Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1779
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTimmermann, Rafael de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0969634023515698por
dc.contributor.advisor1Toldo, Claudia Stumpf-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927613573357678por
dc.date.accessioned2019-09-17T17:37:55Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.citationTIMMERMANN, Rafael de Souza. Ensinar língua estrangeira é ensinar a viver: proposições enunciativas como base teórico-metodológica para o fazer docente dos professores de língua estrangeira. 2019. 139 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1779-
dc.description.resumoPropomo-nos, neste trabalho, a dedicar atenção ao ensino de línguas sob um viés enunciativo, isto é, tentamos dar sustentação à tese de que a Teoria da Enunciação comporta noções basilares que contribuem como aparato teórico para as escolhas que os professores fazem ao optarem por abordagens, métodos e técnicas, no que tange ao ensino de língua estrangeira como prática humana e o seu próprio fazer docente. Para isso, realizamos um estudo teórico acerca da Teoria da Enunciação, a qual encontramos em textos de Émile Benveniste presentes nos Problemas de Linguística Geral I e II, e, a partir da leitura dos seus textos, apresentamos proposições que constroem uma base teórica para uma concepção enunciativa de língua para o ensino de língua estrangeira (inglês). O percurso que realizamos para culminar em tais proposições começa em uma retomada histórica sobre o ensino de línguas estrangeiras no Brasil e a situação atual. Na sequência, construímos uma explanação sobre métodos de ensino de língua estrangeira, os quais, apesar de ensinarem língua estrangeira, são parte do problema que levantamos: os métodos em si não apresentam uma concepção de língua suficiente que dê suporte para as decisões que os professores precisam tomar ao prepararem e aplicarem suas aulas. Com o problema delineado, apresentamos ao leitor a Teoria da Enunciação, bem como o autor Émile Benveniste. Por fim, deslocamos conceitos dessa teoria e sugerimos que, de acordo com nossa percepção, as noções de o que é língua, como funciona a língua e para que serve a língua compõem uma base teórico-metodológica para que o professor tome suas decisões e, com isso, opte por posturas docentes, ressignificando-as, com base em uma concepção de língua. Entendemos que essa base se sustenta, uma vez que propõe uma língua que fornece um aparelho repleto de formas que possibilitam ao aluno perceber o mundo ao seu redor e ter a possibilidade de exteriorizar o seu pensamento em um diálogo com outras pessoas: através da língua há possibilidade de sociedade e de interação entre os homens. Defendemos, assim, que o ensino de língua estrangeira deve ser baseado em uma concepção de língua que a compreenda como esse aparelho que, cada vez utilizado, enunciado, será novo, receberá novos sentidos, e que tem por finalidade, servir para que o aluno possa viver, não só através da língua materna, mas, da mesma forma, por meio da língua estrangeira.por
dc.description.abstractThis work aims to show, through analyzes of four Calvin & Hobbes comic strips (WATTERSON, 2014), the possible interface between the dialogical and the argumentative conceptions of language, in relation to the construction movement of the utterances’ meaning. This proposed interface, which served as a guiding question for the realization of this dissertation, was suggested in the article entitled The argumentative sequence as a donor of meaning in the dialogic discourse analysis and in the argumentative semantics (GRAEFF; TIMMERMANN, 2014b), in the journal Bakhtiniana - Journal of Discourse Studies. According to the authors, the movement performed to give the fullness of the utterances’ meaning in the dialogical conception of language, exposed by Voloshinov (1926/2012), in the text Discourse in life and discourse in art - Concerning sociological poetics, presents many similarities with the construction movement of the meaning defined by Ducrot (1990) in the Extended Standard phase of the Theory of Argumentation Within Language (AL), since, for both Voloshinov and Ducrot, the understanding of the full meaning of the utterance (or of the predicates that make up an utterance) is granted by extra-verbal factors, which are linguistically non-explicit, found in the world, shared by the participants of the verbal interaction. This approach has been proven through the analyzes. In them, from the lines given by the characters in the strips, the immediate (the situation) and mediate (of each character) contexts were highlighted, culminating in the verbal explanation of the presumed factors shaped as topos, thus materializing the construction movement of the utterances’ meaning: starting with the linguistic material, seeking an extraverbal justification to ensure the performed conclusion. Moreover, the contribution of AL’s current version, the Theory of the Semantic Blocks (TSB), was underlined ,with the inclusion of transgressive argumentative sequences and its linguistic description of the utterances’ meaning construction, through the semantic interdependence between the predicates of the argumentative sequence, which is considered by this theory the basic semantic unit that carries meaning. Finally the study was developed and the contribution which both conceptions of language offer a language to one another was shown.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-09-17T17:37:54Z No. of bitstreams: 1 2019RafaeldeSouzaTimmermann.pdf: 1025126 bytes, checksum: d76a9363cbe9309cdd80129bd41fd654 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-17T17:37:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019RafaeldeSouzaTimmermann.pdf: 1025126 bytes, checksum: d76a9363cbe9309cdd80129bd41fd654 (MD5) Previous issue date: 2019-04-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleEnsinar língua estrangeira é ensinar a viver: proposições enunciativas como base teórico-metodológica para o fazer docente dos professores de língua estrangeirapor
dc.title.alternativeTeaching foreign language is teaching to live: enunciative propositions as a theoretical-methodological basis for teaching teachers of foreign language teacherseng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019RafaeldeSouzaTimmermann.pdfTese Rafael de Souza Timmermann1 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.