Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1740
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagem significativa de termodinâmica a partir da leitura da obra A volta ao mundo em 80 dias de Júlio Verner
Other Titles: Significant learning of thermodynamics from the reading of Julius Verner's Around the World in 80 Days
???metadata.dc.creator???: Mazaro, Simone Bonora 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Darroz, Luiz Marcelo
???metadata.dc.description.resumo???: O presente texto refere-se a um estudo investigativo sobre aprendizagem significativa de Termodinâmica a partir da leitura da obra A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne. A investigação insere-se na linha de pesquisa "Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática", do mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade de Passo Fundo (UPF). Busca uma maior aproximação entre os conteúdos da Termodinâmica e situações vivenciais dos estudantes, visto que a maioria deles considera a Física de difícil compressão, vinculada a metodologias distantes da realidade onde estão inseridos. Unir a Literatura e o Ensino de Física poderia ser um caminho para despertar o interesse e a motivação do aprendiz, pois, segundo Zanitic (2006), juntar essas duas áreas proporciona uma aprendizagem mais completa e efetiva do mundo que o cerca. O principal objetivo do estudo consiste em investigar a eficácia de uma sequência didática de Termodinâmica para a promoção da aprendizagem significativa a partir da obra literária supracitada. A problemática situa-se em investigar as potencialidades dessa sequência didática para a promoção da aprendizagem significativa. A proposta, apoiada nos fundamentos básicos da TAS, é constituída de três etapas, que foram estruturadas em dez encontros e desenvolvidas numa turma do segundo ano do ensino médio em uma escola pública estadual do município de Água Santa, RS. Em cada encontro, foram aplicados instrumentos de pesquisa para identificar os subsunçores presentes na estrutura cognitiva dos estudantes, organizadores prévios para estabelecer a ligação entre os conhecimentos prévios e os assuntos abordados e estratégias didáticas favorecedoras da ocorrência da aprendizagem almejada. A pesquisa é de natureza qualitativa e participante, e a proposta foi avaliada com base na verificação de dois aspectos principais: material potencialmente significativo, através do diário de bordo e da entrevista semiestruturada, e indícios de aprendizagem significativa, analisando o material produzido pelos estudantes ao longo da sequência (textos, desenhos, mapas, relatório da atividade experimental). De acordo com os resultados obtidos, acredita-se que a proposta alcançou os objetivos, pois o material produzido pode ser considerado potencialmente significativo e favorece a ocorrência de indícios de aprendizagem significativa, uma vez que os estudantes demonstraram ser capazes de relacionar o conteúdo com os seus conhecimentos prévios, promovendo a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora de conceitos e transpondo o conteúdo em diferentes contextos. Como produto educacional, o trabalho apresentou um texto de apoio abrangendo conteúdos referentes à Termodinâmica e destinada a professores do Ensino Médio. Tal produto está disponível no site .
Abstract: The present text refers to an investigative study about significant learning of Thermodynamics from the reading of Jules Verne's work Around the World in 80 Days. The investigation is part of the research line "Theoretical-methodological Foundations for the teaching of Sciences and Mathematics", from the professional master's degree in Science and Mathematics Teaching, the Postgraduate Program in Teaching Science and Mathematics (PPGECM), in the University of Passo Fundo (UPF). It seeks a greater approximation between the contents of thermodynamics and experiential situations of students, since most of them consider physics difficult to comprehend, linked to methodologies far from the reality they are inserted. Joining Literature and Physics Teaching could be a way to awaken the interest and motivation of the learner because, according to Zanitic (2006), joining these two areas provides a more complete and effective learning of the world around one. The main objective of the study is to investigate the effectiveness of a didactic sequence of Thermodynamics for the promotion of meaningful learning from the literary work mentioned above. The problem lies in investigating the potential of this didactic sequence to promote meaningful learning. The proposal, based on the basic foundations of TAS, consists of three stages, which were structured in ten meetings and developed in a second-year high school class in a state public school in the city of Água Santa, RS. At each meeting, research instruments were applied to identify the subsumptions present in the students' cognitive structure, previous organizers to establish the link between previous knowledge and the subjects addressed and didactic strategies favoring the occurrence of targeted learning. The research is qualitative and participatory, and the proposal was evaluated based on the verification of two main aspects: Potentially Significant Material, through the logbook and the semi-structured interview, and Signs of Significant Learning, analyzing the material produced by the students (texts, drawings, maps, report of experimental activity). According to the results obtained, it is believed that the proposal reached the objectives, since the material produced can be considered potentially significant and favors the occurrence of signs of significant learning, since the students demonstrated to be able to relate the content with their previous knowledge, promoting the progressive differentiation and the integrative reconciliation of concepts and transposing content into different contexts. As an educational product, the work presented a supporting text covering contents related to thermodynamics and intended for high school teachers. This product is available on the website <https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431761>.
Keywords: Física - Estudo
Termodinâmica
Aprendizagem
Prática de ensino
Teoria da aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: MAZARO, Simone Bonora. Aprendizagem significativa de termodinâmica a partir da leitura da obra A volta ao mundo em 80 dias de Júlio Verner. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1740
Issue Date: 19-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019SimoneBonoraMazaro.pdfDissertação de Simone Bonora Mazaro5.28 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.