma vez que se percebem como agentes responsáveis e aptos a promoverem o bem público. Essa constatação indica que os PPGs das IES comunitárias investigadas contribuem e desenvolvem uma formação e preparo para o bem público de seus egressos. Por fim, entendemos que a abordagem das capacitações e o índice de capacitações profissionais para o bem público podem consubstanciar-se como uma potente ferramenta para o Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) brasileiro alcançar seus objetivos e fortalecer o seu papel social e consideramos ainda que este estudo pode ser útil às instituições comunitárias, sobretudo para corroborar sua missão histórica de desenvolvimento regional e compromisso social.
Abstract: This dissertation seeks to understand the Capability Approach according to the Senian and Nussbaumian approach and the operationalization of this quality-of-life assessment structure. Focusing on the beneficial role of education for human development and knowledge as a public good, the provision of which is essential to promote the well-being of individuals, the study draws on and complements its theoretical framework with guidance from the Public Good Professional Capabilities Index by Walker and McLean (2013). Given the contributions in the literature on the subject, the main objective of this study is to verify whether graduates from community institutions are committed to human development, democratic values, and social justice, as well as its constitutive and formative principles. Therefore, this dissertation seeks to know if the masters and doctors from community universities recognize the professional capabilities for the public good as essential or valuable in their way of being and doing professionally and promote and expand these capabilities to society. For that, explores the normative index with these scientists and professors, trying to identify if they act or are willing to for the public good, to reduce the inequalities and injustices in the world since it is recommendable or socially desirable that they are committed to the public issues of society. This identification is because such commitment must be congruent with the constitutive principles of the community institution and with the central elements of the capability approach. According to the purposes of the study, we built an appropriate methodological path for qualitative research. To this end, we were guided by the propositions of Neuman (2014) and created a ten-step sequence to conduct the investigation. Using the Delphi method, we submitted the Walker and McLean (2013) index to critical scrutiny by experts and adapted the list to the study context. Once the index was adjusted, we built a unique and legitimate assessment model with six “pro-public-good” professional qualifications for postgraduate studies at Community Higher Education Institutions. The model was applied to three community universities and seven postgraduate programs in different professional fields. Data were produced through interviews carried out with graduates (masters and doctors) and were analyzed and interpreted with the aid of discursive practices and in the light of existing theory on the subject. The results show that postgraduates recognize the set of professional qualifications for the public good as essential to the constitution and training of the good professional. However, they also recognize that they still do not fully expand these capabilities and can produce more goods and services relevant to society since they perceive themselves as responsible agents and capable of promoting well-being. This finding indicates that the postgraduate programs of Community Higher Education Institutions investigated contribute and develop training and preparation for the public good of their graduates. Finally, we understand that the capability approach and Public Good Professional Capabilities Index can become a powerful tool for the Brazilian National Graduate Program to achieve its goals and strengthen its social role. We also believe that this study can be useful to community institutions, especially to support their historic mission of regional development and social commitment.
Keywords: Educação - Aspectos sociais
Bem-estar social
Universidades e faculdades comunitárias
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: FORTUNATO, Raquel Paula. As capabilities profissionais para o bem público valiosas aos egressos de stricto sensu das Universidades Comunitárias do sul do Brasil. 2021. 287 f. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2154
Issue Date: 26-Aug-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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