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dc.creatorDala Santa, Fernando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3835954999560986por
dc.contributor.advisor1Cenci, Angelo Vitório-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.date.accessioned2020-02-12T18:13:05Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.citationDALA SANTA, Fernando. A educação como mediadora entre filosofia e política na República de Platão. 2019. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1883-
dc.description.resumoO presente trabalho é o resultado de uma pesquisa teórico-bibliográfica de cunho hermenêutico e investiga o modo como se articulam política e filosofia na configuração do Estado ideal descrito na República de Platão. Defendemos a hipótese de que Platão encontra, por meio da educação, uma via para congregar filosofia e política, tornando o anseio por uma pólis racionalmente constituída um intento humanamente factível. Sob este viés não podemos ler a República isolada do contexto material e sócio-intelectual em que foi gerada, tampouco absolutizar aspectos de ordem transcendente, que fazem do diálogo mera teorização vazia, vertida em proposição utópica ou dogmática. Tendo por fio condutor a busca pela essência da justiça, a República estabelece a necessidade de uma profunda e radical reforma na pólis, o que leva o diálogo à premência de um Estado perfeitamente constituído a servir como antítese dos modelos políticos inautênticos. Isso faz com que a crítica platônica à degenerada democracia ateniense ganhe contornos decisivos. O único modo de efetivar a aproximação entre idealidade e materialidade é a elevação da sabedoria ao status de legitimadora do poder. O primado de um governo filosófico revela-se a pedra de toque de toda a estrutura argumentativa político-educacional da obra, a ser garantido por um modelo educacional criteriosamente estabelecido. O governante-filósofo, ao final do processo formativo, teria em graus equânimes o conhecimento teórico da filosofia e o domínio da técnica política em suas feições práticas. Conclui-se que é a educação que une e harmoniza política e filosofia, aproxima o homem da sua porção divina e faz da Kallípolis um projeto factível na essência dos seus pressupostos fundamentais. Em suma, na República a educação configura a condição real para a edificação da Cidade ideal.por
dc.description.abstractThe present work is the result of a theoretical and bibliographical research of hermeneutic nature that investigates the way in which politics and philosophy are articulated in the configuration of the ideal State described in the Plato's Republic. We defend the hypothesis that Plato finds through education a way to bring politics and philosophy together, making the yearning for a rationally constituted pólis a humanly feasible attempt. Under this bias, we can not read the Republic isolated from the material and socio-intellectual context in which it was generated, nor to absolutize aspects of a transcendent order that make dialogue merely empty theorized, expressed in a utopian or dogmatic proposition. Having as its guiding principle the quest for the essence of justice, the Republic establishes the need for a profound and radical reform in the polis, which leads the dialogue to the urgency of a perfectly constituted state to serve as the antithesis of inauthentic political models. In this context, the Platonic critique of the degenerate Athenian democracy gains decisive contours. The only way to bring about the approximation between ideality and materiality is the elevation of wisdom to the status of legitimizing power. The primacy of a philosophical government is the cornerstone of the entire argumentative political-educational structure of the work, to be guaranteed by a carefully established educational model. The philosopher-ruler, at the end of the formative process, would have in equal degrees the theoretical knowledge of philosophy and the mastery of political technique in its practical features. It is education that unites and harmonizes politics and philosophy, brings man closer to his divine portion and makes Kallípolis a feasible project in the essence of its fundamental presuppositions. In short, in the Republic education constitutes the real condition for the building of the ideal City.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2020-02-12T18:13:05Z No. of bitstreams: 1 2019FernandoDalaSanta.pdf: 1425671 bytes, checksum: 4eab32585be7209147abfc67a1f48009 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-12T18:13:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019FernandoDalaSanta.pdf: 1425671 bytes, checksum: 4eab32585be7209147abfc67a1f48009 (MD5) Previous issue date: 2019-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação como mediadora entre filosofia e política na República de Platãopor
dc.title.alternativeEducation as a mediator between philosophy and politics in Plato's Republiceng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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