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dc.creatorVieira, Luis Duarte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7976977535305715por
dc.contributor.advisor1Darroz, Luiz Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775138857066526por
dc.date.accessioned2021-02-19T21:15:38Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationVIEIRA, Luis Duarte. O ensino de probabilidade no contexto da BNCC e à luz dos princípios da teoria da aprendizagem significativa crítica. 2020. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1955-
dc.description.resumoO presente texto refere-se à dissertação de mestrado, constituindo-se de um estudo investigativo no curso de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade de Passo Fundo (UPF). A problemática que gerou o presente estudo considera o novo contexto educacional do país, marcado pela BNCC e a orientação de que toda a educação deve organizar-se para desenvolver competências. Esse cenário exige uma crítica por parte dos professores e, mais que nunca, a necessidade de garantir processos de aprendizagem que sejam significativos e críticos é um imperativo. Considerando tal necessidade, buscou-se o aporte teórico na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), de Marco Antônio Moreira, a fim de responder o seguinte questionamento: Quais as potencialidades de uma sequência didática, estruturada à partir da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, em um contexto de BNCC, na visão de professores de matemática?. Para responder a esse questionamento, construiu-se um produto educacional, uma sequência didática para abordar os conceitos básicos de probabilidade, para o sexto ano do Ensino Fundamental. A proposta foi elaborada à luz dos princípios da TASC, assumidos como potente caminho metodológico para gerar aprendizagens significativas e críticas, e é constituída de onze encontros. Essa proposta, em virtude da pandemia da COVID-19, foi apresentada a professores de matemática por meio de um minicurso online, efetivando uma pesquisa de natureza qualitativa e classificada como pesquisa-ação, com o objetivo de analisar, a partir da percepção de professores de matemática, uma sequência didática, pautada sob os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), de conceitos de probabilidade para o sexto ano do Ensino Fundamental no contexto de implementação da BNCC. Para tal, analisou-se os dados obtidos por meio de um questionário e das entrevistas parcialmente estruturadas, em quatro categorias de análise: metodologia, aplicabilidade, processos de aprendizagem e considerações diversas sobre o produto educacional. Os resultados obtidos indicam que o produto possui uma metodologia adequada, é aplicável com alunos do Ensino Fundamental, se relaciona com os princípios da TASC e pode gerar aprendizagens significativas e críticas. Por fim, salienta-se que essa dissertação vai acompanhada do produto educacional elaborado, disponibilizado em .por
dc.description.abstractThis text refers to a master's dissertation, constituting by an investigative study in the professional master's course in Science and Mathematics Teaching of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECM), from the University of Passo Fundo (UPF). The problem that generated the present study considers our country, new educational context , marked by BNCC and the orientation that all education process must be organized to develop skills. This scenario requires criticism from teachers, and, more than ever, the need to guarantee learning processes, considered and defined is an imperative. Such a necessity, has been sought the theoretical contribution in the Theory of Critical Meaningful Learning (TASC), by Marco Antônio Moreira, in order to answer the following question: “What are the potentialities of a didactic sequence, structured from the Theory of Critical Meaningful Learning? , in a BNCC context, in the view of mathematics teachers? ”. To answer this question, an educational product have been built, a didactic sequence to address the basic concepts of probability, for the sixth year of Elementary School. The proposal developed in the light of the principles of TASC, assumed as a powerful methodological way to generate related and critical learning, and is found in eleven meetings. This proposal, due to the COVID-19 pandemic, was presented to mathematics teachers through an online course, carrying out a qualitative research and selected as an action research, with the aim of analyzing, from the perspective of teachers of mathematics, a didactic sequence, based on the principles of Critical Meaningful Learning Theory (TASC), of concepts of probability for the sixth year of Elementary Education in the context of BNCC implementation. To this end, the data obtained through a questionnaire and structured specifications analyzed in four categories of analysis: methodology, applicability, learning processes and various considerations about the educational product. The results obtained indicate that the product has a use, is applicable to elementary school students, is related to the principles of TASC and can generate relevant and critical learning. Finally, it should be noted that this dissertation is accompanied by the educational product developed, acesseng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-02-19T21:15:38Z No. of bitstreams: 1 2020LuisDuarteVieira.pdf: 19158966 bytes, checksum: 6396b4f52607fbdcde06f2b30030f67e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-19T21:15:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020LuisDuarteVieira.pdf: 19158966 bytes, checksum: 6396b4f52607fbdcde06f2b30030f67e (MD5) Previous issue date: 2020-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO ensino de probabilidade no contexto da BNCC e à luz dos princípios da teoria da aprendizagem significativa críticapor
dc.title.alternativeThe teaching of probability in the context of BNCC and in the light of the principles of critical significant learning theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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