Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Ana Cláudia Tasso dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927787805268657por
dc.contributor.advisor1Rosa, Cleci Teresinha Werner da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/281179968269086por
dc.date.accessioned2021-05-25T22:58:33Z-
dc.date.issued2020-08-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Cláudia Tasso dos. Metacognição e atividades experimentais em ciências: cenários da produção em periódicos estrangeiros. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2038-
dc.description.resumoPesquisadores têm indicado a possibilidade de reorientação das ações didáticas a partir da perspectiva da tomada de consciência dos estudantes sobre seus próprios conhecimentos e o posterior controle executivo e autorregulador sobre as ações, entendido por Flavell (1976) como “metacognição”. Apesar de estudos promissores estarem fazendo essa associação com o campo das Ciências, particularmente em relação às atividades experimentais, identificamos poucos trabalhos na literatura brasileira preocupados em discutir tal aproximação e verificar em situações de sala de aula suas possibilidades e contribuições para qualificar a aprendizagem. Frente a esse quadro, elaboramos a seguinte a pergunta de investigação: Quais são as características identificadas nas pesquisas estrangeiras que vinculam a metacognição com as atividades experimentais no ensino de Ciências? A partir dela, foi estabelecido como objetivo do estudo analisar a associação entre atividades experimentais e metacognição na produção da área publicizada por periódicos estrangeiros. Para tanto, desenvolvemos um estudo do tipo “estado do conhecimento”, cujas fontes foram identificadas na base ERIC, a partir de descritores previamente selecionados, totalizando um conjunto de 19 artigos publicados em língua inglesa. As características gerais e metacognitivas das pesquisas foram apontadas em categorias. Os artigos foram apresentados por ano, revista periódica, distribuição geográfica, nível de ensino, campo do conhecimento e abordagem metodológica utilizada nas investigações. Dentre as características metacognitivas, foi abordado o lugar da metacognição, o ambiente de aprendizagem relacionado à metacognição, a organização didático-metodológica das atividades experimentais e o entendimento de metacognição. Os resultados evidenciam que as pesquisas sobre a metacognição associadas a atividades experimentais em Ciências continuam em crescimento e têm sido publicadas principalmente em cinco periódicos, quais sejam: International Journal of Science Education, Chemistry Education Research and Practice, Journal of Chemical Education, Journal of Technology and Science Education e The Science Teacher. Elas estão sendo realizadas, com maior frequência, nos Estados Unidos e aparecem enfocando o ensino de Química na Graduação sob uma perspectiva qualitativa. A organização didático-metodológica presente na maioria dos artigos foi a atividade experimental investigativa em laboratórios reais, realizadas em grupo e sob a orientação de um professor. Em relação às características metacognitivas, destaca-se que a metacognição ocupou um lugar de centralidade em práticas modificadas. O conceito de metacognição predominante na análise dos resultados dessas investigações foi o relacionado às ações regulatórias do pensamento (autorregulação), utilizadas para planejar, monitorar e avaliar este pensamento e a aprendizagem dos estudantes.por
dc.description.abstractResearchers have indicated the possibility of reorientation of didactic actions from the perspective of students’ recognition of their own knowledge and the subsequent executive and self-regulate control of actions, presented by Flavell (1976) as “metacognition”. Although promising studies are making this association with the field of Sciences, particularly concerning experimental activities, we have identified few articles in Brazilian literature concerned with discussing this approach and verifying in real classroom situations their possibilities and contributions to qualify the learning process. Facing this frame, we elaborate the following research question: What are the characteristics identified in foreign research that links metacognition with experimental activities in Science teaching? From it, it is established as the objective of this study to analyze the association between experimental activities and metacognition in the production of the area published by foreign journals. Therefore, a “state of the knowledge” research was developed, in which was identified in ERIC database, from previously selected descriptors, a set of 19 articles published in English. The general and metacognitive characteristics of the researches were pointed out. The articles were presented by year, periodical magazine, geographic distribution, level of education, the field of knowledge and the methodologic approach used in the investigations. Among the metacognition characteristics, was pointed out the place of metacognition, learning environment related to metacognition, didactic-methodological organization of experimental activities and understanding of metacognition. The results show that research on this topic continues to grow and has been published mainly in five journals, namely: International Journal of Science Education, Chemistry Education Research and Practice, Journal of Chemical Education, Journal of Technology and Science Education and The Science Teacher. They are being carried out, more frequently, in the United States focusing on the teaching of Chemistry in College from a qualitative perspective. The didactic-methodological organization present in most articles was the inquiry experimental activity in real laboratories, carried out in groups of students and under the guidance of a teacher. Regarding the metacognitive characteristics, we highlight that metacognition played a central role in modified practices. The predominant concept of metacognition in the analysis of the results of these investigations was the regulatory actions of thought (self-regulation) used to plan, monitor and evaluate students’ thinking and learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2021-05-25T22:58:33Z No. of bitstreams: 1 2020AnaClaudiaTassodosSantos.pdf: 869993 bytes, checksum: 269bc3a18c8d8dd296cbf4e10e890133 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-25T22:58:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020AnaClaudiaTassodosSantos.pdf: 869993 bytes, checksum: 269bc3a18c8d8dd296cbf4e10e890133 (MD5) Previous issue date: 2020-08-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMetacognição e atividades experimentais em ciências: cenários da produção em periódicos estrangeirospor
dc.title.alternativeMetacognition and experimental activities in science: production scenarios in foreign journalseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020AnaClaudiaTassodosSantos.pdfDissertação de Ana Cláudia Tasso dos Santos1.11 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.